Plus size: Gorda pode, sim! Pode TUDO!

4
2114

gorda pode sim

Aproveito o post de hoje pra republicar um texto que escrevi este ano sobre a vida plus: as regras da moda, o preconceito das pessoas, a autoconfiança, os relacionamentos… Como é viver com um corpo fora do padrão? A encomenda foi pra uma revista de moda local que explorou o corpo como tema. Espero que vocês gostem! (Aproveita pra clicar aqui pra ler, depois, um outro texto meu sobre moda plus size e autoestima).

Gorda pode, sim!
Você não precisa pautar sua vida inteira em cima de regras para alongar a silhueta. Use que te faz feliz e turbine a autoestima: ela é sua principal arma secreta

É inegável, o mundo é gordofóbico. Não importa quantos quilos você tenha a mais do que deveria, se está gordinha, não pode tomar sorvete. Não pode comer pizza. Não pode usar listras horizontais. Não pode ser feliz. Ainda bem que, no mundo, também tem muita regra boba pronta pra ser quebrada. E graças a uma onda de amor próprio e do boom do mercado fashion, as mulheres plus size estão ousando cada vez mais.

gabifresh-chevron-bikini-fatkini-2014

Engraçado, aliás, falar de ousadia. Não deveria ter nada de mais uma gorda de biquíni. Mas tem, porque todo mundo está mais preocupado em olhar para ela como atração de circo do que curtir a própria praia. Vai por mim: praia é lugar de ser feliz, não de tentar acabar com a alegria alheia. Deixa a menina em paz com o fatkini dela.

Roupa engorda?
Uma vida inteira de sofrimento no provador. Você não precisa mais disso. Não se apegue a números de manequim e não tenha vergonha da seção plus size nem das lojas especializadas. Seu corpo já é tamanho 50, não vai diminuir por você vestir um 48. Pode pegar a calça no tamanho certo, que vai cair melhor, vai ficar mais confortável. Tem peça que fica mais legal mais larguinha também, e, hoje, já é fácil encontrar uma maior na arara.

moda plus size vestido verao manix fortaleza

“Mas, afinal, o que levar?”, você pode estar se perguntando, cheia de dúvidas. Se for pesquisar por aí, você vai encontrar várias dicas de como se vestir para parecer mais magra (a maior parte delas dicas é sempre escrita ou replicada por mulheres magras), ou seja, cheia de uses e não-uses: não use estampa grande, use estampa miudinha; não use cor, muito menos branco, use preto; use calça com perna reta ou flare, nunca skinny; bota ou tênis de cano curto, sandália que amarra no tornozelo, jamais, vai deixar as pernas mais curtas. A bíblia do bem vestir plus size não tem fim – e é chatíssima!

Vamos falar a real. A roupa pode engordar? Pode. Mas o que engorda mesmo é comida. Você acha que ninguém vai enxergar os quilos a mais debaixo de uma camisa de listras verticais? Claro que todo mundo vai enxergar. Querer parecer um pouco mais longilínea é legal, não tem problema nenhum. Eu também tenho meus dias de querer disfarçar a barriga, o braço, o bumbum, mas não resumo minha experiência com moda a tentar equilibrar as proporções do meu corpo.

look plus size mix estampas listras

Moda é pra ser divertida, pra descobrir novas possibilidades, pra se sentir bem consigo mesma. Com tanta coisa linda chegando às lojas todo dia, não dá pra viver só de preto, azul marinho e saia em A. A gente também tem vontade de usar o que está por aí, nas ruas, nas revistas, na televisão. Não é só gente magra que tem desejo de consumo fashion, viu?

Comprar pode ser divertido
Sempre me animo de experimentar peças que os especialistas dizem que só mulheres “secas” podem usar. Um sentimento de que é mais gostoso porque é proibido. Por exemplo, eu quero usar um cropped. Eu vou lá, compro um e uso: com saia mídi, com saia longa, com calça jeans de barrinha dobrada. Gostei tanto que até me surpreendi com o novo desejo que surgiu com essa novidade: quero um cropped ainda mais curto, pra mostrar uma faixa de pele da barriga. Qualquer hora encontro.

alinne 30 anos 1

O segredo é seguir seu coração, alimentar seu lado consumista e não pensar muito se vai achatar sua silhueta. Use o que tem vontade, o que acha lindo em outras pessoas. Se você está estilosa e se sente assim, que diferença faz o que vão pensar?

Quando a gente se sente linda, não tem jeito, a autoestima aumenta, e aumenta tanto que não cabe mais dentro da gente. Escapa no brilho dos olhos e no sorriso largo. É esse amor próprio que faz a diferença.

look plus size quimono franja manix copy

É a sua atitude, não o seu peso. E é a sua vida, não a dos outros. Viva hoje. Você não deve nada a ninguém a não ser você mesma – e aposto que você já deixou de fazer muita coisa porque queria perder uns quilinhos antes. Perca quilos se precisar, mas não perca mais nem um dia de novas experiências e felicidade. Você pode tudo!

cabelo plus size

Beleza
Sempre complete qualquer look com maquiagem. Uma boca vermelha, cílios volumosos, olhos delineados. Um cabelo legal também ajuda. E pode até usar um coque alto, mesmo deixando seu rosto (e as bochechas e a papadinha) à mostra. Cabelo longo e solto pode até afinar o rosto, mas que graça tem? Joga esse cabelo pra cima!

cabelo circus

E os namorados?
Vão muito bem, obrigada. Se, até agora, você só encontrou caras que te dispensaram por causa do seu corpo, agradeça. Você não merece alguém assim. O amor de verdade chega para todas, uma hora ou outra. A conquista e a atração têm regras que vão além do “você é linda, por isso eu te amo”.

Não temos uma beleza padrão, sabemos disso, mas nos garantimos em todo o resto: somos charmosas, simpáticas, engraçadas, inteligentes. Criamos conexões e conquistamos sem esforço. Nós namoramos, casamos e conseguimos nos dar bem em na balada, às vezes até mais do que nossas amigas tamanho 38.

casamento plus size

Fica a dica: caras gordos beijam mulheres gordas, mas caras magros também beijam mulheres gordas. Escolha o seu favorito e não tenha medo. Tenha estilo e uma boa conversa. O resto está dominado.

Alinne Rodrigues

4 comentários

Deixe um comentário