Entrevista: Fernando Torquatto, Marcos Costa e a beleza do verão 2014

0
1091

buchicho beleza domitila andrade 1

No verão, é certo que o que a gente mais deseja é aquela pele da cor do pecado e, para conquistá-la, nada de ficar fritando ao sol. Praia é feita para se divertir com os amigos, mas sol demais faz um mal danado e no rosto, então, é um sacrilégio.

Daí que a nossa queridinha maquiagem está aí para isso: um bronzeado fake, mas sem ser artificial. O Penteadeira traz hoje entrevista com os maquiadores Fernando Torquatto, de O Boticário, e Marcos Costa, da Natura, que explicam como conseguir a pele-desejo da estação.

 

torquatto e marcos costa

Penteadeira Amarela – No verão, todo mundo quer ficar com cara de praia, mas não dá pra ficar pegando sol no rosto. Dá pra conseguir um rosto de verão somente com maquiagem? Quais os principais passos?

Fernando Torquatto – Uma ótima saída é optar por uma maquiagem dourada ou que cause o tão sonhado efeito bronzeado. Esses tipos de make são clássicas, nunca saem de moda. Por isso, independente do seu tom de pele ou da sua idade, vale experimentar.

Tente evitar as bases de efeito bronze. Elas dão cobertura muito artificial. Quando quero “dourar” a pele, misturo uma base fina (de preferência com formulação HD, de alta definição) como a Make B. Base Líquida Alta Definição da cor exata da pele a umas duas ou três gotas de iluminador com pigmentos dourados. Se não encontrar, vale improvisar com sombra cremosa dourada. Misture-as no próprio dorso da mão com o dedo e espalhe por todo o rosto, incluindo pálpebras e contorno do pescoço.

Marcos Costa – Sim, as mulheres estão ousando e experimentando, se colorindo mais. Por isso, a nova coleção Expressões de Verão de Natura Una convida as mulheres a se expressarem com os novos produtos que combinam com os mais diferentes tons de pele e que deixam a maquiagem vibrante, como pede a estação mais luminosa do ano. Antes de tudo, a pele vem transparente e natural, isto é, protegida, hidratada e iluminada.

Os passos são: procurar produtos leves e aplicá-los sem excessos. A Natura Una tem opções para a estação. Para resistir ao calor, a marca oferece quatro tons de Pó Compacto com duração de até 12 horas, resistente à transpiração e duplo efeito. O pó tem ainda cobertura leve e acabamento natural com a esponja seca ou maior cobertura com a esponja úmida.

O toque final e principal, para deixar o efeito de pele bronzeada tão desejada na estação, é o uso do pó iluminador na cor ouro. O produto é ideal para realçar e iluminar o rosto. Sua fórmula possui partículas que proporcionam efeito iluminador suave e bronzeado adequado a todos os tons de pele.

pele verão 2014

Penteadeira – Quais são os produtos para preparar a pele que têm sido usados mais recentemente nas maquiagens e que nesse verão vão estar súper em alta?
Torquatto – Além dos produtos básicos, como base, corretivo e pó, o primer continua em alta. Também existe uma versão específica para os olhos, que ajuda a fixar a maquiagem nessa região – o que é ótimo, principalmente, para o verão.

Marcos – Existem produtos que são indispensáveis para a preparação da pele. A base não pode ser esquecida, ela é o início para toda e qualquer maquiagem. Ela pode ser passada com pincel ou com as pontas dos dedos, em leves batidinhas sobre a pele. E aqui é importante atentar para a aplicação de uma base com o tom adequado à sua cor da pele.

Outro produto é o Corretivo Alta Cobertura, que disfarça olheiras e pequenas imperfeições, com secagem rápida e ótima duração.
Para acabamento e proteção, tem a BB Base Multi Benefício FPS 30, desenvolvida especialmente para a pele da mulher brasileira. Com acabamento mate e uma cobertura perfeita é a combinação ideal entre maquiagem, tratamento cosmético e protetor solar, reunindo mais de 10 benefícios em um só produto. Tem tecnologia anti-sinais, longa duração por até 12 horas, hidratação imediata por até 8 horas e controla o brilho e oleosidade da pele. Não podemos esquecer o pó compacto, que minimiza o brilho excessivo do rosto e ajuda a fixar a maquiagem. Possui textura leve e aveludada. Deixa a pele com aspecto natural e ideal para dar acabamento no look.

basicos de verao 2014

Penteadeira – As altas temperaturas tendem a derreter as maquiagens. O que fazer para se ter uma maquiagem duradoura?
Torquatto – Usar o primer é fundamental para manter a make em altas temperaturas. Outra dica é limpar bem a pele antes de passar qualquer produto, algo de fundamental importância para a maquiagem durar mais. Outra dica é não exagerar na quantidade. Além de deixar o look pesado, o excesso favorece o efeito “derretido” no verão.

