Entrevista: O universo colorido de duas comadres

0
2092

A gente já falou delas aqui. Mas o trabalho das amigas Bruna Guedes, 27 anos, e Marina Franco, 26, é tão incrível que a gente resolveu esticar a conversa com as designers de moda responsáveis pela Las Cumadres.

DECORAÇÃO LAS CUMADRES CASAMENTO

As duas se conheceram ainda adolescentes através de uma amiga em comum. Na época, a Nina (esse é o apelido da Marina) morava em Recife e a Bruna, em Fortaleza. Foi só quando a Nina casou e resolveu se mudar pra cá que a duas resolveram trocar ideias e começar o projeto que deu origem a Las Cumadres.

BRUNA E NINA LAS CUMADRES

Hoje, a empresa de decoração faz aniversários, eventos e até festas de casamentos. Todos absolutamente fofésimos e super criativos (dá só uma olhada nas fotos aí embaixo). Para suspirar com o trabalho das duas, não é preciso muito. Basta só ver a forma como elas definem a Las Cumadres: “Sua missão é trazer para a cidade cinza um pouco de cor, mais sorriso e alegria, através da decoração”.

Tem como não amar?

las cumadres decoração festa

Penteadeira Amarela – Como surgiu a ideia de montar a Las Cumadres?

Bruna – Morávamos em cidades separadas e nos encontrávamos nas férias. Eu já era formada em moda e atuava na área quando a Nina casou, veio morar aqui em Fortaleza e terminou se formando em Moda também. Nós duas sempre fomos bastante ligadas a atividades manuais e sempre curtimos a ideia de trabalhar com arte de alguma maneira. Trocando ideias, resolvemos começar um projeto e chamar algumas amigas para que cada uma expusesse o seu trabalho para outras amigas. Criamos um blog para divulgar o evento que era basicamente um encontro de mulherzinhas, onde se vendia coisas e se ofertava serviços. Tentando criar um nome pro evento, uma amiga sugeriu “Las Cumadres”. A gente curtiu e resolvemos utilizá-lo.

Nina – Nós duas ficávamos sempre responsáveis pelas atrações e pela decoração desse evento e terminávamos detestando ter que levar o projeto pra frente porque gostávamos só do “backstage”. Com o tempo, as pessoas foram falando: “Vocês deviam fazer isso profissionalmente!”, “Vocês não querem decorar meu aniversáririo?”. E fomos maturando aquela ideia, porque, na verdade, nosso objetivo era divulgar o blog e o evento em si. Mas depois de algum tempo tentando descobrir o que queríamos de fato fazer (e depois de fazer algumas festinhas informais para nós mesmas ou conhecidos) decidimos que seríamos uma empresa de decoração. Começamos com festas menores até que alguém resolveu nos chamar para fazer um casamento. E aqui estamos.

DECORAÇÃO CASAMENTO AZUL

Penteadeira – A Las Cumadres possui um estilo bem diferente (colorido e super fofo) de organizar festas. Onde vocês buscam referências?

Bruna – a Internet é nossa maior fonte de pesquisa, até porque nós adoramos o estilo gringo de decoração, mais clean e com detalhes que enriquecem a festa com um todo. Outra coisa que me esforço para fazer é olhar objetos e elementos que podem ser utilizados no cenário da festa de acordo com cada tema. Saio dirigindo e olhando fachadas e coisas nas ruas. A inspiração vem sempre de imagens que terminamos guardando nas nossas mentes.

Nina – nós realmente adoramos o estilo gringo de decorar festas, onde o menos sempre é mais – um pouco diferente das festas brasileiras, onde, às vezes, a mesa do bolo tem tanta coisa que você não consegue enxergar nada. Gostamos de curtir cada detalhe, de fazer cada lacinho. Achamos que isso faz a diferença e queremos que cada pessoa perceba que foi feito com carinho. Nossa maior ferramenta em busca de referências é a Internet.

DECARAÇÃO CASAMENTO AZUL CASAL

Penteadeira – Qual o tipo de festa que vocês mais curtem organizar? Por quê?

Bruna: pra mim, as festas mais divertidas são as temáticas, onde a gente pode abusar da nossa criatividade e buscar referências diversas. E o mais divertido é pensar como vai ser a festa, quais os elementos e cores que combinam com a proposta. Acho que fica mais divertido fazer algo diferente toda vez.

Nina: festas onde as pessoas compram nossas ideias e nos deixam à vontade para criar. Geralmente isso não acontece tanto em casamento, onde mesmo os mais ousados temem ser diferentes demais, e terminamos respeitando nosso cliente. Mas a verdade é que a gente adoraria fazer um casamento temático. Imagina?!

DECORAÇÃO FLORES LAS CUMADRES2

Penteadeira – As duas são casadas. Foram vocês mesmas que organizaram a festa de casamento?

Bruna – eu casei em julho do ano passado e a Nina me deu de presente a decoração do meu casamento! Foi o primeiro casamento que fizemos e pense no desafio! Agradar a sócia! Hahaha. Nós montamos tudo juntas e, no dia, ela organizou. Ficou lindo! Morri de chorar quando entrei olhando as luzinhas no teto que eu tanto quis e que ela não abriu mão!

Nina – me casei em Recife e, na época, nem imaginava um dia trabalhar com decoração de casamento. Mas, como eu sempre gostei de deixar qualquer evento corriqueiro da minha vida bonitinho e com a minha cara, a escolha de um bom profissional que entendesse o que eu queria e que tentasse me atender, por mais que parecesse bobagem, foi fundamental pro meu dia ficar do jeito que sonhei.

DECORAÇÃO NOIVOS BOLO CAMPO

DECORAÇÃO RÚSTICA CASAMENTO LAS CUMADRES

Penteadeira – De que forma a moda influencia o trabalho de vocês?

Bruna – pra mim é interessante ver como o processo de criar uma coleção pode ser bem parecido com o de criar uma festa. A gente escolhe um tema, define a paleta de cores, pensa nos elementos de inspiração da festa, escolhe enfeites para cada peça e isso é bem parecido com o planejamento de uma coleção. Claro que algumas coisas são bem diferentes, mas o princípio termina sendo o mesmo.
Nina: acho que o curso de moda é um curso que aguça muito o lado criativo. Lembro-me de algumas vezes sermos desafiados a criar um look com uma referência qualquer e ter que transformar aquilo em algo inovador, bonito e desejável. Acho que trabalhar com decoração é bem assim também, você chega em um lugar sem nada e transforma o óbvio em um cenário rico em detalhes e lindo.

DECORAÇÃO CASAMENTO LAS CUMADRES FLORES ALTAR

Serviço:
Para conhecer mais sobre o trabalho da Las Cumadres, é só entrar aqui. As fotos são da Love2Love Fotografia!

Liana Costa
Últimos posts por Liana Costa (exibir todos)

Deixe um comentário