Moda: o crochet couture de Jô de Paula

2
1731

jo de paula crochet couture

Slow fashion. Produção local. Valorização dos profissionais envolvidos. Respeito. Materiais escolhidos com cuidado. Há muito mais embutido num preço do que descreve a etiqueta. Quanto vale uma blusa de R$ 20? O preço real é muito alto – contabilize apenas as longas horas de trabalho mal pago em condições ruins em todas as etapas do processo e já é possível começar a repensar nosso consumo.

Em Fortaleza, já tem um monte de gente pensando assim, tanto quem compra como quem vende (que ótimo!). E continuando com a lógica de produção bonita que ela já tinha como diretora criativa da Catarina Mina, a querida Jô de Paula lançou, em fevereiro, a própria marca ampliando as possibilidades do crochê.

jo de paula

As bolsas continuam sendo o carro-chefe de Jô de Paula. A produção é toda feita por artesãs cearenses, 100% hand made, vendida em seis estados e pela loja online pra todo o Brasil.

jo de paula bolsas croche roupas

Mas para o verão 2016 ela foi além. Agora fazem parte do universo da Jô as roupas. Dá pra acreditar nesse body? E neste vestido branco maravilhoso? E no quimono coloridíssimo que abre a postagem?

jo de paula 14

As peças fazem parte da coleção de verão, intitulada “Metropolis”. Assim como no filme de Fritz Lang (futurista alemão incrível de 1927), a coleção propõe uma reflexão sobre as relações entre sociedade e trabalho, a modernidade e a rapidez robotizando as pessoas. O slow fashion não poderia estar tão bem representado.

jo de paula 13

“Metropolis” também faz referência às grandes cidades e suas formas arrojadas, contemporâneas, e o contraste bonito que toda essa arquitetura rígida faz com a singeleza do crochê. Artesanal é chique. A campanha foi fotografada pelo grande Silas de Paula, no Centro, inspirada na mais recente exposição do artista, “A cidade que nos olha”.

jo de paula 12

Pra conhecer mais sobre a Jô e o processo de criação das peças, é só assistir a este vídeo lindo:

Pra comprar as peças na loja online, é só clicar aqui. Difícil não se encantar, né?

Alinne Rodrigues

2 comentários

Deixe um comentário