Maxi Moda: O Que Rolou

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Em todas as edições do MaxiModa tivemos a mesma sensação: que bom estar aprendendo mais. E é claro que na sexta realização deste evento não poderia ser diferente. Os palestrantes foram incríveis, expondo vários lados do mercado, como a comunicação, gestão de pessoas e gerência de negócios. Ficaram curiosos para saber um pouco mais? Então venham conferir o nosso resumão das palestras e as entrevistas que fizemos com cada um dos convidados.

 

Rui Hesse

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Quem abriu o ciclo de palestra foi o diretor de varejo e exportação da Dudalina, Rui Leopoldo Hesse. Em seu painel, Rui destacou a história da marca, o processo de reposicionamento e a ideologia da empresa.

Ele nos contou que a marca de sua família surgiu em 1947, na cidade de Luiz Alves (SC), tendo sua mãe como principal gestora. Alguns anos depois, a família mudou-se para Blumenau (SC), onde começou o processo de desenvolvimento real da empresa. Mas foi somente em 2010, quando foi lançada a camisa feminina, que iniciou-se o processo de expansão, fazendo com que a Dudalina chegasse a ter lojas até na Itália.

Além destes pontos, o diretor também destacou a missão da empresa, criar produtos que emocionem, envolvendo as pessoas na magia do universo da Dudalina e a gestão de pessoas em todos os setores dos negócios, que é voltada para o bem-estar e a felicidade de seus funcionários.

No âmbito do marketing, o palestrante mostrou o reposicionamento feito a partir das campanhas, tanto para o meio offline como para o online, a padronização de seus pontos de venda, a qualidade do produto e o respeito a essência da marca.

Ronaldo Fraga

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Podemos dizer que a palestra mais “poética” do dia foi a do Ronaldo Fraga, que trouxe frases que nos levaram a refletir sobre a nossa essência criativa e, principalmente, sobre a moda brasileira.

O estilista destacou o momento dicotômico da indústria de moda do nosso país. Estilistas estão, mais do que nunca, inseridos no cotidiano, na construção do estilo e no orgulho de ser brasileiro, porém a produção é frágil, migrando para outros locais, principalmente para o oriente.

Ele também falou sobre a necessidade de se apropriar da cultura brasileira na hora de produzir moda e que hoje estamos em um momento fértil desta indústria, afinal, ela ultrapassa limites. O cliente não compra uma simples roupa e sim uma experiência.

Ronaldo também mostrou alguns vídeos de projetos nos quais ele busca levar a identidade brasileira a produção de moda em nosso país, ou a moda e a identidade brasileira, aplicando a técnica da biomimética, que consiste em relacionar a produção industrial com o ambiente no qual ela é realizada.

Em resumo, ele defende a renovação da indústria da moda através de uma economia criativa, onde a indústria incorpore a cultura local.

Ah, gente! Ele também é um fofo, daquelas pessoas que te abraçam na primeira vez em que te conhecem hahah!

 

Lívia Salomoni

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A sócia da agência Cherry Plus, Lívia Salomoni, trouxe uma apresentação sobre o processo de posicionamento de grandes marcas no meio online.

A publicitária mostrou como o meio digital está em grande expansão  e como a construção da personalidade da marca no ambiente digital é extremamente necessária para realizar qualquer trabalho, assim como as pesquisas.

Ela dividiu o processo de planejamento em quatro etapas:

– Diagnóstico: Onde você realiza pesquisas, entende os consumidores, concorrentes e as forças e fraquezas de sua marca.

-Estratégia: Aqui é definido o território, o conceito de comunicação, o posicionamento e o guide de linguagem (como a marca falará com o público)

– Criação e conteúdo: Nesta etapa são definidas as linhas editoriais, os guias visuais e o concept board da marca.

-Monitoramento e SAC 2.0: Neste momento, Lívia ressaltou a importância de responder clientes que se comunicam com as empresas através das mídias sociais, pois é a partir daí que se constrói um relacionamento. As ferramentas de monitoramento também foram citadas, pois são essenciais  para mensurar a eficácia do trabalho realizado.

Para finalizar, Lívia mostrou que a comunicação de moda não é feita somente através de tendências, e sim pelo inspiracional. Sai o intiucional e entra o emocional, esta é a forma de sensibilizar e conquistar pessoas que terão um relacionamento mais profundo do que apenas uma compra com a sua marca.

Lucas Franzato 

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O representante do grupo Morena Rosa, Lucas Franzato, trouxe uma ampla visão sobre a gestão produção e de pessoas e marketing.

Por trabalhar principalmente com lojas de multimarcas, Lucas deixou clara a importância do investimento em marketing para que a construção da imagem da marca seja fortalecida. Afinal, os meios de comunicação serão o principal ponto do contato com os futuros consumidores.

Além disso, o modelo de negócios do grupo é administrado em cima de uma visão: ser  o maior e mais rentável grupo de moda do Brasil, atuando com postura ética e responsabilidade social.  Isto guia as ações da empresa em todos os seus pontos de contatos, com clientes, funcionários e administradores.

Lucas também acredita que a essência da marca  é importante para construir uma imagem diante os seus consumidores e traçar estratégias de mercado eficazes e lucrativas.

É isso, galera! Esperamos que vocês tenham curtido e conseguindo sentir um pouquinho do que foi o MaxiModa 2013. Qualquer dúvida ou curiosidade pode perguntar aqui nos comentários, vamos estar a postos para responder!

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Aline Montenegro
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