Marcos – O primeiro e mais importante passo é a preparação da pele. É essencial um tratamento adequado com limpeza, tônico e um produto específico para o tipo de pele, especialmente no calor. O hidratante e o protetor solar também são indispensáveis. Estes cuidados devem incluir também os lábios, para fixar melhor o batom ou gloss. Somente depois desta etapa começa a elaboração da maquiagem propriamente dita.

O segundo passo é a aplicação da pré-maquiagem (primer) em todo o rosto, seguida da base, que deve ser usada com suaves batidinhas, sem esfregar. Quem tem alguma marca no rosto ou mesmo as famigeradas olheiras, deve passar o corretivo. O ideal é passar aos poucos, sem exagerar, para ficar natural. Por fim, aplicar o pó compacto que em geral indico para quem tem pele mista ou oleosa, mas no calor ele pode ser usado também em peles secas. Para a boca, o ideal é aplicar um lápis de contorno de lábios, que prolonga a duração do batom.

Os produtos de textura suave são os mais recomendados para serem utilizados na estação. Base e pó com acabamentos naturais deixam a pele mais bonita e evitam o aspecto pesado e artificial. Para os retoques, indico ainda aqueles produtos essenciais para ter no nécessaire e retocar o look ao longo do dia. O ideal é ter o batom escolhido, o pó compacto para passar nas áreas críticas e um lápis para reforçar os traços que esfumarem naturalmente com o passar das horas.

dicas maquiadores 1

Penteadeira – Pó pode ser usado no verão sem craquelar? Quais os mais recomendados: compactos, soltos, translúcidos?
Torquatto – Pode sim. A textura do pó deve ser escolhida, acima de tudo, de acordo com o tipo de pele da pessoa e o efeito desejado. Ele pode ser usado para prolongar a duração do make, diminuir o brilho gerado por outros produtos, controlar a oleosidade ao longo do dia e destaca pontos específicos do rosto, como os de efeito bronzeado. Ele pode craquelar quando passe-se muito produto ou quando a pele não está bem preparada ou hidratada. Para que o pó tenha uma boa aderência, é fundamental que a pele esteja saudável e bem corrigida.

Marcos – Para o Verão, o mais indicado são os compactos. Eles são os tipos de produtos que dão o toque final no rosto para os dias de calor, especialmente para as mulheres que possuem a pele oleosa.

po compacto

Penteadeira – Onde usar e como usar o bronzer para não ficar com efeito artificial?
Torquatto – O pó bronzeador dá um destaque incrível quando aplicado de maneira pontual, ou seja, em determinados pontos do rosto. Dourados e bronzes são chiques quando contrastados com outros tons, como marrons e pretos. Não é porque você vai dourar a pele que pode pular etapas. Limpe, tonifique e hidrate sempre. Depois de alguns minutos, dê cobertura de primer e espere mais cinco minutos para aplicar a base.

Marcos – Nas maçãs do rosto, na pontinha do queixo, na ponte do nariz e nas têmporas. Use aos poucos, sem exagerar na dose. Sempre dosando o produto no dorso da mão.

Penteadeira – No verão, menos é mais ou sempre dá pra usar maquiagem em todas as estações?
Torquatto – Menos é mais é uma regra básica da maquiagem em qualquer estação do ano. Sempre dá pra usar maquiagem! Neste verão 2014, as mulheres podem usar um olho azul e uma boca vermelha, ou uma sombra dourada com batom laranja, existe um mar de possibilidades. Agora vemos mais a cultura da boca forte e um olho mais livre.

Marcos – O segredo para aplicar as inspirações de maquiagem sem medo de errar, qualquer que seja o lugar e a estação, é o equilíbrio.

fernando torquatto buchicho

Penteadeira – Quais são os pontos do rosto que devem ser iluminados?
Torquatto – O iluminador requer cuidado na sua utilização. Dependendo da luz, ele pode arruinar a make. O segredo está no local da aplicação do produto. Existem muitas áreas em que ele pode ser colocado, como no osso do nariz ou no ‘v’ do lábio. Porém, se você não quiser arriscar, os locais ideiais para aplicação do iluminador são: acima da maçãs, nas têmporas e embaixo da sobrancelha.

