Moda Teen: nosso encontro semanal no Buchicho

2
1333

Alinne antecipou aqui ontem a novidade: a partir de hoje, estarei todas as quintas no comando da Moda Teen, coluna de moda voltada para os jovens do Buchicho Teen. Para começar com o pé direito, bati um papo com Daniel Ueda, que considero o maior stylist do Brasil atualmente.

Daniel já trabalhou para Elle, Vogue, Mag e fez styling de vários desfiles, como Ronaldo Fraga, e campanhas da Triton. E isso é só um pouco do trabalho desenvolvido por ele! De passagem por Fortaleza para fazer o styling da nova campanha de outono/inverno da Miss Mano, Daniel soltou por alguns minutinhos as muitas peças incríveis da marca para bater um papo comigo. Como prometi na coluna, aqui vai nossa conversa na íntegra:

.Como você define a profissão de stylist?

É a pergunta mais chata pra responder porque nem eu sei responder direito. Depende se é um desfile, uma foto… uma foto como hoje, eu fui lá, montei os looks todos… e ajudei a definir cabelo e maquiagem… na hora da foto fui lá e ajudei a escolher cenário… qual vai ser o mood da campanha também… então eu acho que você é o link entre todos as frentes. Com fotógrafo, com maquiador, da marca pra ver quais são os looks, da modelo… eu acho que o papel é um pouco esse, amarrar tudo.

.E quando se trata de desfile você participa um pouco também da criação?

Sim. Participo do processo criativo desde o começo. Eu acho que na verdade o stylist exerce quase o papel do psicólogo pro estilista, na verdade. Porque você ajuda ele a realizar da melhor forma a ideia que ele quer passar no desfile. Você está lá do lado do estilista o tempo todo pra que isso aconteça da melhor maneira possível.

.Como o adolescente pode adaptar a moda que é desfilada, a moda que vê nas campanhas, pra vida real?

Eu acho que a primeira coisa que o adolescente tem que saber é conhecer o seu corpo, porque nem tudo vai ficar bem. Então se conhecendo, você vai saber o que vai te vestir bem e passar segurança quando vestir um look. Então, não é só seguir a moda. Não é só “tão vestindo isso, então eu vou colocar isso agora”. Tem que ficar bem em você e você tem que estar se sentindo bem também. Então, estar com uma roupa e estar se sentindo bem, estar segurando o look, você passa isso. Muitas vezes você vê as pessoas se vestindo de uma forma… tem que segurar o look. Mas eu acho que na verdade a primeira coisa é você se conhecer e aí você talvez não erre tanto. Independente do que a moda está falando, tem que saber se isso fica bem em mim, isso não fica bem em mim.

.Também é preciso cuidado nã hora de montar um look pra não aparentar mais idade? Ou é legal parecer mais velha?

Eu acho que quando você é mais novo você tem essa liberdade de brincar e ir experimentando as coisas. De fazer um dia um look pra parecer mais velho… tem a história da saia lápis agora, com o comprimento mais no joelho. Você tem que experimentar.

.E onde é bacana o jovem de hoje buscar informação de moda, inspiração… a internet está aí…

É, eu acho que tem tanto blog… mas eu não sou de internet, então eu acho que sou a última pessoa pra perguntar isso. Blog de street style é muito legal porque você consegue ver o que está acontecendo no mundo inteiro. Eu acho que as revistas todas também… Informação nunca é demais. E é gostoso você brincar de se vestir de um jeito em um dia e diferente no outro. E é isso aí. Moda é isso, na verdade. Estado de espírito também. Acordei assim, quero me vestir desse jeito. Eu acho que mesmo as revistas de moda são legais pra você dar uma olhada, não que você vá sair vestida daquele jeito. Mas pra você olhar e “ah, eu gosto disso”, “posso misturar isso com isso” com a forma que você se veste, com as suas coisas… é um pouco isso.

.Existe alguma coisa que o jovem não deveria usar de forma alguma?

