Fazendo as unhas em casa

13
1869

Sou uma penteada, mas preciso admitir que não sou 100% mulherzinha. Não aguento papo de salão de beleza e fico constrangida com uma pessoa fazendo minhas unhas das mãos, outra fazendo os pés e mais uma me servindo um cafezinho. Gosto não!

Por essas e outras que, desde que comecei a pintar unhas e colecionar esmaltes coloridos (eu tinha, sei lá, uns 10 anos, fiz isso até uns 13, e depois fiquei refém das cores mais tradicionais), sou manicure de mim mesma. Não é tão perfeito quanto quando faço no salão, óbvio, mas dá pro gasto.

Tenho alguns itens especiais que gostaria de compartilhar com vocês. Aí vou mostrar as etapas que eu sigo e produtinhos que eu tenho (ou gostaria de experimentar), certo?

– Retirando o esmalte velho

O passo que parece ser o mais simples, mas nem é tanto. Eu, por exemplo, tenho em casa dois tipos de removedores de esmalte: os lencinhos da Oceanne (de baunilha) e um vidrinho de óleo de banana. Acetona é terrível, meu povo, a pior coisa pra quem faz as unhas em casa. As cutículas ficam gritando de tão ressecadas! O removedor de esmalte comum, que você bota no algodãozinho é ótimo também, mas é um pouco caro e tem cheiro forte. O óleo de banana custa menos de R$ 1, tem em qualquer supermercado e ainda deixa um cheirinho de banana quando você passa! Adoro! E o marido nunca mais reclamou de cheiro forte em casa. O óleo de banana também é indicado pra quem quer afinar o esmalte antiguinho. Não me vão misturar acetona! Misturem umas gotinhas de óleo de banana que fica ótimo!

*

*

– Acertando o comprimento

Pode ser na tesourinha ou na base do cortador mesmo. Como eu nunca consigo cortar as unhas da minha mão direita com tesoura, prefiro usar um cortador. Isso, claro, quando elas estão imensas, e eu tô doida pra deixá-las somente médias.

*

*

– Aparando as arestas

Na tesoura ou no cortador, sempre rolam pontas bizarras nas unhas. Para deixá-las ovais ou quadradas (vai depender do formato natural da sua unha, do seu gosto ou dos truques que a galera diz que funcionam, de que unhas quadradas alongas dedos gordinhos), lixe-as.

*

*

Eu sou meio bizarra e lixo a mão esquerda direitinho, mexendo a lixa. A mão direita eu lixo mexendo a mão e deixando a lixa parada! hahahaha! Sabendo disso, minha mãe acertou em cheio em um presentinho que me deu ano passado: uma lixa elétrica! Ela comprou no folheto da Avon. O kit de manicure vem com uma peça principal, que é onde a gente bota uma pilha AA, e é onde fica o motorzinho. Aí vêm umas ponteiras diferentes, pra você lixar, polir e fazer o diabo com as suas unhas e cutículas!

*

*

– O terror: as cutículas

Até o meu aniversário, em março deste ano, não fazia cutículas em casa. Fazia assim: escarnava nas pontas dos dedos, onde fica normalmente mais grosso, e deixava a base da cutícula lá, inteirinha. Sempre que faço as unhas fora, a moça tira bife, porque a pele é fina, e eu não tenho costume. Aí, entre a ferida e uma proteçãozinha que apara o esmalte, prefiro a proteçãozinha natural. Aí sabe o que aconteceu no meu aniversário? A Isabelle me deu de presente o lançamento da Granado, um creme para cutículas a coisa mais linda e cheirosa do mundo. Na embalagem, diz que é pra gente passar um pouquinho em cada unha, mergulhar a mão na água e tirar as cutículas normalmente. Sabe o que eu faço? Não coloco na água (gente, recebi o release, e lá dizia que podia usar assim também, juro!). Quando termino de passar só um pingo em cada unha, tiro o excesso e vou com o alicate só onde a cutícula é mais grossa, na partezinha de baixo da unha.

O presente da Isabelle veio também com a cera nutritiva da Granado, para unhas e cutículas, que anda na minha bolsa direto. Você passa várias vezes ao dia, e o cheirinho é ótimo! Hidrata que é uma beleza.

Outro produto que todo mundo fala bem é o Mira-cuticle, da Avon. É um complexo redutor de cutículas, ou seja, um creminho que você passa na cutícula que evita que ela fique imensa e dura, deixando sempre a aparência de unha recém-feita. Nunca usei esse, mas é fácil encontrar resenhas na internet. Preciso experimentar!

Sim, o alicate. Não tenho frescura. Por mais que existam mil marcas caríssimas por aí, uso mesmo é o da Mondial que tem a foto da Sandy. O corpo é de plástico colorido, ele é leve e baratinho. Uso há anos!

*

*

– Agora é só pintar!

