Moda: Ronaldo Fraga e seu estilo que vai além do vestir

1
2184

Para quem é apaixonado por moda, ir a Belo Horizonte e não pensar em Ronaldo Fraga é impossível. Como fã do estilista, o Minas Trend (que eu contei como foi aqui, aqui e aqui) foi um gancho para conhecer de perto seu trabalho. Para isso, visitei dois lugares imperdíveis: a exposição “Recosturando Portinari por Ronaldo Fraga” e sua loja.

capa ronaldo fraga belo horizonte exposição loja

“Recosturando Portinari” mostra a história do artista, alguns de seus rascunhos, elementos que permeiam a obra do modernista (como passarinhos e balões) e o processo de restauração de uma de suas obras mais importantes, “Civilização Mineira” (de 2,34m x 8,14m), que está instalada na própria Casa Fiat.

exposição costurando portinari ronaldo fraga bh

exposição recosturando portinari ronaldo fraga bh

Porém, a curadoria do Ronaldo foi além da proposta inicial e conta como o designer e estilista transpôs para o universo da moda a obra, tornando-se Portinari o tema da sua coleção Verão 2014, com direito a exposição das próprias roupas e um vídeo com o ele falando sobre seu processo criativo.

exposição recosturando portinari ronaldo fraga bh looks

exposição recosturando portinari ronaldo fraga bh looks detalhes

exposição recosturando cândido portinari ronaldo fraga bh looks

A exposição fica até o dia 26 de outubro, na Casa Fiat, localizada da agradável Praça da Liberdade. E é gratuita! 😉

Para completar o passeio, precisei conhecer de perto a loja do Ronaldo na cidade. Localizada na rua Fernandes Tourinho, 81, a loja não poderia ser mais a cara do estilista, a começar pela fachada e o corredor de entrada:

loja ronaldo fraga fachada

No seu interior, a coleção de verão 2014, a mesma da exposição! Com muito medo, fui conferir os preço e, para minha surpresa, não me assustei. As roupas vão de R$ 90 a R$ 500, mais ou menos. Também tem acessórios e outras coisas legais para decorar a casa.

loja ronaldo fraga looks copy

Impossível não se apaixonar pelos detalhes…

loja ronaldo fraga detalhes

…e não se encantar pela coleção infantil!

loja ronaldo fraga infantil

Comprei uma calça, uma camiseta e um baralho – que, como não jogo, pensei em fazer um mural com as cartas, estampadas com caricaturas do Ronaldo, o que acham?

loja ronaldo fraga baralho

Então fica a dica pra quem vai para BH e ama moda: conferir o que tem do mineiro Ronaldo Fraga rolando!

Larissa Viegas

1 comentário

  1. Ronaldo, fiquei conhecendo alguns de seus trabalhos com uma amiga que acabou de mudar pra Califórnia. Estou indo ao Brazil em novembro e adoraria visitar seu atelier.
    Um grande abraço,
    Elza Tomaz de Cantuária

Deixe um comentário