Jeans: guia rápido

3
804

Não é novidade pra ninguém dizer que desde 1890, quando Levi Strauss patenteou a 501, modelo clássico de calça jeans, boa parte da população mundial foi rapidamente se tornando dependente e viciada em peças feitas com o material. O que ninguém imaginaria é que mais de cem anos depois do primeiro modelo criado, ainda é um desafio encontrar o jeans perfeito, aquele que abraça cada curva do corpo e não marca nenhum defeitinho que se deseja esconder.

TIPOS DE JEANS

É muita felicidade ver uma mulher usando calça larguinha dessas! A modelagem estilo boyfriend virou hit há algumas temporadas e muita gente adotou, mas poucas seguem “roubando”o jeans do namorado. Se você é fã do conforto do boyfriend, procure por calças de jeans mais molinho, que caiam mais junto ao corpo, uma vez que essa modelagem aumenta as medidas. E se você tem uma calça assim que usou uma vez só, passe a tesoura e faça um shortão lindo!

Você é magra? Magrinha? Magérrima? Pois trate de arrasar com seu jegging por aí e ainda por cima matar de inveja 99% da população feminina! Mesmo sendo feito em jeans, a peça extremamente colada marca tanto quanto o legging. Não importa seu corpo, opte por jeans mais escuro sempre e use com blusas mais soltinhas (mas não extremamente largas) e compridinhas para esconder os quadris.

A calça da temporada! Menos ousada que as “bocas de sino” originais dos anos 70, a flare é sonho de consumo atualmente! Se você quer entrar de cabeça na tendência (odeio essa palavra), invista em um modelo de jeans escuro, cintura alta e use a barra rente ao chão, escondendo o sapato de salto altíssimo! Pra não ficar meio hippie, acho lindo combiná-las com camisas de seda.

Aposto que você tem pelo menos uma dessas no guarda-roupa! Coladinha, marcando as curvas de brasileira… estas calças caíram no gosto popular instantaneamente e nunca mais deixaram de ser produzidas! As magrinhas também tem passe livre para usar esse modelo. As dicas do jegging também cabem aqui, mas as skinny são mais fáceis de usar no dia a dia por caírem mais certinhas e não tão justas nas pernas.

Ótima para o corpo da brasileira! Por ter a perna mais larguinha (que originalmente seria o espaço para usar a bota por dentro), acaba suavizando o quadril. O grande segredo é descobrir qual altura da cintura cai melhor em você: a alta, que alonga as pernas; a média, que cai bem em quase todo mundo; ou a baixa que não favorece quase ninguém!

Ainda tá toda confusa sem saber qual o melhor tipo de calça pro seu corpo? Compre uma de perna reta. Alonga e tem um caimento mais básico, logo, tem mais chances de funcionar no seu, no meu, no nosso corpinho!

BARRA

Façam a barra! De preferência, peçam para a costureira aproveitar a original descosturando, cortando o excesso de pano e costurando a barra de volta no lugar. É preciso se conformar também que nem todas as calças vão funcionar com todos os tipos de sapato. Portanto, ter calças com diferentes alturas de barra é a melhor opção. Quanto mais larga a perna do jeans, maior deve ser a barra e, consequentemente, o salto. Já as coladíssimas como jeggings terminam logo abaixo do ossinho do tornozelo.

TINGIMENTO


Não tem emoção maior do que ver aquele jeans preto amado que estava desbotado há tempos bem escurinho de novo. Aconselho tingir as peças escuras em casa ou em tinturarias especializadas. O preto é o mais fácil de funcionar pois a cor não pode dar muito erro. Não esqueça que peças tingidas desbotam nas lavagens e é preciso ter cuidado ao misturar. Se você lava seus jeans em máquina, coloque sempre do lado avesso, pois botões e outros detalhes podem desgastar ou enganchar nas outras peças.


Se você acha que não tem um jeans certo para o seu tipo de corpo, continue usando eles. O segredo é tentar que todas as outras peças estejam certinhas. Quando rolar uma graninha pra comprar um jeans novo, experimente vários antes de escolher. Só na frente do espelho é que a verdade do jeans se revela (Ai, que místico! kkkk).

3 comentários

  1. Esse negócio de fazer a barra é mesmo milagroso. Tenho uma calça que eu comprei meio sem querer, porque foi a única que médio me agradou no dia da compra. Mas ao chegar em casa, comecei a achar que tinha comprado um trambolho. Um belo dia, resolvi mandar fazer a barra. Descobri que a “puxada pra baixo” era culpa do peso da barra, que eu dobrava. A perna ficou muito mais elegante depois de ajustada e, com a ajuda de um cinto ou de uma blusa mais longuinha pra não mostrar o cofrinho, ela virou minha calça preferida de todos os tempos. =)

Deixe um comentário