Gastronomia: Travessuras ou Gostosuras?

0
799

IMG_1012

Doces ou travessuras? Porque não os dois?!

Estudando um pouco das  tradicionais festas religiosas relacionadas a alimentação e hábitos típicos, descobri que a brincadeira de “doces ou travessuras” surgiu de um costume europeu do século IX, conhecido como “souling”.  No Dia de Todos os Santos, os cristãos iam de vila em vila pedindo “soul cakes” (bolos de alma), que eram feitos de pequenos pães com frutas em cima, algo muito parecido com as cucas das colônias alemãs do sul do Brasil.

Eles peregrinavam recitando o seguinte verso: “A Soul Cake, a Soul Cake,  have mercy on all Christian souls for a soul cake!”  Que em bom português significa: “Um bolo de Alma, um bolo de Alma, tende misericórdia de todas as almas cristãs por um bolo de almas! ”

Segundo a tradição,  para cada bolo que ganhassem, estes cristãos deveriam fazer uma oração por um parente falecido do doador. Com o passar dos séculos a tradição religiosa foi se modificando até chegarmos no famoso Halloween, onde as crianças se fantasiam e vão de casa em casa pedindo doces, quando não os conseguem travessuras rolam soltas.

IMG_0860

E para encher o nosso dia das bruxas de doces, eu e a equipe do Penteadeira Amarela buscamos unir a travessura e a gostosura neste post.

O vídeo deste post é uma travessura gastronômica de um cozinheiro, com a direção de arte da querida Aline Montenegro, belíssimas imagens e edição da Flávia Costa.  Onde buscamos, além de nos divertir muito durante a gravação, um caráter de filme de terror da década de quarenta.

A ideia mesmo é trazer algumas tendências para Cupcakes e assim deixar a sua festa de Halloween muito mais divertida. Com poucos ingredientes e muita criatividade vocês podem preparar, em casa. estas delícias divertidas. Aperte o play e confira como:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=KUKJkDZe5Ng[/youtube]

Espero que tenham gostado, e até a próxima com outras gostosuras.

PenteadeiraAmarela-Assinatura-Simples-bruno

Aline Montenegro
Últimos posts por Aline Montenegro (exibir todos)

Deixe um comentário