Intercâmbio: Tudo sobre imigração canadense

4
1246

imigração canadense

Muitos dos estudantes da HI BONJOUR nos perguntam: e se eu quiser, depois do intercâmbio, imigrar para o Canadá, é possível?
Devido à grande curiosidade dos brasileiros sobre imigrar para o Canadá e suas possibilidades, eu resolvi escrever sobre o assunto e dar dicas para vocês.

Hoje eu estou estudando o assunto num curso de Consultoria de Imigração que estou fazendo aqui em Montreal, estarei me formando no segundo semestre e conseguirei ainda mais ajudar nossos estudantes.

imigração canada dicas

Dentro da história do Canadá, a imigração sempre foi uma chave importante para a economia e hoje ela continua sendo. O que mudou foi o tipo de imigração. No início do país, a imigração era apenas para trazer trabalhadores para construir o país e depois muitos eram enviados de volta.

Durante algumas épocas, a imigração canadense foi preconceituosa e selecionava, sim, as pessoas por cor, raça e religião. As décadas e décadas foram passando e em 1962 o governo canadense criou o que chamamos de “imigração econômica” voltada totalmente para o mercado de trabalho.

Isso significa que hoje o Canadá busca “trabalhadores qualificados” e não qualquer trabalhador. Daí as listas de profissões prioritárias, que são aquelas que realmente o mercado precisa e irá absorver.

canada-work

Essa busca por trabalhadores qualificados é realizada cada vez mais rigorosamente, ou seja, exigindo qualificações cada vez mais altas. As mudanças do governo na imigração atual também tiveram como objetivo agilizar e principalmente encontrar os melhores, por isso a mudança do processo federal instalando o programa chamado “Express Entry”.

O que seria esse programa? Resumindo, é um grande banco de dados criado pelo governo federal para encontrar as pessoas certas. Ou seja, qualquer um tem direito a preencher um formulário para entrar deste “programa”. Então por exemplo: um casal quer imigrar no Canadá, ambos podem preencher este formulário que irá pontuar suas qualificações.

Com todos esses formulários, o governo irá verificar quais são os trabalhadores necessários de acordo com a necessidade do mercado naquele momento. Sempre haverá uma pontuação e esta será dada de acordo com a qualificação e profissão. Então, ao encontrar esses trabalhadores, o governo seleciona, e a pessoa irá receber a residência permanente em poucos meses.

canada

A grande intenção do Governo Federal é selecionar de 3 a 4 vezes por ano os trabalhadores que já terão emprego no Canadá assim que receberem a residência permanente. Pois, para o governo, quem trabalha paga impostos e gira a economia, o que é o grande objetivo da imigração canadense.

A pessoa tem direito de deixar seu pedido de imigração durante um ano neste “banco de dados do governo federal”. Caso você não seja selecionado neste ano, seu pedido será automaticamente apagado e você terá que realizar um novo pedido.

Nos últimos anos, se notou a dificuldade dos imigrantes de serem inseridos no mercado de trabalho. Tirando na área de TI, que é muito forte no país, nas outras áreas o imigrante pode demorar de um a cinco anos para conseguir entrar no mercado de trabalho na sua própria área profissional.

Pode assustar estes dados aos brasileiros que querem imigrar, mas é superimportante, pois o trabalho é uma parte integradora na vida de uma pessoa, e estar ciente de que poderá trabalhar em outra área até ter a chance de estar trabalhando na sua área é necessário.

Outro ponto importante: cada um tem sua história de imigração. Conhecer, planejar e preparar sua imigração é necessário. Mas querer que sua vida seja igual ao do fulano ou ciclano do blog X é impossível. Você é único e terá uma experiência única para você.

Além do Express Entry um outro bom programa atual de imigração bem interessante é para a província do Quebec, o chamado “Programa de Experiência Quebecois (PEQ)”. Atenção, quem participa do Express Entry não pode morar na província do Quebec.

quebec

O PEQ é um programa voltado para quem quer estudar na província do Quebec e depois imigrar. O estudante deve vir fazer um College, Universidade (MBA, mestrado, doutorado, etc) de no mínimo 1.800 horas e, seis meses antes de terminar o curso, irá poder pedir o CSQ (Certificado de Seleção do Quebec). Este documento irá selecionar você para morar no Quebec.

Quando a pessoa recebe o CSQ ele irá pedir a residência através do governo federal. Isto é bem importante entender: o Quebec é a única província que seleciona o imigrante, logo o federal não analisa esta parte, só questões de saúde e antecedência criminal. O que não acontece nas outras províncias, elas indicam ao governo federal alguns candidatos e, com esta indicação, o governo federal irá analisar e selecionar esses imigrantes.

Se você tem intenção de imigrar para o Canadá, sem dúvida alguma o primeiro passo é a língua: dominar o inglês e o francês é essencial para se inserir adequadamente no mercado de trabalho.

Continuarei meus estudos nesta área e manterei vocês informados.

Hi Bonjour Intercâmbio
Últimos posts por Hi Bonjour Intercâmbio (exibir todos)

4 comentários

  1. Durante muito tempo quis morar no Canadá (ainda desejo, na verdade). Mas minha área de formação (Sociologia) não ajuda em nada. Penso que a melhor forma seria fazer um College e depois permanecer. Mas existe regra sobre qual curso escolher ou pode ser de qualquer área?

    Adorei o post.

    Beijo.

    • qualquer área tá valendo, Fê! o importante é a quantidade de horas do curso do seu college. eles concedem o visto de trabalho e, agora, até o de residência permanente a quem tá afim de estar no país, trabalhando na área do curso ou não. no caso, é um pouco difícil já chegar e começar direto na sua área, até no post fala isso, mas normalmente a galera que imigra vai bem desapegada e quer mesmo é ter uma vida mais simples, mas com muito mais qualidade. =) também tem aquela coisa: o salário mínimo de lá é muito bom, dá pra viver razoavelmente com ele

    • Oi, Bruno! Não sei informar direitinho, mas acho que não. Normalmente tem as instituições que são credenciadas. Fala com o pessoal da Hi Bonjour Intercâmbio que eles têm todas as informações atualizadas. =)

Deixe um comentário