Nordeste produzindo moda

1
1055

Começa amanhã, dia 23 de abril, mais uma edição do Festival da Moda de Fortaleza (FMF 2012). Realizado no Maraponga Mart Moda, o evento traz esse ano o tema “A moda é uma viagem” e apresenta as tendências de moda outono/inverno. O evento se destaca não apenas pela quantidade de marcas presentes no shopping atacadista, mas também por ajudar a dar mais visibilidade ao Estado, centro difusor de produtos de moda para o Norte e Nordeste do Brasil.

Negócios e moda no Festival da Moda de Fortaleza

Mas, você sabia que o Ceará não é o único estado referência na produção têxtil e de confecção no Brasil? No mês passado, à convite do evento, estive em Caruaru, no interior de Pernambuco, para participar da 13ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana. Gente, vocês não têm noção do quanto a região produz! O evento é realizado em um shopping de Caruaru e conta com 120 expositores de três regiões: Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. O objetivo é divulgar a capacidade produtiva da região para todo País e mostrar que é possível competir com outros mercados, inclusive o cearense.

Do interior de Pernambuco para todo Brasil!

Durante os três dias de evento, passaram por lá cerca de 500 lojistas dos mais diversos Estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Pará, Paraíba, Mato Grosso etc. E o que esses donos de magazines tanto procuram? Roupas! Jeans, moda jovem, infantil, masculina, feminina, praia e íntima. As roupas expostas seguiam as tendências, como poás, animal print e renda. Na cartela de cores, bordô, marrom, preto, branco e verde são as apostas do inverno.

Assim como no Ceará, a moda praia faz muito sucesso. Foto: Breno Augusto

A Rodada beneficia ambos os lados: o do comprador (que consegue fechar ótimos negócios) e o expositor, que recebe um acompanhamento administrativo do Sebrae antes, durante e após sua participação no evento. Dessa forma, a Rodada incentiva a formalização das empresas, gerando mais segurança aos empregadores e aos empregados.

Lojistas passavam o dia todo pesquisando e comprando

E sabe o que é mais legal de eventos como o FMF e a Rodada de Negócios da Moda Pernambucana? A percepção que temos do crescimento e da valorização do trabalho do nordestino. Afinal, quem imaginava que aquelas roupas que muitas pessoas compram para revender na sua cidade pode ter sido produzida no próprio Nordeste?

Larissa Viegas

1 comentário

  1. Laris, e é legal também deixar claro que a moda produzida no Nordeste não é moda de feira! Os produtos populares existem, claro, mas também rolam altas marcas de qualidade boa e custo-benefício melhor ainda! Quem já foi no Maraponga Mart Moda sabe como as vitrines são de enlouquecer! Imagino que em Caruaru seja do mesmo jeito. A gente precisa, sim, dar valor ao que o Nordeste produz. O preconceito com a gente mesmo ainda existe =(

Deixe um comentário