Moda: Dragão Fashion Brasil 2015

0
1327

Ontem foi o lançamento da edição 2015 do Dragão Fashion Brasil. Realizado no RioMar Fortaleza, o evento foi ótimo para sabermos tudo que vai rolar no DFB, entre os dias 4 e 10 de maio. E agora a gente conta tudo pra vocês!

dfb 2015 programação

Considerado o maior evento de moda autoral do Brasil, o DFB ganha, nesta edição, uma nova estrutura, montada no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, com uma vista incrível para a praia mansa. O tema é “Mãos à obra, mãos à moda” e, novamente, será gratuito e aberta ao público. O diferencial? A estrutura!

Gente, de acordo com o projeto mostrado pelo Cláudio Silveira, O evento vai ser incrível! Palestras, workshops, food trucks, Champanheria, música, desfiles, lounge praia e festas são algumas das ações.

praia

CONCEITO
De 7 a 10 de maio as ações serão no Terminal, decorado e estruturado especialmente para receber o público e os artistas convidados. Assim, o evento será uma verdadeira vitrine para os novos talentos da moda brasileira, tornando-o um espaço para integração e discussão. Serão ao todo 32 desfiles.

O tema é um verdadeira incentivo à moda autoral e artesanal do Brasil. “O DFB compreende a cultura da moda sob o ponto de vista antropológico: como uma legítima manifestação dos desejos, da personalidade e da construção histórica de um povo”, ressalta Cláudio Silveira. Com isso, o DFB 2015 vai proporcionar, em todas as suas ações, um resgate dos saberes locais e valorização das tipologias artesanais produzidas por comunidades de artesãos do Nordeste do Brasil.

dfb logo 2015

DESFILES
Estilistas nacionais e internacionais seguem também o tema da 16ª edição do DFB, a moda autoral. Os 32 desfiles serão apresentados em duas salas, com capacidade para mil pessoas cada. São eles:

DFB Line-UP

CONCURSO DOS NOVOS
Ação já tradicional do evento, a qual mobiliza alunos dos cursos de Estilismo, Moda e Design de todo o País, que elaboram peças sob a supervisão de seus docentes. Nessa edição, oito instituições de quatro estados (Ceará, Pará, Paraná e São Paulo) levam estudantes para a etapa final do concurso que acontece durante o DFB 2015. Na seletiva, os alunos tiveram que criar peças a partir do tema “O uso inovador e coletivo dos saberes artesanais”, mostrando domínio sobre desejo conceitual e apelo comercial dos looks. A segunda etapa será a apresentação da “coleção-cápsula” (composta de oito looks) nos desfiles coletivos do DFB.

PROJETO COMUNIDADE MODA
É um reality show exibido pela TV Cidade (Rede Record) que revela talentos do Design de Moda em comunidades da periferia de Fortaleza. Com programas de 30 minutos de duração, o Comunidade Moda traz, no último episódio, a apresentação dos oito jovens participantes em desfile realizado durante o próprio DFB. Os detalhes do reality podem ser conferidos aqui.

COMUNIDADE MODA

DRAGÃO PENSANDO MODA
correalizado pelo Senac Ceará, é uma programação educacional com atividades de formação profissional. Ele vai abrir o DFB, no dia 5 de maio, no Sesc Senac Iracema, com cursos. De 7 a 10 de maio, o DPM passa a ocorrer em auditório montado Terminal Marítimo do Porto de Fortaleza.

De 5 a 8 de maio, das 8 horas ao meio-dia, o DPM ocorre no Senac Iracema (Rua Boris, 90 C, Praia de Iracema) com uma programação especial de cursos pagos, ministrados pelos próprios instrutores da Instituição. Os temas abordados serão ‘Introdução a Moulage’, com Beth Malveira e Kyko Araújo; ‘Design de Interiores e a Moda: Estilos Vintage, Contemporâneo e Retrô de seu Ambiente’, com Stékel Bittencourt; ‘Planejamento de Coleção – Técnicas de Processos Criativos’, com Marcelo Belisário; ‘Pedrarias e seus Bordados’, com Sara Girão; ‘Inglês Aplicado aos Termos da Moda e do Design’, com Márcio Correa; ‘Corseteria’, com Ana Leopoldina; ‘Técnica Crazi em Patchwork – Blocos feitos com Pedaços Irregulares e de forma Harmoniosa’, com Lindimárcia Ramires; ‘Fotografia Gastronômica’, com Mizael Alves. As inscrições custam R$ 60,00 (A vista) ou 2×30,00 (Cartões de crédito) e podem ser feitas em qualquer unidade do Senac a partir do dia 22 de abril.

