Esporte: Tem rugby feminino no Ceará!

1
1365

rugby fortaleza leoas

Há uns meses as queridas Raquel e Natália, sócias da marca de camisetas cool Te Conheço, Laranjeira, fizeram um convite pra gente: acompanhar um treino de rugby feminino, esporte que elas descobriram este ano, se apaixonaram e nunca mais largaram.

Muita coisa aconteceu, e a gente ainda não conseguiu ir até o campo, mas o Leoas Rugby Clube não ficou parado. Fundado em 2012, o time já participou de diversas competições, conquistou o segundo lugar no Circuito Nordestino de Rugby 7’s este ano.

leoas

O momento agora é de preparação pro circuito de 2016, incluindo a batalha pra arrecadar recursos pra participar – inscrições, viagens, tudo custa caro, e as meninas se viram como podem, fazendo bazares, rifas… Mas todo esse esforço tem um limite, por isso a importância de conseguirem patrocinadores.

O rugby

Tido como esporte brutal e masculinizante, o rugby encontra ainda dificuldade pra se popularizar entre as mulheres. A Raquel e a Natália resolveram não se dobrar ao preconceito e experimentar. O que elas viram foi um esporte que prega a lealdade, a solidariedade e o respeito entre mulheres. Os treinos das Leoas começaram a rolar com 6 mulheres, mas hoje já são cerca de 20 treinando regularmente.

leoas rugby clube

Como o rugby é um esporte ainda pouco praticado por aqui, principalmente por mulheres, a luta por patrocínio é maior. As Leoas querem chamar atenção não só para a atividade, que é massa, superdiferente, como também para a igualdade de gêneros e o empoderamento das mulheres através do esporte.

Essa mudança aconteceu uns anos atrás com esportes dominados por homens como o boxe e o muay thai. Hoje as mulheres amam! Inclusive, Aline e Laris fazem muay thai e exibem as pernas cheias de manchinhas roxas dos treinos com o maior orgulho, hehe!

Empoderamento feminino

Esse empoderamento através do esporte é superimportante. A gente pode fazer o que a gente quiser. E se engana quem acha que o rugby é um esporte violento e só pra homens. Na modalidade 7’s (Sevens), são 7 jogadoras em cada time, correndo pelo campo, em ação o tempo inteiro. Mas se engana quem acha que só pode praticar quem é sarada e já tem um mega preparo físico. Na verdade, o Sport England, órgão do Ministério dos Esportes Inglês, lançou a campanha This Girl Can, incentivando a prática de esporte por mulheres de todos os tamanhos.

this girl can campanha

As Leoas entenderam o recado direitinho e têm um time lindo e diverso! Como elas escreveram pra gente:

“O rúgbi é uma prática esportiva que valoriza a diversidade de sujeitos que existem.
Não importa se você é baixo ou alto, gordo ou magro, fraco ou forte.
O rúgbi enxerga potencialidades nos diversos corpos.
Ninguém está na equipe para ser mais rápido ou mais forte que os outros,
no rúgbi o espírito de equipe e o trabalho em conjunto é soberano”

Legal é que a equipe feminina é “irmã” da masculina, o Tubarões Rugby Clube, mas cada uma tem autonomia e identidade a partir do nome. Não são as Tubaroas (hehe), são as Leoas! O uniforme também é diferenciado, e essa independência é linda.

simbah leoas rugby

Pra finalizar, a gente precisa contar que as Leoas têm um projeto social incrível, a escolinha de rugby Simbah, que atende crianças e adolescentes do bairro Presidente Kennedy. O projeto também precisa de apoio pra continuar funcionando e crescer cada vez mais.

Quem quiser acompanhar um treino das Leoas para conhecer mais sobre o rugby pode ir no Aterro da Praia de Iracema às terças e quintas ou no campo do Ceará-Mirim aos sábados, sempre a partir das 19h. =D

Alinne Rodrigues

1 comentário

Deixe um comentário