Intercâmbio: Vancouver x Montreal

0
2076

vancouver e montreal principal

Primeiro quero pedir desculpa pelo meu sumiço. A gente está em falta com nossa coluna aqui na Penteadeira Amarela, sorry! Foi um final de ano superatarefado e um início também. Mas estamos de volta e prometemos que este ano vamos apresentar muita coisa bacana sobre Canadá para vocês. Aguardem!

O post de hoje é para falar sobre duas cidades que são tão cobiçadas e opostas no Canadá: Montreal e Vancouver. Uma fica no leste canadense, Montreal, com seu estilo europeu. E a outra Vancouver, que fica no oeste canadense o oposto do país, apresenta um estilo mais americano com a sua marca registrada pelo mar e as montanhas.

E como estou de casa nova – isso mesmo, há 6 meses me mudei para Vancouver e pude fazer uma viagem superbacana de carro de Montreal até Vancouver (será um outro post sobre o assunto) –, vou conseguir fazer para vocês um comparativo entre as cidades.

Muita coisa se fala sobre Vancouver quando se mora do lado de lá, e a mesma coisa se fala de Montreal quando se mora do lado de cá. 

 Quando conto da mudança, a primeira pergunta que as pessoas fazem é: “e aí qual você prefere?” Eu realmente não sei, cada uma tem algo que gosto e realmente não consigo me decidir.

Mas eu sempre digo aos meus estudantes que a escolha da cidade deve realmente focar nas oportunidades de trabalho (se você for com intuito de College e Imigração) ou no que você terá para conhecer na cidade e região (se você vier estudar o idioma e passear). Então vamos lá a minha listinha comparativa.

Transporte público

vancouver

Sem dúvida, Montreal ganha de Vancouver. Apesar de Vancouver ter Skytrain, ônibus e barca, Montreal tem uma linha de metrô excelente que te permite não precisar de carro, enquanto eu sinto que aqui em Vancouver as pessoas que não têm carro sofrem um pouquinho mais para ir em certos lugares.

Resumindo, eu acho que Montreal é uma cidade onde se depende muito menos de carro que Vancouver. Logo eu prefiro Montreal neste quesito, pensando principalmente que quando cheguei no Canadá eu não tinha carro e só viemos a comprar o nosso depois de quase dois anos no país.

Parques
Montreal é recheado de parques, um em cada esquina. Vancouver tem vários parques, mas menos que em Montreal. Mas Vancouver tem o Stanley Park, que é um parque único e sem comparação com nenhum outro parque, Mont-Royal fica no chinelo.

Nem o Central Park que eu amo em NYC ganha do Stanley Park. Eu acho que o Stanley Park é o parque mais bonito que conheço e olha que conheci mais de 7 países na Europa (época em que morei na Espanha) e nenhum parque me marcou tanto como o Stanley Park. Sua arquitetura beirando o mar dá um charme mais que especial. Você pode caminhar por horas sem lembrar da vida, o entardecer é muito bonito. Meu voto em quesito de parque fica para Vancouver!

Restaurantes
Eu como uma boa paulista adoro ir em restaurantes e experimentar comidas diferentes de todo mundo. Em Montreal eu sempre achei que se tinha muitos cafés como na Europa e as opções de restaurantes não são tão grandes. Em Vancouver tem muita opção de restaurante, tem comida de todo tipo como tem em Montreal, mas aqui tem uma variedade e uma quantidade maior.

Quanto a preço, você consegue comer e gastar menos em Vancouver que Montreal, pensando em restaurante, pois aqui em Vancouver tem bastante restaurante bacana com comida mais rápida (não fast food) e preço superlegal. Eu recomendo Meat & Bread, o sanduíche de porco é maravilhoso!

E claro não podia deixar de falar do meu queridinho: Chipotle (nossa eu amo este restaurante!!! Se você nunca foi tem que ir, parece que está comendo comida brasileira).

