Intercâmbio: em família 

0
1086

intercambio_familia_canada_hi_bonjour

Pra você, viajar para outro país é sinônimo de ficar longe da família? Então você está por fora da nova tendência do mundo das viagens: Intercâmbio em Família! A procura por viagens para estudar no exterior que envolvem pais e filhos está em alta e cresce cada vez mais nas agências personalizadas como a Hi-Bonjour.

A psicóloga Juliana Castro, de 33 anos e o físico Edson Benício, de 36 anos, embarcaram nesta nova tendência há quase 1 ano. Ela é estudante de doutorado na Universidade de Brasília e veio fazer parte do seu doutorado sanduíche na Université du Québec à Montréal (UQAM), e ele também veio fazer parte do doutorado que cursa na Universidade de Brasília, na University of Calgary, no Canadá. A filha do casal, Giovana Benício, de 11 anos, veio acompanhando a família nesta nova experiência, fez o programa Summer Camp e depois entrou em uma escola pública de Montreal. Nem preciso falar que está arrasando no francês, né?

intercambio_familia_hi_bonjour

Eles chegaram no Canadá em julho de 2013, mas a preparação para o intercâmbio durou cerca de um ano e meio. Mãe e filha estudaram francês em Brasília e o pai inglês. A Hi-Bonjour organizou a chegada da família, providenciando acomodação em Montreal, transporte, seguro saúde, escolas de idiomas e oferecendo o suporte necessário para que eles fossem recebidos com tranquilidade no lugar que escolheram para viver por um ano. 

Para a Juliana Castro, a experiência está valendo a pena. “Fazer intercâmbio em família é extremamente interessante pois a cada nova descoberta, a cada aprendizagem, podemos compartilhar entre nós todas as novidades! Morar um tempo em outro país requer também um pouco de jogo de cintura para adaptação a uma nova cultura, e o apoio da família pode fazer a diferença”, contou a intercambista.

intercambio_familia_canada_hi_bonjour_3

Está gostando da nova tendência e ficando com vontade de viajar com sua família?  Acredite, você também pode viver esta experiência. Basta um bom planejamento e organização. Existem diversos tipos de intercâmbio para a família: programas de curta duração de verão, programas de inverno, programas de estudo do idioma e ainda os mais longos que envolvem cursos de graduação, mestrado, doutorado, cursos profissionalizantes ou técnicos e experiência de trabalho internacional.

Agora você me pergunta se vale a pena fazer intercâmbio em família já que o objetivo é aprender o idioma e não falar o português! A resposta é simples: sim, vale a pena se toda a família colaborar. No caso da Juliana e do Edson, por exemplo, ele optou por um doutorado em outra cidade e em outro idioma. A família alugou um apartamento em Montreal com a ajuda da Hi-Bonjour, mas ele viaja à Calgary todos os meses para se apresentar na University of Calgary. Quando chegaram, estudaram em escolas diferentes em tempo integral. A filha Giovana hoje até corrige os pais com os ‘pequenos erros’ cometidos no novo idioma. 

intercambio_familia_hi_bonjou_2

Outras famílias, ao invés de alugar apartamento, preferem ficar em homestay (casa de família), assim vão ser obrigadas a praticar o novo idioma. O importante é sempre ficar em salas de aula diferentes e nunca falar português quando estiverem em público. Cumprindo essas duas regrinhas, fica fácil terminar o intercâmbio dominando a nova língua.

Somado ao domínio do inglês e francês, a nossa família de intercambistas vai levar para o Brasil muita cultura na bagagem. “Além do aprendizado dos idiomas e de como passar um inverno longo e rigoroso (rsrs…. isso é importante), fica um aprendizado de como a vida fica mais tranquila quando incluímos em nossa rotina atividades de cultura e lazer, como as que vivenciamos em Montreal com frequência. Quando voltar, vamos prestar mais atenção às opções culturais de Brasília para aproveitarmos mais, contou a doutoranda. Ela ainda faz questão de salientar que levará para o Brasil alguns hábitos da cultura canadense. ‘’No Brasil, com certeza vou levar meu almoço para o trabalho e deixar o almoço pronto para meu marido e filha. Além de ser mais saudável, é bem mais barato’’.

intercambio_familia_canada_hi_bonjour_4

Um intercâmbio em família pode proporcionar um grande crescimento pessoal, profissional e familiar. É uma oportunidade para os pais observarem como seus filhos vivem no exterior antes deles embarcarem para um intercâmbio sozinho no futuro. Giovana já fala em ir para França daqui alguns anos  

É também uma experiência única na vida dos pais e dos filhos, que vivem momentos inesquecíveis em uma nova cultura, com novos costumes e hábitos. E esta nova tendência serve para todas as idades: pais adultos com crianças ou adolescentes, pais da terceira idade com filhos adultos, apenas casais ou irmãos viajando juntos! 

Ficou curioso para saber os programas que mais se adequam ao perfil da sua família? Entra em contato com a gente através do site www.hibonjour.com.br ou do e-mail contato@hibonjour.com.br que montaremos um roteiro personalizado para que sua família, levando em consideração o perfil de cada viajante, as preferências, o estilo de vida e o budget. 

Hi Bonjour Intercâmbio
Últimos posts por Hi Bonjour Intercâmbio (exibir todos)

Deixe um comentário