Eu acho que está liberado tudo desde que você conheça o seu corpo. Você conhecendo o seu corpo, se você quer usar barriga de fora, pode usar barriga de fora. Se você quer usar coisa curta, se tem as pernas bonitas, pode usar. Eu acho que vale tudo, desde que você se conheça. Porque às vezes a gente vê e parece que a pessoa tá com uma roupa que parece ser dois números menores. O primeiro passo é se olhar no espelho e ver os pontos fortes, os pontos fracos… se tem o colo bonito e quer mostrar esse colo é usar isso… você sabe os seus pontos fortes e seus pontos fracos, então é maquiar isso e esconder e mostrar aquilo que quer valorizar.

.Você tem algum ícone de estilo, alguém que te inspira?

Tem pessoas da moda que eu gosto bastante. Diana Vreeland, que foi aquela editora de moda muito importante; a Carine Roitfeld também; eu amo a Grace Coddington que é da Vogue América; aqui do Brasil eu adoro o Paulo Martinez. Acho que é isso que me vem na cabeça agora.

.Dos clássicos, qual a combinação infalível?

Acho que preto e branco.

.Você tem alguma dica pra quem quer seguir na carreira de stylist ou no mundo da moda? Afinal, temos muitos jovens interessados, o mercado de moda está crescendo muito.

Eu acho que cursar uma faculdade, você precisa ter um embasamento, E estágio. Estagiar porque eu acho que principalmente a profissão de stylist é muito feeling e é muito no dia a dia.  Eu acho que eu aprendi muito mais fora do que na faculdade, mas eu acho que é importante ter uma faculdade. Então se você conseguir equilibrar faculdade e estágio nessa área já, porque tem que trabalhar. Tem que estar no mercado de trabalho vendo como é o dia a dia, que é completamente diferente.

.Dos trabalhos que você já fez, tem algum especial, ou você não consegue enumerar?

É difícil porque em cada trabalho vai um pouquinho de mim, então é muito difícil falar de uma trabalho específico.

.Você acaba se envolvendo muito, não é?

Sempre. Em todos!

.Você prefere fazer styling de desfile, editorial, campanha como está sendo aqui?

Eu acho que eu tenho paixão igual.

.Mas existe alguma grande diferença?

Existe. O processo de cada um é completamente diferente. Só faço pouca publicidade porque eu não gosto muito e personal styling porque eu não tenho muita paciência. E é completamente diferente. Você tem várias áreas dentro da profissão de stylist que você pode seguir também.

.Mesada pouca é desculpa pra não se vestir bem?

Não é desculpa nenhuma! Todas essas grandes marcas, desde C&A e Riachuelo que estão fazendo essas coleções com os estilistas grandes, até brechó. Gente, é só saber olhar, pensar, vai lá e cata, experimenta… sabe? Eu acho que isso não é desculpa. Eu sei que a roupa é muito cara no Brasil, mas tem com se vestir bem gastando pouco sim.

.Nos dias de inspiração zero pra se vestir, o que você acha que salva o look?

Eu acho que é um acessório ou vai básico mesmo. Não força a barra. Vai do jeito que se sentir confortável.

.Seu trabalho é muito conhecido pelas sobreposições, apesar de você ter trabalho mais minimalistas. Nos moramos em uma região muito quente, como usar sobreposição no calor?

Eu acho que om tecidos leves. O inverno praticamente não existe aqui pra vocês. Ou não faz sobreposição, a não ser que você queira muito. Aí investe nos tecidos muito leves.

.Vi que você adora um sneaker. Mas os mais detalhados e bonitos acabam sendo também os mais difíceis de usar. Qual o truque pra montar um look com essa peça?

É, eu adoro. Ou você mistura e faz uma loucura, um crash de cores e estampas pra ficar super coloridos, ou uma coisa mais neutra e o tênis colorido.

.E o seu trabalho aqui com a Miss Mano, é a primeira vez? Já conhecia a marca? O que está achando?

É a primeira vez. Eu tinha feito um trabalho com eles mas pra Manotropo muito tempo atrás. Mas pra Miss Mano é a primeira vez que eu trabalho. Não conhecia a marca, mas na verdade eu tô adorando, tá sendo um prazer.

Fotos: reprodução e intagram de @vanguarda e @carla_cavalcante

2 comentários

Deixe um comentário