A questão de pagar menos é que aqui em British Columbia o governo provincial não cobra taxa dos restaurantes, logo a gente não paga o imposto provincial na conta, só o federal, e isso faz com que, no final, você pague uma taxa apenas de 5%, enquanto no Quebec é de 15%. Faz uma diferença, né. A média de um casal em um restaurante em Vancouver para uma refeição completa é de CAD 60 enquanto em Montreal seria de CAD 85.

Arquitetura

cathedral-55398_1280

A arquitetura de Montreal ganha disparado da arquitetura de Vancouver. Vancouver é uma cidade moderna, cheia de arranha-céus em Downtown. Montreal é uma cidade mais antiga com poucos prédios altos e principalmente tem muita influência europeia, e isso a gente vê nitidamente no centro antigo da cidade, o famoso Vieux Montréal / Old Port. Eu amo essa área em Montreal, supercharmosa, linda demais. Esse centro antigo não tem em Vancouver, e por aqui tudo é muito moderno. Então o troféu arquitetônico vai para Montreal!

Clima

montreal-688225_1920

Meu Deus, este tópico é sempre comentado! Não tem com negar, o clima de Vancouver é maravilhoso. Eu que passei 5 invernos em Montreal a -20, -30 graus. Chego no inverno de Vancouver e faz 7 positivos, 5 positivos, não dá para reclamar. Eu pareço que estar outono de Montreal aqui no inverno de Vancouver.

Usei meu casaco de inverno uns quatro dias, mas para sair na rua à noite, e foi aberto. Bota de neve nem sei o que é isto, encaixotada com as coisas de inverno. Luva, gorro, nada disso. Se ponho gorro é para ficar bonitinho no look, não para esquentar, porque realmente não precisa. Eu estou amando esse inverno, já que eu não curtia tanto o inverno em Montreal, meu marido gostava bem mais que eu.

Eu sofria bastante, ficava sempre doente, enfim, eu tenho muito frio nas pernas, e no inverno eu sofria mais com isto. Mas como o mundo não é perfeito, a gente tem que revelar que apesar do inverno ser tranquilo por aqui é um inverno chuvoso, ou seja, chove mesmo e muito. Eu peguei já uma semana de chuva sem parar, é muito louco. Então apesar de não ter neve e temperaturas amenas, você aqui no inverno de Vancouver tem que usar galocha e casaco de chuva.

Multiculturalidade
Meu último item é a multiculturalidade. Neste ponto Montreal ganha de 10 a 0 em Vancouver. Praticamente 60% da população de Vancouver é asiática, nada contra os asiáticos, mas realmente é muito asiático. No início eu até estranhava, agora estou acostumada.

Já em Montreal você encontra gente do mundo inteiro com muito mais facilidade e principalmente na rua. Quando você anda, você vê essa mistura. Por essa multiculturalidade, os festivais culturais são muito maiores e muito mais intensos, além da vida cultural da cidade.

stanley-park-478518_1920

Aqui em Vancouver a vida cultural é mais cinema e a orquestra sinfônica deles que agora está em temporada. Os festivais são bem menores e muitos eventos são na área esportiva como caminhada, maratona. Eu vi que no calendário da cidade tem umas 3 maratonas por ano em várias versões. Montreal neste quesito é muito mais rica.

O veredito

Bom, como você percebeu, é difícil decidir a minha cidade preferida. Como tudo na vida, tem seu lado bom e seu lado ruim. O importante para mim, que tenho rodinhas nos pés e a experiência de estar conhecendo mais um lugar neste mundão e vendo como as pessoas vivem por aqui, é o que mais vale para mim.

Se vamos ficar por aqui? Aí eu não sei, este é um outro capítulo a vir da minha vida. Enquanto isso, eu vou continuar curtindo minhas caminhadas pelo Stanley Park, que já é meu ponto preferido da cidade.

Se você conhece as duas cidades, comenta aqui e me diz: qual a sua cidade preferida?

Beijos e até o próximo post!

rodape-hibonjour

Hi Bonjour Intercâmbio
Últimos posts por Hi Bonjour Intercâmbio (exibir todos)

Deixe um comentário