Música de cozinha #4: Colombina pra quando o Carnaval chegar

0
1224

Confete, cores, brigadeiro! Podia ser só mais um tema de alguma marchinha de Carnaval, mas faz parte da fantasia do Cupcake Colombina, um dos mais pedidos do meu (antigo) cardápio dos Cupcakes da Hiru.

Quando eu pensei em fazer a coluna e a receita de Carnaval, a primeira coisa que me veio à cabeça foi o cupcake mais colorido do meu cardápio que encantava todo mundo que dava uma mordida e outra e outra…

cupcake colombina 1_edited-1

O topo de brigadeiro, o bolo mesclado nas cores rosa, verde, azul e lilás, virando um arco-íris molhadinho de leite condensado por dentro e, a cada mordida, o barulho crocante dos confetes coloridos, todo esse Carnaval dentro da boca.

Lembrei que foi no Carnaval a primeira vez que meus bolos saíram no jornal, e era o Cupcake Colombina todo bonito e estampado por lá. Descobri que eu tenho várias boas lembranças de outros carnavais, mesmo sem nunca ter seguido um trio elétrico ou ido na Bahia.

O axé dos anos 90, minha Tia que ouvia Daniela Mercury e até hoje quando toca “Nobre Vagabundo” meu coração dispara. Uma amiga que ouvia o CD da Banda Eva do Carnaval o resto do ano inteiro; eu, no auge da minha juventude, no primeiro Carnaval de rua com a Leydi, minha irmã, e o joelho ralado (caindo sempre) acompanhando o povão, além dos carnavais fora de época nas festas de Fortaleza, abraçada com Davi dançando Silvia Machete cantando “Manjar de Reis”, ralando no “Disque Tchan” nas festinhas em casa e cantando “Alô Paixão, Alô Doçura” no karaokê às cinco da manhã.

Música de Cozinha #4: Colombina pra quando o Carnaval chegar. from Rafaela Hiru on 8tracks Radio.

Parece que eu tive mais carnavais do que eu pensava, em doses exatas durante todo ano. E sou feliz por isso, por ter feito as pessoas felizes com um bolo colorido cheio de brigadeiro e amor, e pelas noites dançantes na cidade grande ou na cozinha de casa batendo claras em neve, lavando louça só de sutiã e dançando/cantando “O Baile Betinha”.

Segue a receita desse frevo doce de cor . E que ela torne seu Carnaval inesquecível.

cupcake colombina

Ingredientes:
Massa
4 ovos
3 xícaras de farinha de trigo com fermento
2 xícaras de açúcar
¼ xícara de leite
¼ xícara de creme de leite
3 colheres bem cheias de manteiga
4 corantes de cores diferente (rosa, azul, verde e lilás)
forminhas de papel para cupcake

Recheio
1 caixa de leite condensado
leite

Cobertura
2 caixas de leite condensado
2 colheres de manteiga
4 colheres de chocolate em pó

Preparo
Bata as claras em neve e reserve. Em outro recipiente, coloque as gemas, manteiga e açúcar e bata até virar uma massa esbranquiçada. Adicione, peneirando, 2 xícaras de farinha de trigo com fermento, depois coloque o leite e o creme de leite.

Misture bem com uma espátula ou colher e depois bata por apenas 10 segundos na batedeira para deixar a massa bem incorporada. Adicione as claras em neve misturando delicadamente. Use a espátula. Depois coloque a última xícara de farinha de trigo peneirada, misturando tudo até que vire uma massa homogênea.

Separe em 4 tigelas, adicione gotinhas dos corantes em cada uma delas. Coloque as forminhas de papel na forma de cupcakes e vá colocando uma colher de cada cor até preencher a forminha. Dica: encha a forminha deixando o espaço de um dedinho pra quando o bolinho cozinhar e crescer. Leve ao forno médio por até 20 minutos. Tire do forno e deixe esfriar.

Para a cobertura de brigadeiro, coloque todos os ingredientes numa panela e mexa até que desgrude do fundo. Lembrando que tem que ser o ponto de brigadeiro de enrolar, ele é mais firme pra poder confeitar com o bico. Depois de pronto, coloque em um prato, espalhe e espere esfriar.

Fure os bolinhos no meio, buracos pequenos, para rechear, reserve as tampinhas. Coloque o leite condensado nos buracos, não encha, pegue o leite coloque num pires e molhe as tampinhas e feche os cupcakes. Feito isso, verifique se o brigadeiro esfriou e ficou firme. Prepare o saco de confeitar e um bico pitanga bem aberto, coloque o brigadeiro e confeite seus cupcakes. Decore com bolinhas e confetes.

Depois é só comer dançando.

É isso.

Desejo a todos um incrível Carnaval, seja onde for. E o mais importante sempre é estar do lado das pessoas que são o seu Carnaval durante o ano inteiro.
Um beijo.

Rafaela Hiru
Últimos posts por Rafaela Hiru (exibir todos)

Deixe um comentário