Gastronomia: Os vinhos incríveis de Susana Balbo

1
1418

crios susana balbo

Recebi, no dia do meu aniversário de 30 anos, um convite muito especial da súper RP Marisa Quixadá: participar de um encontro com a argentina Susana Balbo, umas das mulheres mais importantes no mundo do vinho. Como toda história de mulher poderosa me interessa, aceitei e fui à Casa de Moá saber mais sobre ela.

susana balbo

Natural de Mendoza, Susana tem o amor pelo vinho como herança de família. Em 1981, ela se graduou como enóloga e se tornou a primeira mulher na Argentina com o título. Logo no primeiro emprego, começou a criar vinhos com um toque diferente, com notas florais e refrescantes, estilizando com muita personalidade as bebidas feitas a partir da uva argentina Torrontés.

04 - Susana Balbo na apresentação deFortaleza

Ela contou que as dificuldades foram muitas. Não era comum darem trabalho a uma mulher nesse ramo. Suas criações eram consideradas femininas demais, que aqueles não eram vinhos para vender. Mas algo aconteceu e mudou a trajetória de Susana Balbo: um de seus vinhos foi escolhido por uma companhia aérea para ser servido na primeira classe. E começou a carreira internacional.

Em 1999, chegou aos Estados Unidos e à Inglaterra. Logo depois ao Brasil. E foi nesse ano que também passou a fabricar os próprios vinhos, com uvas dos próprios vinhedos, dando início à Dominio del Plata, hoje tradicional bodega argentina.

foto susana balbo

Tradicional só no nome, porque os rótulos produzidos são bem diferentes. Como ela mesma contou na Casa de Moá, seus vinhos são modernos e ousados e, nas prateleiras, têm qualidade semelhante à dos franceses e preço mais baixo que dos californianos.

susana balbo nosotros

Experimentamos o Crios Torrontés, o Crios Pinot Noir, o Susana Balbo Signature e o Nosotros, um mais delicioso que o outro. Se no início da carreira Susana era criticada pela “feminilidade” de seus vinhos, hoje essa suavidade no sabor vem acompanhada de altos percentuais alcoólicos, em uma combinação que, na minha opinião completamente leiga, seria impossível de ser alcançada. Ou seja, quer um vinho com 15º de álcool sem amargor? A moça tem.

Pedi pro meu querido amigo e companheiro de mesa, o sommelier Zeh Lima Filho, apresentador do programa Gastronomia & Vinhos da rádio O POVO/CBN, pra escrever pra gente um pouquinho sobre os vinhos de Susana Balbo. Um luxo e uma honra tê-lo aqui!

zeh lima filho sommelier

 

“Os vinhos de Susana Balbo possuem alma feminina: são profundos, marcantes sem perder a delicadeza. A linha Crios, com excelente custo/qualidade, dá destaque aos varietais Torrontés, vinho branco com frescor ideal para um dia de praia, e o Pinot Noir, perfeito para os fãs de vinhos tintos mais sutis. O rótulo que leva seu nome – Susana Balbo Signature – traz um cabernet sauvignon bastante estruturado porém longe de ser agressivo. E como obra-prima da grande dama que é, o Nosotros revela um Malbec em estado de perfeição: frutado, tânico, totalmente integrado e delicioso. Brava!”

Pra finalizar, meu look pra ocasião, com vestido Forever 21+, cardigan Target, sapato Riachuelo e bolsa Kate Spade. Foto do Zeh .

look bistro de moa

Alinne Rodrigues

1 comentário

Deixe um comentário