Viagem: “planeta” Atacama

0
1189

Já tem alguns meses que eu fui ao Chile, mas as perguntas nunca terminam: o que você achou do Atacama? O que tem pra fazer lá? Por conta disso, resolvi fazer um roteiro de viagem com algumas dicas desse encantador deserto!

viagem deserto do atacama

POR QUE O DESERTO?

san pedro de atacama lagunas

Escolhemos o destino por alguns motivos, mas o principal, claro, foi sentir (literalmente) na pele o clima de um deserto. Outros detalhes, como o período da viagem (fui no verão, impossível de aproveitar a neve do sul do País), o fato de ser um destino exótico e os diferentes passeios também influenciaram na nossa escolha.

viagem deserto do atacama2

 

MALA

san pedro de atacama viagem mala

Eu fiz um post sobre o que levar na mala para o deserto aqui, mas friso: não esqueça o protetor solar e o casaco para temperaturas negativas. O motivo é simples: durante o dia, os termômetros chegam a 28º e à noite caem para 12º. Mas já já eu falo o motivo da temperatura negativa. Ah, leve roupa de banho!

san pedro de atacama viagem mala casaco

TRANSPORTE

Ao escolher o Atacama como um dos destinos chilenos, fui atrás de saber como chegar lá. São três opções: alugar carro, passar 24 horas dentro de um ônibus, aproveitando a paisagem e deixando a bunda quadrada; ou via aérea. Por conta do pouco tempo de férias (10 dias), escolhemos ir de avião mesmo. E aí, mais uma surpresa: alguns sites informavam que não valia a pena comprar pelo site da Lan brasileiro (que é o mesmo da Tam) por conta do preço, porém, não era todo mundo que conseguia comprar pelo da Lan chileno. No site daqui o preço chegava a ser três vezes maior! Assim, apostamos todas as nossas fichas e conseguimos comprar no chileno. Cada passagem, com a taxa de embarque, custou 73.398 pesos chilenos. Na hora de procurar por passagem, o destino deve ser Calama.

viagem san pedro de atacama avião

 

TRANSFER AEROPORTO-HOTEL

viagem deserto do atacama1

Cuidado para não se perder no aeroporto! hehehe Brincadeira… Ele é beeem pequenininho, não tem erro. Vá atrás de uma empresa de transfer, que tem um guichê na saída dele. A nossa foi a Licancabur e custou cerca de 12 mil pesos chilenoso trecho, por pessoa. Já pague a ida e a volta, para facilitar a sua vida garantir um descontinho. Eles deixam na porta do hostel e te buscam no horário combinado na volta. Ao pegar o transfer, prepare-se para uma segunda viagem. De Calama até San Pedro de Atacama dá mais de uma hora de van. Eu e o Igor fomos no banco da frente, junto com a motorista. A experiência foi bem legal porque ela já foi contando histórias da região e deixou a gente parar para tirar algumas fotos.

HOSPEDAGEM

hostal solor atacama

San Pedro de Atacama é pequena, beeeem pequena. Quando você começa a andar, achando que tem muita coisa pra ver, a cidade já acabou! Quando escolhemos o hostel, levamos em conta o conforto (suíte individual, com café da manhã) e, vendo o mapa e o tamanho da cidade, deixamos a opção “localização” em segundo plano. O nosso hostel era o Hostal Solor, administrado por mãe e filho, supersimpáticos! Fica perto do Pueblo de Artesanos e da estação de ônibus (que nada mais é que uma parada). Fica a 1,4km do centro e dá pra ir à pé, tranquilamente, a qualquer hora do dia e da noite. As três diárias ficaram por 150.000 pesos chilenos. (a foto é do Booking, onde fizemos a reserva).