Como se fosse fácil, né? hahaha! Então, pintar as unhas sozinha é uma arte, sério. Exige muita coordenação motora, muita prática e um bom secante de esmalte. Nunca tenho muitos problemas para pintar. Passo umas camadinhas fininhas de esmalte até cobrir tudo, fico longe de ventiladores e correntes de ar para evitar bolhinhas e, assim que passo o esmalte, já passo o pau de laranjeira para tirar o excesso borrado. Quem quer tirar a pontinha, tira nesse momento, assim que passa cada camada de esmalte. O que acontece comigo é que eu sempre invento de pintar as unhas à noite e sempre borro várias delas vestindo o pijama ou no lençol. Aí eu fui no supermercado semana passada e acabei com meus problemas: comprei um superspray secante da Dote (10 contos muito bem empregados) e agora fico com o esmalte seco bem rapidinho!

*

Alinne Rodrigues

13 comentários

  1. Aiiii *.*
    Obrigada Alinne, pra quem tá começando na arte de fazer as unhas das mãos em casa agora, são ótimas dicas!
    a cera e o creme pra cuticulas são realmente demais e JÁ QUERO a lixa elétrica
    =***

  2. aaaah meninas, uma super dica que catei na internet… a pomada Bepantol, hidrata as cutículas e as unhas, é só passar uma fina camada na região a noite e elas ficarão bonitas por mais tempo.
    Detalhe, o precinho básico de no máximo 10 reais #Choca

  3. Alinne por Deus divida informações rsrs…Onde compro esse kit da Granado??? Minhas unhas estão gritando e meus dedos idem afinal, minha manicure retirou bifes para a semana interira =X

  4. Nunca consegui fazer as unhas sozinha. Sempre fica uma treva.. hehehe Minha manicure (Tia Narda) vai lá em casa especialmente me atender. Então, não preciso aguentar as chatices de salão.
    Os produtos da Granado também conheci através da Belle. Foi a minha grande descoberta do ano passado. A cera não sai da bolsa, mas ainda não achei esse creminho para comprar… =/ Onde tem???

  5. Aliás, essa linha da Granado rende um post exclusivo e especial. O escalda pés é uma delícia, a pomada emoliente acabou de vez com aquela sensação ressecada de joelhos e cotovelos… Ah, o talco é o mais cheiroso que já usei!!!

    • Gente, o meu creme para cutículas a Isabelle, fina como só ela, comprou na própria loja da Granado em Brasília. Mas tem a linha Pink todinha à venda na Pague Menos!

      Bel, amei a dica de post. Isabelle, anota aí, que tu é que é a mulher da Granado! Pense que ela tem a linha todinha! hahaha!

  6. Amei as dicas, odeio perder tempo em salão não entendo pq elas demorarm tanto, em casa é tão mais rápido, adoro pintar minhas unhas várias vezes, portanto adorei as dicas.

  7. Aline amei o post, tbm faço as unhas em casa! Sou tão viciada em esmaltes que comecei a colecioná-los, sou best friend do representando da Risqué daqui hihihihihihi. Já perdi as contas de quantos esmaltes eu tenho, acho que mais de 200 =x
    Uma coisa boa que eu já faço a mais de um ano é não tirar a cutícula, eu simplesmente hidrato, empurro e tiro as pelinhas com o pauzinho de laranjeira msm. Uso muita bepantol, cerinha da granado, Mira-cuticle e hidratante! Ningué acredita que eu nao tiro as cutículas.

    Beijo ;*

  8. Alinne, essa cerinha da granado é a LUZ!
    Certeza que você vai virar dependente como eu. Pra não gastá-la tanto (e quando não posso melecar as mãos, tipo dirigindo), uma boa é a Prime Cuticle da UB Beauty, uma canetinha hidratadora vendida pela Dani Honorato, do blog Unha Bonita (http://www.unhabonita.com.br). Hidrata muuuuito e é absorvida super rápido. Recomendo a todas!

    Penso que é um grito de independência começar a fazer as unhas em casa. Antes, só ia com unhas decentes pra um lugar se fosse no salão. E se a manicure faltasse? E se tivesse lotado? E se eu tivesse atrasada? Acabava indo só com a base mesmo, de unhas bem pobrinhas.

    Anos depois, não preciso mais gastar dinheiro toda semana com isso, e nem viver com os cantos dos dedos doídos (eu tirava cutícula como quem cava procurando tesouro)! Sou minha própria manicure, minhas cutículas estão intactas e saudáveis, e nem de longe lembram o passado. Sem falar que cria-se um gosto apurado para cores, novidades e ferramentas do mundo esmaltístico.

    Aff, escrevi quase o Velho Testamento aqui. =)
    Beijos!

  9. Olá, Alinne!!

    Temos a linha Pink completa aqui na loja, além de muitos outros produtos Granado. E para as unhas ficarem ainda mais bonitas temos Sancion Angel, Fina Flor, Blant e Volare, que sao marcas nacionais lindas e que são exclusivas em Fortaleza.

    Miss Underground – Make Up & Esmalteria
    http://www.missunderground.com.br
    Rua Marcondes Pereira,1271 Pátio Luz
    Dionísio Torres
    Tel.:30815254

Deixe um comentário