MaxiModa 2012: destaques do Seminário de Marketing de Moda do Nordeste

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Foi com muita expectativa que chegamos ao MaxiModa2012. O evento, que a cada ano parece trazer convidados mais incríveis, contou com palestras de Daniel Funis, da Farfetch, Flavio Rocha, da Riachuelo, Rony Meisler, da Reserva, e Pedro Lourenço.

Além de um resumo de cada uma das palestras, corremos (literalmente mesmo!) pra fazer vídeos com todos os convidados, bem como com a Marcia Travessoni, idealizadora do evento, e Jackson Araujo, o mediador. Portanto, preparem-se para um mega post cheio de informações e, algumas delas, exclusivas, como um trecho de entrevista inédita com Pedro Lourenço.

DANIEL FUNIS, DIRETOR DA FARFETCH BRASIL

O MaxiModa já começou interessante da primeira palestra. Daniel Funis, jovem e descolado diretor da Farfetch no Brasil, acordou todo mundo com uma mega-apresentação sobre o e-commerce por aqui e no mundo.

Os números para a venda de moda online ainda estão crescendo, mas, até 2014, a projeção é que, pelo menos nos Estados Unidos, 68% das vendas online e offline vão ser influenciadas pela internet. E como isso vai acontecer? Simples: com tanta coisa disponível online, nada mais necessário do que um filtro, e é isso que blogs e sites de curadoria social (como Polyvore e Fashiolista) fazem.

Adorei também conhecer melhor o Farfetch, que o Daniel apresentou muito bem. O site leva para o meio virtual as melhores boutiques do mundo. E boutiques que eles chamam são lojas multimarcas incríveis que selecionam produtos e marcas ótimas pra vender. No caso, o Farfetch é um “curador de curadores”. As peças das coleções são fotografadas, entram no ar, mas o estoque fica em cada loja. Quando a compra acontece, o site busca a peça e envia pro consumidor.

Pra quem pensa em montar um e-commerce, aqui vão as dicas do Daniel Funis:
– Comece pequeno e falhe rápido (melhor ir errando e consertando até ficar 100%)
– Associe-se (procure parcerias que vão ajudar a viabilizar o negócio)
– Serviço, serviço, serviço e canal direto com o cliente (seja o melhor em tudo o que puder e esteja sempre disponível)

FLAVIO ROCHA, CEO DA RIACHUELO

A expectativa pra palestra do Flavio Rocha, CEO da Riachuelo, era alta. Ele é superocupado e quase não fechava a participação no evento! Elegante e descolado de blazer e tênis, ele surpreendeu quando começou a falar: o sotaque natalense continua firme e forte!

Pra quem não sabe, a Riachuelo e o grupo Guararapes são nordestinos, nascidos em Natal, em uma família que se mudou pra capital fugindo de uma seca grande. O pai do Flavio abriu um pequeno negócio, mas foi um reparte de camisas masculinas que fez sucesso e acabou se tornando o carro-chefe. A partir daí, começaram a abrir lojas em Recife e uma fábrica pra atender a demanda. Em 1982, Flavio começou a trabalhar na empresa do pai já com um lançamento de sucesso: a marca Pool, que existe até hoje!

Na palestra, ele apresentou o modelo pioneiro de negócio da marca, que começa na produção das peças e só termina quando o cliente acaba de pagar as parcelas (a Riachuelo tem fábrica, loja e financeira) e revelou dados que deixaram todo mundo boquiaberto!

Você sabia que a Riachuelo produz mais modelos de roupas por ano do que a Zara? São 25 mil contra 20 mil. E que as peças vão sendo produzidas enquanto vão sendo vendidas? Se um modelo encalha nas araras, eles identificam rapidamente, param a produção e direcionam a força industrial pra outras peças. O encalhe, por sua vez, fica na loja até atingir aquele preço incrível e imperdível, porque a logística de levar de volta pra fábrica é grande e cara. Viva a indústria nordestina e nacional!