Marcos – Você deve iluminar primeiro as maçãs do rosto, o queixo e, por último, próximo à raiz do cabelo.

Penteadeira – Os blushes devem ter o efeito bronzeador ou podem-se usar blushes rosados e alaranjados?
Torquatto – Aposto, para o verão 2014, numa pele mais clara, ligeiramente bronzeada, com blush e pó bronzeados. Sugiro o blush para a base na cor pêssego ou rosa com um tom bronze por cima.

Marcos – Como sempre digo e repito, para mim o que vale é o bom senso e a personalidade de cada mulher. Mas, por exemplo, as morenas e orientais ficam bem com as cores quentes, como bronze e alanrajados. Já as ruivas, caem bem os rosados. As loiras com pele bastante rosada devem dosar a quantidade dessa tonalidade na maquiagem. Em geral, quando as maçãs são naturalmente viçosas, as cores quentes como bronze, dourado, cobre e laranja, se adaptam muito bem. Morenas: ficam bem com todos os tons de rosa e os produtos com pigmentos bronzeadores.

cuidados pele verão

Penteadeira – Uma boa maquiagem começa com uma pele bem cuidada. Quais os passos para manter a pele saudável no verão? E quais são os produtos específicos?
Torquatto – Este é um ponto fundamental quando se fala em maquiagem. Ela tem o poder de transformar, mas sua utilização deve apenas complementar uma pele que já é bem cuidada. Esse cuidado começa na ingestão de bastante água e frutas. Vale salientar que é de fundamental importância usar um sabonete específico para o rosto, não o mesmo que você utiliza no corpo.

Na hora de secar a pele, não se deve passar a toalha de modo grosseiro, deve-se apenas “apalpar” com o auxílio de um tecido macio os pontos do rosto que estão molhados, com cuidado, sem esfregar a toalha. Verão pede protetor solar facial. O Golden Plus Protetor Solar Facial FPS 50 de O Boticário possui textura leve, é oil free e não obstrui os poros. Diversos itens da linha Make B. de O Boticário apresentam produtos com Fator de Proteção Solar, como a base líquida em alta definição, o corretivo líquido 4 em 1 e a Make B. Base Stick, por exemplo. São itens que, além de embelezar, protegem a pele dos efeitos danosos causados pela exposição solar.

Ao fim do dia, use o Make B. Demaquilante Bifásico para tirar toda a maquiagem. Em seguida, lave o rosto com sabonete facial e use o Active Tônico Facial para equilibrar o pH facial, que fica levemente alterado depois da limpeza e, consequentemente, debilita a flora bacteriana da superfície cutânea. Após limpeza e tonificação, utilize um hidratante facial adequado para o seu tipo de pele e idade. Ele suaviza os danos externos, causados pela poluição e radiação solar, e também os internos, como rugas e falta de elasticidade.

Marcos – Limpar, tonificar e hidratar são os três passos básicos para uma pele bem cuidada. Para ajudar as mulheres a incorporar de vez esse ritual em sua rotina cada vez mais corrida, Natura Chronos tem como opção o Kit Natura Chronos passos 1, 2 e 3. O kit traz produtos exclusivos formulados com a melhor combinação de ativos e de tecnologia Natura Chronos especialmente para a pele da mulher brasileira.

Os itens agem de forma eficaz nos diversos mecanismos fisiológicos da pele, mantendo-a saudável e trazendo mais vida ao rosto. Em um tamanho prático, o kit garante um ritual completo com um Sabonete Líquido, em versão 50 ml, que limpa suavemente todos os tipos de pele; novos Lenços Tonificantes que removem maquiagem comum e a prova d’água, além de tonificar e potencializar a hidratação. E o hidratante Natura Chronos Hydra Tonalizante FPS 30 que uniformiza o tom da pele, ajudando no disfarce de imperfeições como poros e olheiras, confere alta hidratação, proteção solar FPS30 FPUVA10, protege contra o envelhecimento precoce e contra as agressões do dia a dia com uma textura leve e fácil de aplicar.

Domitila Andrade

Deixe um comentário