Intercâmbio: As vantagens da cidade pequena

3
1532

intercambio canada halifax

Um dos maiores dilemas para quem está planejando o intercâmbio é sem dúvidas qual cidade escolher. Em julho, fiz uma viagem de uma semana para conhecer as instituições parceiras da Hi Bonjour na costa leste do Canadá e refleti muito sobre os prós e contras de escolher fazer intercâmbio em uma cidade pequena.

Eu tive a experiência de fazer intercâmbio, aos 20 anos, em Davisburg, cidade superpequena e que fica em Michigan. Morei seis meses nos Estados Unidos e conheci apenas seis brasileiros durante toda a viagem. Hoje, como sócia da Hi Bonjour e influenciadora na decisão de muitos dos nossos estudantes, eu posso dizer: foi a melhor escolha!

Claro que o mais importante é saber qual é o seu principal objetivo com a viagem. Por isso, analisamos criteriosamente o que nosso estudante deseja, sonha e pode pagar, para podermos sugerir os destinos ideais de acordo com o perfil de cada um. Para os que buscam mais contato com nativos e com a cultura local, imersão no idioma e pouco contato com brasileiros, sem dúvidas uma cidade menor vai atender mais as suas necessidades.

Halifax

Uma das cidades que visitei durante a viagem de familiarização foi Halifax, capital da província de Nova Scotia. Ela é uma cidade universitária, são ao todo 7 importantes universidades, o que torna a população da cidade bem jovem. Com quase 500 mil habitantes, a cidade exala história em meio a uma natureza exuberante. Banhada pelo Oceano Atlântico, é conhecida como um polo da cultura e culinária, e também por oferecer um alto padrão de vida a seus residentes. Famosa pelos frutos do mar e vinhos de produção regional, é impossível ir na cidade e não provar um “Lobster”.

Fiquei três dias na região e não encontrei um brasileiro. Também me surpreendi com a quantidade de nativos. Para quem mora há mais de 4 anos em Montreal, cercada de imigrantes de todos os lugares do mundo, foi uma delícia poder conviver mais intensamente com canadenses. A mexicana Erica Fisher mora há 5 anos na cidade e me contou por que escolheu estudar e imigrar para Halifax.

Neide Fonseca

“Eu procurei uma cidade menor, com menos imigrantes para que eu pudesse ter mais contato com os canadenses. O que me atraiu em Halifax é o fato de ser uma cidade pequena, mas com estrutura de cidade grande. O fato de ser uma cidade litorânea e com temperatura mais amena no inverno também pesou na minha decisão”, disse a representante de marketing.

Outra cidade que me atraiu a atenção foi Charlottetown. Ela fica na província Prince Edward Island, que possui apenas 5.660 km². Localizada ao lado das províncias de Nova Scotia e New Brunswick, é uma mistura perfeita da vida urbana, com a vida no campo. É uma excelente opção para quem tem foco no aprendizado do idioma, com personalizada calma e que gosta de explorar a natureza. Mais de 93% da população é canadense e a temperatura média no verão é de 25 graus e no inverno -5 graus.

prince edward island canada

A província de Prince Edward Island (PEI) é conhecida como a ilha gentil. As pessoas são muito prestativas, educadas e estão sempre dispostas a ajudar e receber bem o estrangeiro. É a menor e mais verde província do Canadá, são apenas 140 mil habitantes e 275 km de comprimento. PEI também é famosa mundialmente pelo clássico Anne of Green Gables, pelos frutos do mar frescos, lindas praias e pessoas amigáveis.

Escola Study Abroad-Charlottetown-PEI (10)
Charlottetown

Por ter sido sede da primeira reunião que conduziu à proclamação do Domínio do Canadá em 1867, Charlottetown é conhecida como “O Local de Nascimento da Confederação”. A cidade respira história, tem apresentações todos os dias em praças públicas com personagens a caráter, revivendo histórias antigas.

Durante os dois dias que fiquei na província, tive a sorte de conhecer duas brasileiras que estavam estudando inglês em Charlottetown. Uma delas é a paulista Neide Fonseca Santana. Ela foi estudar por 4 semanas e estava amando a experiência.

Erica Fisher

“Quando pensei em fazer intercâmbio me veio à cabeça Toronto e Vancouver. Foi quando me apresentaram Charlottetown e as vantagens de estudar em uma cidade menor. Está sendo uma experiência inesquecível. A região é maravilhosa, tem várias atividades na cidade para fazer e se você pretende focar no aprendizado do idioma, este é o lugar certo”.

Além disso, ela me contou que está amando a homestay, seus “pais” são um casal canadense super simpático, que faz questão de interagir e fazer as refeições junto com ela.

Vale a pena?

Uma das reflexões mais marcantes que trouxe desta viagem foi, sem sombra de dúvidas, a importância de se investir em cidades menores para levar os intercambistas da Hi Bonjour. São em cidades como Halifax, Charlottetown, Quebec City (Quebec), Victoria (British Columbia), London (Ontário), Winnipeg (Manitoba) que é possível ter um contato maior com os nativos e com a cultura local. Com isso, o aprendizado e imersão no idioma serão muito maiores.

Escola Study Abroad-Charlottetown-PEI (5)
Charlottetown

Outras vantagens são a receptividade, o fato de você conseguir conversar mais com as pessoas e praticar o idioma, pois o ritmo de vida é mais calmo e as pessoas têm mais tempo – e vontade – de conversar com os turistas.

Além disso, o custo de vida é mais baixo em cidades de pequeno e médio porte e com relação à estrutura, elas não deixam nada a desejar. São cidades seguras e que praticamente não existe violência. O sistema de transporte público funciona muito bem, existem várias atrações turísticas, as escolas oferecem muitas atividades extraclasse e outro grande diferencial: a maior parte das famílias que recebem os intercambistas são canadenses!

Quer saber mais sobre as vantagens de fazer intercâmbio em uma cidade pequena? Escreve pra gente através do site www.hibonjour.com.br ou vá à nossa palestra em Fortaleza!

palestra opcao2 for

Link pra se inscrever na palestra: http://www.hibonjour.com.br/#!palestra/c1w9y
Serviço:
Data: 21/09/15
Local: Hotel Sonata de Iracema
Endereço: Av. Beira Mar, 848 – Praia de Iracema
Horário: 19h às 21h
Mais informações: contato@hibonjour.com.br

Hi Bonjour Intercâmbio
Últimos posts por Hi Bonjour Intercâmbio (exibir todos)

3 comentários

Deixe um comentário