Livro: Cadê você Bernadette? no Kindle

0
1202

cade você bernadette

Eu amo escrever e meu sonho é amar ler também. Mas não amo. Sou a chata da gramática, e livros são imperfeitos. Vírgulas nos lugares errados me deixam maluca, termino de ler a página mecanicamente. Ódio. Se a obra é traduzida, então, principalmente do inglês, é sempre cheia de versões bizarras, tipo chamar reportagem de artigo, porque, em inglês, é article, mas, em português, artigo é outra coisa.

Nem por isso desisto de ler de vez em quando. E, pra me ajudar nessa tarefa de superar as paranóias gramaticais, tenho um Kindle. Não tenho iPad e, provavelmente, não compraria um Kindle. Mas eu tinha pontos de um programa fidelidade que davam pra trocar por um modelo simples e p&b e nem pensei duas vezes.

kindle

O primeiro livro que li nele foi Cadê você Bernadette? (cadê você, vírgula do vocativo logo no título?), de Maria Semple. A autora é roteirista de seriados americanos legais como Arrested Development e Mad About You, daí soltei a frase que mais solto na vida nessas situações: só pode ser genial.

maria semple

E, é, na verdade, bem, bem legal. Assim como Arrested Development, o livro é feito de personagens tão bizarros quanto incríveis. Bernadette é um tipo que me fez rir várias vezes – e até desejar, de vez em quando, ser um pouquinho como ela. Arquiteta premiada que há 15 anos não cria nada, vive reclusa, evita contato social, evita sair de casa, mas está sempre linda com seus óculos escuros. Bernadette trocou Los Angeles por Seattle por causa do trabalho do marido, Elgie, um “rockstar” da Microsoft, dono da quarta palestra do TED mais vista no ano. O casal tem uma filha ótima, Bee.

http://www.youtube.com/watch?v=_JCKkpO-1-c

Booktrailer da Cia. das Letras

Como o título já adianta, a maluca mais lúcida que já conheci sumiu às vésperas de uma viagem em família para a Antártida e precisa ser encontrada. A cada página, lemos correspondências dela com uma assistente que mora na Índia, das mães da escola da Bee falando dela, de Elgie com os diretores do colégio interno onde Bee foi aceita, de estudantes de arquitetura revelando o passado brilhante da protagonista. Com mais de 400 páginas, era difícil largar o Kindle pra viver. Também devorei este livro.

Pra quem entende inglês direitinho, aqui vai um vídeo superlegal da própria Maria Semple, com uma história bem engraçadinha de como foi o pitch dela pras editoras até conseguir uma e ter o livro publicado. Recomendo!

http://www.youtube.com/watch?v=2H4g6Ks3p-k

Alinne Rodrigues

Deixe um comentário