Fotografia: a emocionante exposição “Preto, Branco & Rosa”

7
2748

É impossível a gente ter um blog voltado quase 100% para o público feminino e não falarmos do Outubro Rosa, né? E o post de hoje é, além de informativo, emocionante!

ethi arcanjo preto branco e rosa capa

A Ethi Arcanjo é uma fotógrafa f*&a que trabalha comigo no Jornal O POVO. E é claro que um trabalho que traz como tema histórias de superação contadas por mulheres que se curaram de um câncer de mama, só poderia ficar incrível aos seus olhos e registros.

ethi arcanjo preto branco e rosa5

Ao contrário do que muitos podem pensar, o ensaio não traz um lado sombrio, mas real e, o mais importante, o resgate da autoestima dessas mulheres mastectomizadas e fragilizadas em alguns momentos de suas vidas. Assim, o objetivo era “fazer com que essas mulheres enxergassem, através de outros olhos, que existe beleza e sensualidade nas suas novas formas”, nas palavras da fotógrafa.

ethi arcanjo preto branco e rosa4

“Quero que a minha fotografia influencie de forma realmente significativa e positiva na vida delas. Vai muito além da vaidade, do ego inflado de fotógrafo que terá fotos publicadas com os devidos créditos. É para elas.
A intenção das cicatrizes expostas não é chocar, e sim, contar histórias de superação, de recomeços, de musas inspiradoras que estão ali expostas, radiantes, sem complexos, enlaçadas na transparência”. Falou tudo, né?

ethi arcanjo preto branco e rosa3

Agradecida pela coragem e exposição do corpo dessas mulheres, Ethi diz que o recomeço e a beleza se contrapõem à tristeza e ao fracasso. A volta por cima e a retomada da feminilidade são os pontos-chave do tema da exposição, além, claro, do exemplo de superação e de cura.

ethi arcanjo preto branco e rosa2

“São todas histórias dignas de um livro, daqueles que não se consegue desgrudar. O que todas tinham em comum que me tocou forte foi a garra, a perseverança, a fé, a intensidade de viver. Me fez sair daquele estúdio contagiada, suspirando e deixando pra trás uma bagagem abarrotada de pequenas aflições. Eu me sinto extremamente agradecida por elas me permitirem retratar isso de uma forma tão leve, bonita e natural”, completou.

ethi arcanjo preto branco e rosa1

Ah, as declarações pessoais que acompanham cada fotografia foram apuradas pela Sabryna Esmeraldo e pela Lua Santos, as duas repórteres que trabalham comigo.

ethi arcanjo preto branco e rosa

A exposição Preto, Branco & Rosa iniciou no Jornal O POVO e fica até o dia 16 de outubro na Onoclinic. Já entre os dias 18 e 24 de outubro estará no Shopping RioMar e encerra no CRIO, do dia 26 a 30 de outubro.

Larissa Viegas

7 comentários

  1. Nossa oq dizer?? já sei, sim fiquei em choque com as fotografias, emocionada, agradecida, e ainda mais comovida ao ver ao sorriso em seus rostos. Ao ver essas mulheres virtuosas percebo que elas tem muitas coisas em comum, mas entre todas elas uma imensa coragem se destaca .Não consigo conter as lágrimas, adoraria que essa exposição rodasse o mundo.
    Bj meninas…

  2. Fiquei emocionada com essas Guerreiras e pelo belíssimo trabalho! Tenho uma página n Facebook,chama-se Amigas da Mama de Campos, onde divulgo artigo sobre Câncer de Mama e será um imenso prazer divulgar esse artigo!

    • Que ótimo, Leila! Coisas belas e positivas a gente tem que compartilhar mesmo! Será um prazer ter o nosso conteúdo na sua página. Beijos e volte sempre!

Deixe um comentário