Moda masculina: Carnaval com estilo

3
826

Pierrots, arlequins, palhaços, vampiros, cupidos e piratas são as fantasias masculinas mais famosas dos foliões desde 1930, quando o costume de se fantasiar ganhou força por aqui. O Brasil tem o título de “Terra do Carnaval”, dado o nosso gosto pela folia, mas a festa como conhecemos surgiu na era vitoriana, em Paris.

Já os festejos são de bem antes, datam de 590 d.C, quando os povoados mundo afora comemoravam o “Adeus à carne” ou, do latim, “carna vale”, que deu nome ao nosso conhecido “Carnaval”.

Bem, como não precisamos passar todo o feriadão fantasiados, vale a pena pensar em que roupas usar nos dias de folia. Os looks devem ser leves e alegres para combinar com o período, mas, dependendo do destino escolhido, pode variar.

Praia

slap

As praias são os destinos mais procurados pelos foliões, mas o clima faz com que os rapazes relaxam na hora de se vestir. Felizmente as marcas de surfwear estão investindo muito em estilo, e as bermudas de tactel podem nos deixar muito bem na fita, mesmo na areia.

Na hora de arrumar as malas para o Carnaval na praia, escolha bermudas com estampas de motivos beach: coqueiros, flores e bichos dão uma incrementada no visual. Evite as “camisas machão” e escolha as regatas, que são muito mais legais.

Se o passeio à praia for esticar para os barzinhos da orla, troque as famosas sandálias de dedo por uma de couro. Neste site tem umas lindas: www.agentbao.com.

Aposte: Chapéus são mais charmosos que boné e ajudam a proteger do sol.

Dica: Uma marca que me chamou muito a atenção pelas estampas foi a Slap, que amadureceu muito desde 1996, quando foi criada. Para a coleção Slap Aqua, estampou araras, coqueiros e dunas nas bermudas de tactel. O tecido é ótimo para ir à praia, porque não amassa e seca rápido. As sungas também estão lindas e supercoloridas.

Onde comprar: A Slap tem uma loja enorme na avenida João Pessoa, 4821. Eles não vendem online, mas vale a pena visitar a loja.

 

Serra

matias

Se você prefere passar o Carnaval mais sossegado e vai subir a serra (no caso de Fortaleza, a serra de Guaramiranga), tomar um bom vinho e curtir o Festival de Jazz & Blues, é melhor pensar no que vai usar. Os termômetros por lá costumam marcar 18 graus, o que, para nós, que moramos em cidade quente, é frio.

À noite, podemos dispensar as camisetas e usar camisas de botão, com tecidos que nos protejam um pouco mais do frio. Calças de tecido são mais elegantes para frequentar os barzinhos por lá e pedir um fondue (eu indico o Stúdio 70 e a Chocolateria que fica ao lado).

Se você sente muito frio (como eu), vale usar um blazer leve. Também acho legal usar um lencinho no pescoço à la Elvis Presley – quem encara? Também rola usar botas e coturnos. A Ellus e a Riachuelo têm uns bem usuais.

Ah, eu já vi rapazes usando cachecol e até luva, não é necessário. Evitem!

Dica: Eu gostei muito das camisas divertidas da nova coleção do estilista Francisco Matias. Elas são superalegres, tudo a ver com o período, não é? Também achei lindo esse blazer, que foi da coleção que o estilista desfilou no Dragão Fashion.

Onde comprar:  www.facebook.com/matiastore ou pelo telefone (85) 8861 2489. Custam R$ 80 cada, e ele aceita encomendas (será que da tempo?)

Cidade

ahaze

Se você decidiu aproveitar o Carnaval na cidade, é legal escolher uma roupa mais urbana. Camisetas divertidas sempre funcionam e fazem par ideal com calça jeans. Escolha as de corte mais moderno, não precisa ser skinny, mas o interessante é que se aproxime mais do corpo.

Para calçar: tênis confortáveis, desde que não sejam aqueles usados para a prática de esportes.

Como os rapazes estão mais descolados, você pode finalizar a produção com um acessório: um cinto bonito ou pulseiras de couro ou contas dão um charme a mais. O legal desse look é que pode ser usado tanto para pegar um cinema (já que no feriado é possível evitar filas) ou para chegar nos shows promovidos pela prefeitura, que estão muito legais esse ano (Veja a programação completa aqui)

Dica: Quem manda muito bem nesse estilo é a grife Ahaze. Eles estão com a coleção Hi Summer pronta para este Carnaval. Os responsáveis pela marca garantem que prezam pelo conforto dos clientes e sem perder o estilo. Eu adorei a Endless Summer; que é pôster de um documentário sobre surf feito em 1970!

Onde comprarwww.facebook.com/AHAZEMODAwww.ahaze.tanlup.com ou pelo telefone (85) 8696 1525.

Cansei, vou ficar em casa!

bukowski

É ótimo tirar um tempo para não fazer nada. Eu já passei um feriado de Carnaval em casa e foi maravilhoso. Seus amigos não estão online, seu celular quase não toca. É um tempo só seu! Aproveite para ler um livro.

Eu indico para os rapazes Jesus Kid, do Lourenço Mutarelli. O livro conta a história de um escritor de livros western que aceita a proposta de escrever um roteiro durante três meses preso num hotel luxuoso, enquanto coisas surreais acontecem.

Outra dica é Crônicas de um Amor Louco, de Charles Bukowski, que conta as “viagens” de um homem velho e safado por bares imundos, hotéis baratos e noites loucas. Um clássico!

Se preferir assistir a filmes, o Oscar está chegando, e, em sites como o Filmes Hunter já tem quase todos os filmes indicados, bom pra se atualizar.

Bom Carnaval a todos – e um pouco de juízo não faz mal! Nos vemos em breve!

Qualquer dúvida ou sugestão, meu email é diegojgregorio@gmail.com. No Instagram, eu sou @diegojgregorio

 PenteadeiraAmarela-Assinatura-Diego-3

Diego Gregório
Últimos posts por Diego Gregório (exibir todos)

3 comentários

Deixe um comentário