DFB SENAC IRACEMA

Já entre os dias 8 e 10, o Senac realiza no Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe três mesas redondas:
Dia 08/05
15h30 – TENDÊNCIAS 2016 POR CANATIBA – Bia Aydar
16h30 – A MODA AUTORAL NA CENA CONTEMPORÂNEA – A Moda Autoral na Cena Contemporânea’, com Suzana Sauquin (Argentina), Kika Tarelli (Argentina) e Eduardo Motta, artista plástico e consultor de moda do Senac Núcleo Corporativo Nordeste. A mediação será feita por Phaedra Brasil, estilista da Marca Vívere – BA e instrutora do Senac/BA

Dia 09/05
16h30 – DESIGN E AUTORIA EM PROJETOS DE MODA – Com apresentação de experiências do Centro Municipal de Design de Buenos Aires (CMD). Os convidados para este momento serão Maximiliano Iriart (Argentina), Eduardo Motta e o estilista cearense Mark Greiner.

Dia 10/05
16h30 – OS NEGÓCIOS DA MODA AUTORAL – Com Jô Sousa (Coordenadora da Pós Graduação em Negócios da Moda do Senac/SP), Mario Queiros (Docente da Pós graduação em Negócios da Moda – Senac/SP) e Eduardo Motta.

Cópia de lindebergue-dragão-fashion-brasil-dfb-2014

ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA
A megaestrutura do DFB no Terminal de Passageiros de Fortaleza inclui também espaços montados com o objetivo de agregar e intensificar a convivência dos participantes do evento.

Gastronomia – o espaço Jardim das Delícias, com a curadoria do chef Fernando Barroso, tem como mote a valorização dos ingredientes regionais e recebe nomes como Rafael Sudatti, Restaurante Le Marché por Marie Anne Bauer, Restaurante Statvs Art por Pedro Emilio, Rosmarino Pães por Karliano, Doceria Contemporânea por Anna Paula. Já no espaço dos Food Trucks estarão: Eat on the Streets (Sanduíches contemporâneos), El Chancho (Sanduíches de porco), Pasta Urbana (Massas artesanais), Freakdeliks (Sanduíches de salsichão alemão) e Espetáculo (Espetinho gourmet), além das bicicletas/quiosques da Antoinete Boutique de doces (profiteroles e madeleines), Criton Pâtisserie e Brigadelli (brigaderia fina, tortas de biscoito e sanduíches de brownie) e Dule (churros gourmet). Para fechar a programação, há ainda o Restaurante Sabores Orgânicos e uma Champanheria por Chandon.

Kza do Dragão – loja colaborativa apresentada pelo Sebrae, que reúne o trabalho de designers e artesãos. Serão 26 expositores de acessórios, vestuários, design e decoração. As marcas de acessórios são: Mollybloom; Bone Ceramics; Roberto Dias; Claudio Quinderé; Fridíssima; Thales Angert; Jo de Paula; Menah; Villa Ricca; Jomara Cid. Em vestuário, serão: Love and Peace Rocks; Ahaze; Cândida Lopes; Vida BR; Lucio Áureo; Escritório de criação; Almerinda Maria; Lunática; Ser Expedita; LaPlage; Kala Design; Lineup e Quaiiss. Em design e decor, estarão: Socorro Silveira; Erê Design; Efeitos Visuais; Adriano Paz.

maos a obra dfb

SERVIÇO DFB 2015
DPM (Senac Ceará)
Data: 4 a 7 de maio
Local: Sesc Senac Iracema
Inscrições: www.ce.senac.br

Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza
Data: 07 a 10 de maio
Local: Porto do Mucuripe
Hora: A partir de 16 horas

Assim que tivermos mais novidades, atualizamos o post, ok?

Larissa Viegas

Deixe um comentário