Nikoletta Skarlatos: beauty artist de Hollywood

1
685



Nikoletta Skarlatos é a mulher por trás da caracterização dos personagens de várias grandes produções de Hollywood. Atualmente trabalhando em Homem Aranha 4, previsto para estrear no próximo ano, ela também já assinou o make up de Anjos e Demônios (2009), Transformers (2007), Miami Vice (2005), O Aviador (2004) e muitos outros.

Nikoletta é ainda personal make up artist da atriz Freida Pinto, protagonista do filme “Quem quer ser um milionário”. Em visita ao Brasil para ministrar um workshop exclusivo aos 46 finalistas do Concurso Conexão Beauty Art 2010 no último dia 11, Nikoletta deu entrevista exclusiva ao Buchicho em que conta todos os segredos de maquiagem das belas de Hollywood.

Nikoletta trabalhando na caracterização do filme "Immortals", ainda inédito no Brasil

O POVO – Qual o segredo para uma maquiagem perfeita?
Nikoletta Skarlatos –
Naturalidade. Sua pele tem de parecer natural, uniforme, mas com algum brilho. Os olhos e a boca desenhados.

OP – Das estrelas de Hollywood que você já maquiou, qual tem a melhor pele?
Nikoletta –
Nem todas as atrizes de Hollywood têm a pele perfeita. Para as atrizes com quem eu trabalho, sempre recomendo que tenham uma alimentação saudável, bebam muita água, tomem antioxidantes e vitamina D e K para se proteger da radiação e que usem sempre protetor solar. É um cuidado de dentro para fora, que deixará sua pele radiante. Também recomendo que elas façam, mensalmente, uma esfoliação para remover as células mortas. Um bom exemplo de atriz que tem todos esses cuidados é Freida Pinto. Ela é vegetariana e se alimenta muito bem. Ela estudou ayurveda e tem uma pele linda. A sua forma de vida impacta na beleza da sua pele.

OP – De qual produto você não abre mão?
Nikoletta
– Se tivesse de escolher um, seria a máscara, pois ela tem várias funções. Você poder passar nos cílios, na sobrancelha, usar para traçar uma linha sob os olhos e eu esfumado. A maquiagem dos olhos já faz você se destacar.

OP – Como é o seu processo de criação da caracterização de personagens de filmes?
Nikoletta –
Uma grande parte do processo vem da pesquisa vai para o desenvolvimento e criação, por filme. Se o filme é de um período específico, pesquiso todos os aspectos do tempo e lugar em que o filme ocorre em ordem cronológica. Para o filme Immortals, eu desenhei em cima de uma mistura de védica antiga, do Tibete, Butão, romana, grega e da arte. A importância do material de referencia para um maquiador é grande e totalmente impacta na “criação”. Todos os elementos são considerados: a economia, a temperatura artística, a sociologia do momento. Vejam o exemplo Lady Gaga… Seu sucesso e seus fenômenos
ocorreram em um tempo em que a moda se tornou muito chata e muito previsível.  Eu pessoalmente sempre tento “criar” algo único. Pesquisar as influências que combinam com a sua própria criatividade pessoal é de extrema importância.

OP – Freida Pinto é morena, traço característico também das brasileiras. Como realçar a pele nesse tom?
Nikoletta –
Gosto de usar tons terrosos e de verde nos olhos.

Com a atriz Keira Knightley no set de Piratas do Caribe

OP – Como você esse especializou nesse segmento de filmes?
Nikoletta –
Quando criança eu era fascinada a criar fórmulas naturais para cuidar da beleza (argilas, cremes, produtos de cuidados da pele). Quando eu e minha família viemos para os Estados Unidos, comecei a dançar e passei muitos anos como bailarina em uma empresa e, posteriormente, como uma dançarina moderna. Desenhei cada fantasia que eu usava, aos 7 anos eu projetei minha maquiagem. Eu também pinto a partir de 9 anos de idade. A Avon realmente foi uma grande influência para mim, a empresa chegou a nossa casa no início da minha carreira de dança e nos presenteou com seus produtos, toda a minha carreira
artística cedo, eu usei os produtos Avon! Quando eu tinha 23 anos, eu conheci o vice-presidente de uma grande empresa de cosméticos que me contratou e criou um trabalho local para mim. Dentro de seis meses, tornei-me maquiadora desta empresa. Dentro de um ano eu era sua treinadora e trabalhava no desenvolvimento de produto também. Então, me envolvi com o mundo dos editoriais, comerciais, vídeos, música e em seguida, a indústria do cinema em Hollywood, e a indústria do cinema mundial.

