A moda verde da Tiê

1
2106

Já faz um tempo que o conceito de moda sustentável deixou de ser promessa para virar realidade nas passarelas e vitrines por aí. Hoje, a pegada verde e o uso de materiais eco-friendly aliados a um consumo mais inteligente é uma bandeira levantada por grandes nomes como Stella McCartney, Vivienne Westwood e Oskar Metsavaht (não dá pra falar de moda verde sem falar de Osklen, né).

cover

Em Fortaleza, a moda sustentável ganhou, desde o início do ano, um cantinho para chamar de seu.  Impulsionada pela demanda entre os seus clientes por peças com um apelo sustentável, a consultora e especialista em marketing Fernanda Lenzi, 36 anos, trouxe a eco-marca paulistana Tiê para o Ceará.

A Tiê trabalha com comunidades artesãs para desenvolver produtos exclusivos e sustentáveis. São roupas, bolsas, sapatos e acessórios (masculinos e femininos) feitos de materiais como couro de tilápia, tecido produzido a partir de garrafas PET, pneus e – choca – cápsulas de café descartadas.

tie_fachada

Curtiu a ideia? Então vem descobrir por que o verde poder ser o novo pretinho básico no mundo da moda.

Penteadeira Amarela – Como teve a ideia de trazer a Tiê para Fortaleza?

Fernanda Lenzi – Tem aproximadamente 18 meses que me dedicava a encontrar algo inovador, e, numa pesquisa realizada com os shopers de uma empresa que dava consultoria, o que mais me chamou a atenção foi o pedido por produtos com apelo ecológico, sustentável. Nessa mesma pesquisa, esses shoppers afirmaram estar dispostos a pagar 30% a mais, desde que o produto tenha uma história de sustentabilidade ou que seja efetivamente ecológico. Pesquisando sobre empresas com esse perfil, encontrei a Tiê, que está em franca expansão e ainda não tinha nenhuma loja no Nordeste. 

Penteadeira – Qual foi a recepção do público daqui? O pessoal achou bacana e aderiu ao conceito de moda sustentável da marca?

Fernanda – Começamos o marketing de expectativa com aproximadamente 30 dias para a inauguração e, no dia 15 (de janeiro), a loja estava lotada. O que percebo é que estamos fazendo um trabalho de formiguinha, trazendo para Fortaleza o conceito de moda ecológica e sustentável e não de vestimentas ecológicas e sustentáveis. Nós, brasileiros, não temos essa cultura de sustentabilidade e, aqui em Fortaleza, não seria diferente; o que vejo é um aumento gradativo de consumidores eco conscientes e realmente preocupados em fazer a diferença para o planeta.                                                                                                                   

Penteadeira – O que é a “Moda Ecológica” adotada pela Tiê?

Fernanda – Para a Tiê, a Moda ecológica é baseada em três pilares da sustentabilidade: Econômico, Social e Ambiental, unidos as tendências mundiais de Moda. Esses três pilares devem interagir de forma holística e, assim, satisfazer o conceito da moda ecológica. Dentro do Social, que é o capital humano, nosso foco é realmente na pessoa e na comunidade. O cuidado com as pessoas, seja com nossos fornecedores (comunidades ribeirinhas, cooperativas e artesões), seja com nossos funcionários, é de propiciar um ambiente agradável, obedecer às leis trabalhistas, pensando na saúde e bem estar do trabalhador e de sua família. No Ambiental, que é o capital natural, nossa preocupação é em minimizar os impactos negativos das atividades econômicas no nosso meio ambiente, seja na compra de matéria-prima orgânica certificada ou em buscar fornecedores que estão adequados à legislação ambiental, além de praticar, dentro da própria empresa, conceitos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, como o uso adequado da água, da energia, o reaproveitamento de materiais, a coleta seletiva. E, no Econômico, vemos que gerar renda é também uma forma de inserir as pessoas na sociedade e dignificar através do trabalho. Contudo, com a Tiê, conseguimos mostrar que é possível ter lucro sem devastar o ecossistema.

tie_interior

Penteadeira – Como que funciona a cadeia produtiva da marca?

Fernanda – A Tiê trabalha em sistema de cooperativa, estimulando a criatividade dos nossos artistas populares e gerando renda para famílias, principalmente das comunidades ribeirinhas. Essas pessoas são treinadas, qualificadas e levam dentro delas o desejo pela preservação do nosso planeta mãe, através de um trabalho focado na sustentabilidade, mas que gere renda.

Penteadeira – Quais os principais materiais utilizados?

Fernanda – Algodão orgânico, tecido pet, tecido de bambu, tecidos reciclados (refugos das linhas de produção), couro de tilápia, garrafa pet, câmera de pneu, sacos de cimento, papel, cápsulas de café, etc.

Penteadeira – A Tiê possui algum trabalho com comunidades artesãs do Ceará?

Fernanda – Acabamos de chegar ao Ceará e, no momento, toda a produção é focada em São Paulo e no Sul do país. Mas, com a nossa chegada, a inserção de cooperativas locais é nosso próximo passo.

tie_detalhes

Penteadeira – Como transformar materiais descartáveis e alternativos em informação de moda? 

Fernanda – Com criatividade, amor e dedicação. E, claro, a tecnologia ajuda muito nesse processo, como é o caso do tecido pet, tecido de bambu e a borracha da cana de açúcar.

A mente deve estar aberta a novas possibilidades.

Penteadeira – O conceito de moda sustentável é uma das grandes tendências da última década? Por quê?

Fernanda – Tanto é verdade que hoje já vemos esse tema inserido na grade das faculdades de moda. Hoje, já temos dentro da educação infantil a inserção dos valores sustentáveis e, de dez anos pra cá, estamos preparando a moda para essa geração que está aprendendo a ser mais crítica, consciente e responsável no que se refere ao uso dos recursos naturais.

 

//Serviço:

Tiê Fortaleza

Rua José Vilar, 1420, Aldeota

3224-7565

facebook.com/tiefortaleza

Liana Costa
Últimos posts por Liana Costa (exibir todos)

1 comentário

  1. OLÁ
    SOU DE SALVADOR BAHIA FIQUEI APAIXONADA PELOS SEUS PRODUTOS, QUERO SABER SE VCS TRABALHA COM ATACADO PARA REVENDEDORA.
    AGUARDO
    BÁRBARA
    (71)33215301/88488017

Deixe um comentário