Música: Ben Kweller faz show sábado em Fortaleza!

6
1033

Entre todos os artistas vivos de quem sou fã, só faria questão mesmo de ver ao vivo uns cinco. Não viajaria pelo Paul McCartney nem pela Madonna, mas pagaria quanto fosse pra ver Wilco, Weezer, Cardigans, Belle and Sebastian (que eu já vi) e o Ben Kweller.

Oi, eu sou Ben Kweller. Me amem!

Você deve estar se perguntando quem diabos é o Ben Kweller. E foi por isso que eu vim aqui fazer este post, pra falar muuuito desse cara, que é um dos artistas mais sensacionais dos anos 2000.

Conheci o Ben quando fazia faculdade de psicologia, em 2003, eu acho. Uma amiga (oi, Thais!) descobriu o primeiro disco dele, o Sha Sha (2001), e mostrou pra todo mundo um VCD (tipo um CD que a galera gravava com vídeo!) com um show gravado por um fã, num esquema beeem caseiro, câmera ruim, áudio ruim, visão péssima.

Minha coleção de discos: Sha Sha, On My Way, Ben Kweller e Changing Horses. Falta o Go Fly a Kite

Mas as músicas eram incríveis! Ora ele tava no piano, tocando uma balada engraçadinha, ora tava na guitarra, tocando um hit indie indiscutível, ora tava emocionando com uma música superdensa.

Líamos na internet que o Ben Kweller tinha largado a escola aos 15 anos, porque fazia parte de uma banda, a Radish, que ia ser a next big thing do grunge. Quem acabou emplacando foi o Silverchair, e, com o fim da banda, Ben seguiu carreira solo.

Arregaçou as mangas e gravou dois EPs caseiros: Freak Out, It’s Ben Kweller e EP Phone Home. Foi quando rolou o Sha Sha por gravadora, e o disco acabou sendo editado no Brasil. O único de toda a carreira dele, infelizmente!

Do menino de 15 anos pro guitarreiro de 31, claro que muita coisa mudou. O que não mudou foi o jeito especial que Kweller tem de fazer música, seja ela um rock doido, um hino indie ou um country bem tradicional. O que ele cria passa pela vida dele, pelas referências, pelas pessoas, pelos acontecimentos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=4LNv_wh8TwY[/youtube]

É tanta sinceridade no coração desse rapaz que ele lançou um clipe gravado por ele mesmo com a própria avó dançando! Ele também estrela o clipe de Sundress com a esposa e se agarra total com ela!

A gente sabe que ele é casado com a Lizzy (da música Lizzy), que ele passou por momentos bons e ruins em Nova York, quando se mudou pra lá pra tentar emplacar (My Apartment), que ele, mesmo sem ser tão famoso mundialmente faz suas turnês pela América, Europa, Japão e Oceania.

Faz tempo que tento ver um show do Ben Kweller. Fui duas vezes pro festival SXSW – South by Southwest em Austin, no Texas, que é a cidade onde ele mora, e ele não tocou. Fui pra Nova York, rodei a Europa, tô há três meses no Canadá… E ele vai tocar na minha cidade. Logo quando eu não tô nela. Desde que o show foi anunciado que eu tô deprê!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=TIkCpSyg5oY[/youtube]

“I am wasted BUT I’m ready. I’m running as fast as I can”

Mas você, que está em Fortaleza e gosta de rock, não deixe de ir! Ele tá fazendo show só com violão e piano, mas, pelos vídeos que já tão rolando do show em São Paulo, vai ter muita energia! Sei que vai ser na Órbita (eu nuuunca vou chamar no masculino!) e que os ingressos só vão ser vendidos na hora. Pra não ficar só no yadda yadda yadda, encerro com um vídeo do primeiro show no Brasil ever!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=pQTwcR2gKlQ[/youtube]

Três músicas MASSA dele: Commerce, TX, Walk On Me e The Rules. E ele era cabeludo até a véspera da viagem pro Brasil, aí cortou. WHY??? Queremos cachinhos!

 

Alinne Rodrigues

6 comentários

  1. Ave Maria, vou chorar demais nesse show. Também tenho na minha cabeça há alguns anos uma lista de 5 artistas vivos que preciso ver. O Ben tava nela, junto com a Fiona Apple, o Badly Drawn Boy, o Wilco e o Ryan Adams. Daí tu tira. Não lembro como foi que conheci, mas não duvido nada que tenha sido pelo teu intermédio, ó. Aí eu te agradeço pra sempre. <3

Deixe um comentário