It girl: Karen Carpenter, cantora, baterista e diva

1
4334

Uma vez, vi uma entrevista da Ana, do Hoje eu vou assim off, sobre it girls. Foi pro Fantástico, na época que ia começar aquela novela Sangue Bom, com a Sophie Charlotte it girl e tal. Achei muito massa a participação da Ana. Ao contrário do que muita gente prega hoje em dia, it girl é muito mais uma atitude do que ter um guarda-roupa imenso. É, sim, ditar tendências, mas só quem as dita é quem tem personalidade e ousadia pra sair da caixa e não copiar blogs de moda internacionais.

karen carpenter

Feita essa reflexão, venho aqui relembrar uma it girl dos anos 70: Karen Carpenter, cantora, baterista e diva. Ontem, dia 4, fez 31 anos que ela morreu, por complicações causadas pela anorexia. Ela tinha 32 anos, era supernova. Mas chamou a atenção do mundo inteiro para os perigos dos transtornos alimentares.

Mas voltando ao lado it girl, Karen ficou famosa ao criar um duo com o irmão Richard, os Carpenters. Eles começaram a estudar música na escola. Richard virou pianista e, Karen, baterista! E não era uma bateristazinha qualquer, não, era baterista pra botar muito homem no chinelo!

KarenCarpenter-MissPiggy-ABC-TV

No Carpenters, ela tocava e cantava. E, mesmo sem saber, com certeza, você conhece a voz dela e os hits da dupla. Afinal, quem não tem um lado brega que simplesmente ama Close to You ou We’ve Only Just Begun?

Um dos primeiros DVDs que comprei na vida era uma coletânea de clipes do Carpenters. E era engraçado, porque, como era em ordem cronológica, começando nos anos 60 e indo até os 80, a gente via a mudança de estilo de Karen.

Ela era totalmente ligada à moda de cada época. Usou franja espessa e cabelo altinho nos anos 60, calça boca de sino nos anos 70, e o cabelo repicado, quase uma Bonnie Tyler, no pouco dos anos 80 que viveu. Também, amiga pessoal de Olivia Newton-John e Petula Clark, não tinha como ser diferente, né?

karen carpenter fashion

Quantos visuais da Karen foram reeditados recentemente? A estampa quadriculada preto e branco, as estrelas, o turbante… A foto ali de cima, com suéter marinho, gola branca e saia vermelha com botões dourados poderia estar no figurino de New Girl!

Separei meus vídeos favoritos da Karen e dos Carpenters. Trilha sonora pra uma quarta-feira divertida, hein? Clica aqui pra ver.

Um primor na bateria: Karen toca loucamente em um especial de TV

Clipe de Close to You, também retirado de um especial de TV. Ignore os comentários no próprio vídeo: a pessoa que fez o upload achou ótimo dizer que Richard era bonito e que Karen parecia uma velha. Ela não parecia!

Pros fãs da Disney, um motivo a mais pra assistir este. O clipe foi rodado lá! E a música é Mr. Postman, cover de The Marvelettes que até os Beatles gravaram (mas a versão do Carpenters é a mais divertida).

We’ve Only Just Begun, pra chorar e cantar junto.

Rainy Days and Mondays, a música que canto toda segunda-feira (porque segundas me deixam down).

Bom proveito!

Alinne Rodrigues

1 comentário

  1. Muito bom lembrar da Karen. Ela marcou minha adolescência. Lembro até hoje daquele sábado quando deu no Jornal Hoje que ela tinha morrido. Eu tinha acabado de sentar pra almoçar. Chorei tanto que minha teve que me dar um Lexotan pra que eu conseguisse acalmar e dormir.
    Só uma coisinha, o nome da música gravada na DisneyLand é “PLEASE Mr Postman”. E sim, ela era uma senhora baterista. Se não me engano, a 1ª baterista da música pop.
    #KarenCarpenterpraSempre

Deixe um comentário