A CIDADE

san pedro de atacama a cidade

San Pedro de Atacama vive exclusivamente do turismo. Lá tem gente do mundo inteiro. Por conta disso, os preços são mais salgados que os de Santiago, seja em hospedagem, alimentação ou compras. Em paralelo, as pessoas são incrivelmente simpáticas e tem loja de tudo. Vacilou igual a gente e precisa comprar um megacasaco? Tem loja da The North Face e da Columbia por lá! Pizzarias e lanchonetes também não faltam. Quer uma coisa barata? Ceviche! O prato típico tem preço acessível se comparado aos demais, principalmente se você comer onde os moradores se alimentam – uns trailers, tudo bem simples, mas limpinho e com um menu completo.

san pedro de atacama noite

DINHEIRO

san pedro de atacama lenbrancinhas

Leve dinheiro vivo! A cidade toda só tem um caixa eletrônico, que fica dentro de uma farmácia (pelo que a gente viu), localizada na rua Caracoles, a principal. Leve também já cambiado de Santiago, pois o real é (bem) mais desvalorizado no Atacama. No meu hostel, o pagamento também precisou ser feito em dinheiro. Se gostar de lembrancinhas, também aproveite e leve um extra para comprar nos mercados de artesanatos. Dá pra pechinchar e comprar muita coisa fofa, pra vestir, decorar e presentear (tipo essa lhama e o meu gorrinho da foto anterior hihih).

PASSEIOS

passeios atacama

São os melhores! Fechamos todos por uma única empresa, mas não conseguimos lembrar o nome :(. Todas as agências ficam na rua Caracoles. Pechinchamos e ainda ganhamos desconto no aluguel da bike, que pegamos no último dia. Saiu tudo por cerca de 90 mil pesos chilenos por pessoa, mais as entradas das reservas/parques (16 mil por pessoa, no total). Fizemos amizade com todos os motoristas e fomos sempre no banco da frente da van. Assim, eles falavam com o grupo sobre o local que visitávamos e conversavam trivialidades com a gente hehehe. Ao todo foram quatro dias e dividimos a programação assim:

*** DIA 1 ***
– Saída de Santiago para Catama/Atacama (são exatas duas horas de voo);
– Chegada e acomodação;
– Trocar o dinheiro e programar os passeios.
– pausa para almoço!

almoço san pedro atacama

Tour Astronômico – A gente acha esse tipo de programa superdiferente, e como não tinha outra opção noturna, topamos. É beeem interessante, mas o céu precisa estar limpo para vermos alguma coisa. Demos sorte e passamos algumas horas recebendo uma mega aula (em inglês, mas o “guia” também fala espanhol) sobre estrelas, planetas, constelações etc! O observatório é um pouco distante, então o frio é grande. Vale levar casaco! (não temos fotos nossas por motivos óbvios hehehe)

observatório estrelas atacama

*** DIA 2 ***

Já bem cedinho (e com um pouco de frio), a van nos pegou no hotel para visitarmos as Lagunas Altiplanicas. Em Toconao, visitamos o Parque Nacional Los Flamencos, que abriga três espécies do animal. Já no primeiro passeio você recebe uma aula do deserto, que é basicamente composto de areia e sal. Sim, é sal por toda parte! Infelizmente não conseguimos ver os flamingos muito de perto, mas o lugar é lindo. Lá, tomamos um café da manhã simples, mas feito com amor, pelo pelo próprio guia! 😉

PARQUE NACIONAL LOS FLAMENCOS

Visitamos a cidadezinha de Socaire, que fica a 3200m de altitude e as casas são construídas com pedras vulcânicas…

socaire san pedro atacama

… e o Salar de Atacama, a Laguna Chaxas e as Lagunas Miñiques e Laguna Miscanti, que parecem verdadeiros oásis no meio do deserto. Ao fundo, morros de areia e sal se confundem com vulcões, ativos e inativos. O maios vulcão da região possui 6 mil metros de altura e é o 5º maior do mundo. Não se engane com o sol: a temperatura ainda é baixa.

laguna miñiques atacama

À tarde, fizemos um passeio da Laguna Cejar. Essa Laguna parece aquelas coisas que a gente vê no Globo Repórter, sabe? A primeira instrução que você recebe do guia é não mergulhar, não molhar o rosto. Depois que você entra na água percebe o motivo da recomendação: é PURO sal! Um ótimo lugar para ficar boiando hihihi Apesar de divertido, ficam algumas dicas: nada de levar a GoPro (a minha passou o resto do dia imunda por conta do sal) e não use o seu melhor biquini!

