Canadá: Montando a casa sem gastar muito

5
1345

Eu tive tanto retorno legal sobre o meu primeiro post canadense que resolvi fazer mais um (ou uns, hehe). Desde que cheguei aqui, ainda não tive muito tempo pra programas turísticos. Tinha de procurar apartamento, procurar curso, começar a estudar, continuar trabalhando, descobrir supermercados e essas coisas de sobrevivência.

Conseguimos o apartamento. Superfofo, piso de madeira, com dois quartos, sala e cozinha (eles chamam de 4 e 1/2 aqui, ou seja, quatro cômodos mais um banheiro, o 1/2). Tem uma varanda também e vista pro rio Saint Laurent.

Val, Igor, Diane e John retirando a placa de aluga-se

Aí veio a questão: vamos morar em um apartamento sem móveis? Pra dormir nas primeiras semanas, fomos de colchão inflável. A marca é a mesma que tem no Brasil, a Intex, a diferença é que ele já vem com uma bomba ~elétrica~!

Fomos à Dollarama, uma loja no melhor estilo R$ 1,99 e compramos pratos, talheres, baldes, essas coisas de cozinha e limpeza.

Compras no Dollarama (os Cheetos estavam na prateleira de trás, hein?)

Pra montar uma sala, e a gente ter o mínimo necessário ao entretenimento pros meses de inverno e finais de semana preguiçosos, fomos até uma igreja do bairro e compramos mobília de segunda mão: um sofá de dois lugares, uma poltrona, uma TV de tubo que já tinha o rack, tudo por $ 150. Ligamos o Wii, e é só alegria!

Sala, sofá, TV, varanda e cara de cansada

Mas a gente não poderia ficar um ano inteiro dormindo num colchão inflável, né? Pesquisamos pra caramba o preço das camas e colchões, e, nas maiores promoções que Montreal já viu, o colchão mais barato de casal saía por $ 400. Fora a cama. Mas aqui (e em muitas partes do mundo e, infelizmente, não no Brasil) existe a Ikea, e #todasama a Ikea.

Ikea

A Ikea é uma loja sueca de mobiliário e decoração que é conhecida pelo design sensacional, pelos preços baixos e pela qualidade duvidosa (tem coisa boa, mas é cara! hehehe). Como a gente tá nessa vida pra mudar de opinião todo dia, não quer nada que dure a vida inteira. Quando casei, comprei um rack laranja com branco, mas quem garante que eu vou querer ter uma sala, assim, colorida, pra sempre?

Enfim, fomos à Ikea pra um reconhecimento e compramos copinhos coloridos, cafeteira e umas bobagens baratinhas. Anotamos o que gostamos, fizemos a lista no site e, no último sábado, fomos até lá pra comprar o restante da casa.

 

Tapete, mesinha e luminária Ikea

Na Tok&Stok e na Etna, a gente anda a loja inteira, anota o que quer, chama uma vendedora, ela faz o pedido no computador e gera um boleto, que a gente paga no caixa e vai embora pra casa se contratar a entrega. Se contratar a entrega, ganha a montagem. Se quiser levar na hora, é só ir até o Stok e esperar o rapaz pegar a caixa e levar até o seu carro.


Na Ikea, funciona um pouco diferente. Depois de passar pela loja inteira e os ambientes decorados e as seções de self-service de produtos, você chega no estoque. Lá tem computadores nos quais você digita os seus itens e procura a exata localização deles nas prateleiras e vai, com um carrinho, buscar as caixas! Igor pegou cômoda de 34 quilos, cama de 19 quilos, fora coisas menores de 10 quilos (no total, compramos mais de 160 quilos em produtos!).

Igor feliz com o caminhão de móveis

A Ikea pode pegar os produtos pra você por $ 40. E entrega na sua casa por $ 80. E monta pra você por um outro preço que precisa ser consultado. Ou seja, numa loja onde uma mesa de canto sai por $9.99 na promoção, não rola pagar $ 40 só pra ficar dondoca na fila do caixa. Missão cumprida, era só esperar a chegada dos móveis no domingo, até as 13h.

Nossa casa encaixotada

Às 12h50min, o caminhão chegou. E aí foi montar tudo e ser feliz! O item mais caro que compramos foi o colchão, por $ 199. A cama saiu por $ 149, com o estrado vendido separadamente, $ 50. A cômoda de três gavetas saiu por $ 99. Trouxemos pra casa ainda uma escrivaninha, duas cadeiras e uns quadros (porque quem é que resiste a quadros incríveis por $ 12.99?). 

Igor com um colchão de molas queen size enrolado; mesinhas de canto rabiscadinhas; cômoda vermelha esperando pra ser montada; detalhe do parafuso que prende as pernas das mesinhas

Ainda não terminamos de montar, muito menos de arrumar. Mas quando estiver em condições, mostro por aqui o resultado!

Alinne Rodrigues

5 comentários

  1. Sei que deve ser uma trabalheira danada, mas como é bom arrumar nosso cantinho cercado de amor… Sinto muito prazer e amor nessa arrumação toda e estamos aqui torcendo!

Deixe um comentário