OP – Qual a principal diferença da maquiagem usada nos sets de filmagem para a do tapete vermelho?
Nikoletta –
Enorme diferença. A maquiagem do tapete vermelho é altamente fashion, glamourosa e de tendência, com brilho e luz no rosto. Nos sets de filmagem depende muito do tipo de câmera usada. TV deve ser mais forte, nos filmes em HD, maquiagem HD. Depende muito da situação em si. Maquiagem de set é mais baseada na realidade, no personagem.

OP – Qual o segredo para uma maior durabilidade da maquiagem?
Nikoletta –
Hidrate a pele, passe o primer, passe o pó nas áreas mais oleosas e, para finalizar, borrife um spray de água. Você rehidrata e reenergiza a maquiagem. Use um folha fina de papel e reaplique o pó.

OP – O que você considera um clássico na maquiagem?
Nikoletta –
Audrey Hepburn. Os olhos delineados e o batom vermelho são eternos.

OP – Depois dos produtos HD, como você  acha que se dará o futuro dos produtos? Qual seria um próximo passo?
Nikoletta
– Os novos avanços tecnológicos são um pouco assustadores e avassaladores, mas emocionante! É uma necessidade para o artista evoluir com os tempos. Alta definição e 3d são MUITO ESPECÍFICOS.. E muda a maneia de aplicação da maquiagem. Cinema exige um certo tipo de aplicação e um tipo específico de maquiagem para alta definição, televisão a mesma coisa…

Freida Pinto caracterizada por Nikoletta para o longa "Imortals". 
A atriz também é maquiada por ela para os red carpets

OP – Das caracterizações de filmes que você  já fez, qual a mais desafiadora?
Nikoletta –
A maioria tarefa desafiadora: Seria um empate para Miami Vice e Imortais. Filmamos Miami Vice todas as noites, em Miami, depois de Santo Domingo, Paraguai, Uruguai, Brasil. (Felizmente eu falo fluentemente espanhol). O realismo que Michael Mann desejava, nos levou a filmar em locais mais perigosos. Além disso, filmamos muito no mar, e muitas vezes eu tive que improvisar com as minhas maquiagens. Há um ditado muito citado na indústria cinematográfica, que “se você pode sobreviver a um filme de Michael Mann, que você pode fazer qualquer coisa!” Imortais foi um desafio, porque eu fui levada à
Montreal para uma entrevista, contratada imediatamente pelo diretor e tinha exatamente três semanas para projetar o filme todo. Além disso, eu não tinha permissão para levar a minha equipe, assim eu tinha o desafio de trabalhar com uma equipe nova e muitos só falavam o francês canadense, (isso foi bom, como eu falo fluentemente francês!). As horas eram longas, a necessidade de criatividade original foi elevada, mas foi uma experiência boa e gratificante, e estou muito orgulhoso do maquiagens criadas por este mundo mitológico antigo que todos nós criado. (A grande influência da Odd Nedrum, o pintor). Eu queria que a
maquiagem para olhar rudimentar, antigo mas estilizadas, e mesmo com um toque de editorial. Foi um desafio, mas funcionou!

OP – De que forma a maquiagem transmite a personalidade do personagem no cinema?
Nikoletta –
Depende do traço da personalidade que você quer passar. Por exemplo, uma personagem que está sempre de mau humor, provavelmente, franze a testa, então, você desenha algumas ruginhas de expressão no rosto dela. A maquiagem ajuda o ator a entrar no clima, mas a interpretação é com ele.

OP – Qual truque toda mulher deveria adotar nos dias em que acorda se achando feia e sem graça?
Nikoletta –
Se você acorda e não se sente bem com você mesma, minha dica é continuar respirando fundo e fazer o seguinte exercício: deite-se na borda da cama, coloque sua cabeça para fora e para baixo, deixe o sangue ir para a cabeça e ergas seus pés para cima. Medite sobre quantas coisas boas você tem na vida. E isole seus pensamentos e foque sua mente em energias positivas. É o que eu faço quando não me sinto bem comigo. Me fecho em uma bolha. Essa sensação de plenitude tem de vir de dentro, não maquiagem no mundo que melhore o que você sente por dentro.

1 comentário

Deixe um comentário