laguna cejar atacama

Em seguida, Seguimos para os belos Ojos del Salar. Reza a lenda que foi um meteoro que caiu na terra, fez um buraco no solo, não aguentou a temperatura do centro do planeta e voltou pro espaço, fazendo um outro buraco! hehehe são dois enormes buracos, com cerca de 50 metros de profundidade. Mas eu já tava tão salgada que não tive coragem de entrar na água.

ojos del salar

Para encerrar o dia, fomos para a lindíssima Laguna Tebinquinche. Lá você vê uma mistura linda, de sal e água. São tantos tons de azul! Enquanto brindávamos com pisco, presenciávamos um lindo por do sol.

Laguna Tebinquinche atacama

*** DIA 3 ***

Literalmente madrugamos. Às 4:30, ainda noite, a van nos pegou no hostel e seguimos para o local mais incrível da viagem: os Geysers del Tatio, localizado no Campo Geotermico, a uma altitude de 4.400m e uma temperatura que vai de -20º a -4º. Demos “sorte”, pegamos apenas -7º. São três tipos de gêiseres: um que jorra água, outro que a água vira fumaça e um que é só fumaça. Não podemos pegar no da água, é queimadura na certa! Tiramos muitas fotos e degustamos mais um café da manhã, com uma vista inesquecível.

geysers del tatio atacama

A viagem seguiu para as termas: uma piscina natural, com água beeeem quentinha! Imagina aí: tirar a roupa em uma temperatura negativa e se jogar numa piscina fervendo? hehehe O local tem toda uma estrutura para se trocar, viu?

termas atacama

Por último, visitamos o Poblado de Machuca. Mil coisas vêm à cabeça em um lugar como aquele. Como aquelas pessoas sobrevivem? Como é o dia a dia? E a alimentação?

pueblo machuca atacama

Então nos deparamos com um vendedor de espetinho… De lhama! E, confesso, é uma delícia!

espetinho lhama

À tarde, fomos para o último passeio, o Valle de la Luna. A primeira parada é Cânion das Cuevas de Sal, com suas cavernas feitas de (adivinha!) sal e areia! A dica é ir de tênis e uma roupa mais confortável, porque é um tal de sobe e desce pedra… Uma das coisas mais interessantes são os sons que você ouve no local, de rochas estralando. Muito legal!

DCIM102GOPRO

De lá, caminhamos pelo Anfiteatro Atardecer (que parece cenário de filme de ficção científica), com uma formação rochosa que lembra o Coliseu. Passamos também nas Três Marias, uma formação rochosa que as lembram beeeem de longe. E, para encerrar com chave de ouro, mais um por do sol, agora no mirador. Um penhasco incrível, com uma pedra mais saliente que eles chamam de Piedra del Coyote (fazendo referência ao personagem de desenho animado). Acho que a foto fala por si só, né?

pedra do coyote atacama

*** Dia 4 ***

Último dia!!! Como o voo era à tarde, fomos nos despedir com um passeio de bicicleta pelo deserto. Pegamos um mapa, seguimos as placas e fomos parar em Pukará de Quitor. São só 3 km de distância do centro, mas o caminho é uma delícia de percorrer. É uma fortaleza do século 12, erguida pelo povo atacamenho como forma de se defender de possíveis invasões. A vista é bem legal!

DCIM102GOPRO

O QUE EU APRENDI

lhamas atacama

– Para onde você for, leve sempre muita água. Em nenhum passeio existem “ambulantes” vendendo a bebida. Não é um item barato, mas a altitude + a desidratação podem lhe render um grande mal estar!

– A região é muito seca e a temperatura oscila muito. É muito pobre também, e as cidades tem pouquíssimos habitantes.

– TUDO é reserva ambiental. Gostou de uma pedrinha? Deixa lá. primeiro que ela vai, literalmente, derreter na sua mala e encher suas roupas de sal. Segundo porque se você é flagrado por um guarda, a multa são de muitos pesos.

– Bebam pisco. É bom demais!

pisco atacama

Larissa Viegas

Deixe um comentário