Coisa de Arquiteta: Projeto do quarto da Penélope

4
1635

quartinho penelope

Como prometido, venho falar com mais detalhes sobre o projeto do quarto da Penélope. A primeira vez que falei com os pais de primeira viagem sobre o que eles tinham em mente para o quarto da bebê, logo deu pra notar um entusiasmo em fazer algo que aliasse personalidade e funcionalidade.

Fizemos uma reuniãozinha no escritório e, no outro dia, fui visitar o quarto para fazer o levantamento fotográfico e de medidas. Me deparei com um quarto com todas as paredes em madeira, janelas e tijolinhos pitorescos e uma luz incrível entrando naquele ambiente. Logo me inspirei.

O segundo passo foi anotar as prioridades para o projeto:

– Decoração sem cara de “princesa”
– Consumo consciente (custo/benefício)
– Uso somente de móveis soltos (facilidade na mudança, se necessário)
– Definição de um bom layout para a circulação
– Adequar o projeto a alguns móveis que foram presente

Partindo desses preceitos, fui colocando o bercinho ali, a poltrona acolá e defini o local de tudo. O quarto ficou amplo. Com espaço de circulação e cantinhos definidos, consegui fazer com que o fluxo berço > poltrona > trocador ficasse o mais livre possível, ainda tendo muito espaço para móveis de armazenamento.

pl baixa

Uma grande dificuldade eram as paredes em madeira. Não conseguiríamos colocar nenhum papel de parede, então pensei em pintá-las com algum padrão. Foi aí que surgiu, digamos, o tema do quarto: a cidade e suas cores. As paredes seriam pintadas de cinza com algumas formas de casinha em grafite, formando um plano de fundo neutro para as cores dos móveis e decoração.

quarto 01

Cinza e azul eram as cores que mais vinham em mente na cabeça da Alinne e do Igor. O cinza já tendo seu espaço no projeto, faltava o azul, então peguei um azul bem escuro da cartela de cores e joguei na parede do berço, formando um céu noturno com muitas estrelas (adesivo de bolinhas).

quarto 03

Emoldurei o berço com dois outros móveis em tom de madeira: o armário Palete superdescolado do lado esquerdo, que vai servir pra colocar as peças de roupas mais fashion da Penélope, que sei que vão ser muitas; e, do outro lado, um criado mudo com uma luminária para dar um clima de aconchego para o soninho dela.

quarto 04

A cômoda que serve de trocador está bem localizada e tem nichos em forma de casinha logo acima, para colocar os produtos que precisam estar sempre à mão na hora da troca de fraldas.

quarto 02

Do outro lado, escolhemos uma poltrona confortável, com uma cor vibrante, e pufes de apoio para os pés e para sentar, além de uma estante para colocar os brinquedos e decoração, que também é bancada, para a mamãe blogueira trabalhar enquanto espera entre uma mamada e outra. :} No futuro, já funcionará como um espaço de estudo.

A decoração sugerida é um charme à parte: cortinas de poá, pufes em crochê, nuvem listrada, letra P iluminada, quadros, bandeirolas e cílios brilhantes são aquelas peças que farão os visitantes se perderem no olhar com tanta fofura.

cartela cor cinza

A escala de cores ficou inusitada, moderna e divertida, com toques lúdicos. Ansiosa desde já para botar a “mão na massa” e darmos vida a este sonho.

cartela cor noite

Um projeto feito com muito amor para a Alinne e o Igor desfrutarem de um momento único, a chegada de um filho. <3

Juliana Braga
Últimos posts por Juliana Braga (exibir todos)

4 comentários

Deixe um comentário