RONY MEISLER, PRESIDENTE DO GRUPO RESERVA

A palestra de Rony era das mais aguardadas. O crescimento gigantesco da marca nos últimos seis anos é caso raro no Brasil, principalmente se considerarmos que várias outras marcas nasceram da Reserva e conseguem, mesmo com a expansão nacional, manter o DNA carioca do qual Rony é garoto propaganda.

Com sotaque carregado e tiradas afiadas, Rony afirma quantas vezes for necessário que a Reserva não é uma empresa de moda, mas de comunicação. O grande trunfo da marca é vender um estilo de vida. Diferente das outras palestras, o carioca que largou o emprego em uma multinacional pra começar do zero, não focou em estatísticas. Frisou apenas que acabam de ultrapassar mil pontos de venda no Brasil. Ao fim da palestra, fica a certeza do quanto é importante ter paixão (ou tesão, nas palavras de Rony) por aquilo que se faz.

PEDRO LOURENÇO, ESTILISTA

A proposta da palestra de Pedro Lourenço era falar sobre uma marca brasileira no mercado europeu. Porém, não é preciso muito para notar que o ansioso estilista gosta mesmo é de explicar o processo de desenvolvimento de suas coleções. Tecidos, referências, construção das peças… é falando disso que Pedro fica mais à vontade.

Antes da vinda dele ao MaxiModa, entrevistei-o para o caderno People do Jornal O Povo. A matéria publicada na íntegra pode ser lida aqui. Porém, aqui está um trecho ainda inédito.

Você tem algum ritual ou superstição no dia do desfile ou no backstage? Eu me preocupo em cuidar da imagem que vai entrar na passarela para que seja impecável.

Quanto de seu tempo durante o desenvolvimento de uma coleção é dedicado à exploração e aperfeiçoamento de novas técnicas? Estou todo o tempo pensando em como criar novas ténicas, e aperfeiçoar as que já uso.

Em colaboração recente, você criou sapatos em parceria com a Melissa. Pensa em enveredar por outras áreas do design? Eu adoro aplicar meu ponto de vista em outras áreas. Existe uma inifinidade de coisas que eu gostaria de criar. Mas minha maior paixão é a moda.

Você apresentou pré-coleções na SPFW, mas deixou o evento na última edição e nem está confirmado no line-up da próxima. Pretende voltar a desfilar no evento quando o calendário for unificado com o internacional? É difícil participar de duas semanas de moda, e quero sempre que minhas apresentações sejam especiais. Continuo apresentando minhas coleções aqui – a linha Capsule, que lancei em Junho, é criada especialmente para o mercado brasileiro e é importante que seja apresentada em um evento que tenha a identidade da minha marca. Em Novembro apresentarei a Capsule Inverno 2013 em um desfile fora do calendário, para toda a imprensa e o mercado.

Donatella Versace já elogiou mais de uma vez seu trabalho, chegando a lhe oferecer um cargo de consultoria na Versace. Por que investir em sua marca própria ao invés de ganhar experiência em um cargo importante na tradicional grife? Eu admiro a Donatella e adoraria colaborar com a Versace um dia, mas não era a hora certa. Era hora de investir na construção da minha marca, que é trabalhoso principalmente no início. O momento certo chegará.

JACKSON ARAUJO, CONSULTOR DE MODA

Fortalezense e homem multimídia, Jackson atuou como moderador do evento. Teve a difícil tarefa de selecionar perguntas do público, além de fazer algumas suas próprias. Somos fãs dele e aproveitamos para conversar sobre moda, música e, claro, Avenida Brasil!

MARCIA TRAVESSONI, IDEALIZADORA DO EVENTO

Ao fim do MaxiModa, nada melhor que conversar com a criadora de toda aquela estrutura. Apesar de não revelar nomes para a próxima edição, Marcia fez um balanço do dia e, a julgar pelo sucesso, temos muito a esperar do MaxiModa 2013.

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