Gravidez: Documentários imperdíveis sobre bebês

0
3213

Avisei que ia ficar meio monotemático por aqui esses dias. Mas é que a gravidez tá chegando ao fim, e tá difícil controlar a ansiedade. Preciso falar sobre bebês, preciso! Vi há umas semanas dois documentários bem legais e bem diferentes na Netflix: “O começo da vida”, que tá sendo bem comentado por todo mundo, e “A vida secreta dos bebês”, que era muito falado antes de “O começo da vida estrear”. Um não anula o outro, não substitui o outro. Aqui as diferenças:

O começo da vida

o começo da vida

Lançado mundialmente no começo de maio e com algumas exibições especiais em Fortaleza, o documentário já está disponível na Netflix. Filmado no Brasil, China, França, Itália, Argentina, Estados Unidos, Quênia, Índia e Canadá, “O começo da vida” mostra a importância do amor na formação do ser humano, principalmente nos dois primeiros anos de vida.

A maneira com que nos relacionamos com esses bebês vai impactar diretamente no adulto que eles vão ser. As escolhas que fazemos, o tempo que dedicamos a eles. No geral, a lição que ficou pra mim foi que criança não precisa de coisas, criança precisa de amor, de cuidado.

o começo da vida 3

E é incrível poder entender melhor como os bebês funcionam, de que forma eles absorvem e entendem o mundo ao redor deles, como testam a ação e a reação das coisas. O documentário também fala sobre o lado nada glamouroso da gravidez (me identifiquei muito e comecei a chorar de cara com uma mãe que falou que todas as chatices pelas quais passamos nas cerca de 40 semanas valem a pena só pra olhar praquela carinha e sentir o maior amor que se pode sentir na vida – lá vai a Alinne chorando de novo).

o começo da vida 2

O lado da mãe que deixa de trabalhar pra se dedicar ao filho (discutem sobre o famoso “tempo de qualidade”, que diz que a criança fica feliz com pouca atenção, quando, na verdade, a criança não precisa só da qualidade, precisa mesmo é da quantidade), sobre a escolha das brincadeiras e dos brinquedos (Gisele Bündchen não compra os Skylanders pro filho, imprime a imagem na internet e dá pra ele um projeto criativo pra fazer, desenvolvendo cards de Skylanders e inventando brincadeiras com eles), sobre o papel do pai e da importância do conceito e cocriação, ainda tão novo na nossa sociedade patriarcal, machista, que acredita que o pai deve trabalhar fora e deixar a os filhos como obrigação apenas da mãe.

o começo da vida 4

O filme traz muitos questionamentos, abre a mente pra muitas coisas e também nos dá tapas na cara e socos no estômago ao tratar de temas espinhosos como violência, drogas, abandono, pobreza e (a falta de) direitos humanos. Isso tudo mostrando histórias reais de famílias de diversas culturas, religiões, classes sociais e etnias.

Maravilhoso, pra ver e rever sempre.

A vida secreta dos bebês

gallery_secret_life_of_babies_03

O documentário fala das habilidades incríveis que o bebê tem, como saber nadar sem ser ensinado, impedir a entrada de água nos pulmões e não se afogar, como, por cirurgia, retirar metade do cérebro e ter pouquíssimas sequelas, já que os neurônios estabelecem novas conexões para sobreviver com qualidade. E vai contando casos de bebês extraordinários que passaram por situações pelas quais um adulto não sobreviveria, mas aqueles pequenininhos conseguiram.

From Oxford Scientific SECRET LIFE OF BABIES Tuesday 3rd June 2014 on ITV Pictured: Baby with a puppy and a kitten Being cute is a babies most powerful means of survival When adults look at there big eyes and tiny lips and noses scans have revealed the nurturing centre of our brain lights up and our hearts melt Puppies and kitten trigger a similar response. Think you know about babies? Then think again. This beautifully shot, heart-warming and scientifically revealing film, narrated by Martin Clunes, brings you babies as you've never seen them before. The first two years of our lives are the most critical weÕll live. We grow more, learn more, move more and even fight more than at any other time in our life. We have to master the complex skills of walking, talking and relating to the world around us. © OXFORD SCIENTIFIC For further information please contact Peter Gray 0207 157 3046 peter.gray@itv.com This photograph is © Oxford Scientific and can only be reproduced for editorial purposes directly in connection with the programme SECRET LIFE OF BABIES or ITV. Once made available by the ITV Picture Desk, this photograph can be reproduced once only up until the Transmission date and no reproduction fee will be charged. Any subsequent usage may incur a fee. This photograph must not be syndicated to any other publication or website, or permanently archived, without the express written permission of ITV Picture Desk. Full Terms and conditions are available on the website www.itvpictures.com

Também são abordadas diferentes formas de aprendizado – da fala, da locomoção, da socialização. E é incrível a história dos gêmeos filhos de pais surdos que aprenderam a se comunicar com linguagem de sinais antes mesmo de aprender a vocalizar. Bem interessante!

O renascimento do parto

Esse eu deveria ter visto, mas não tive coragem ainda. Fala sobre como as cesáreas se tornaram a preferência em vários países, a realidade da violência obstétrica e por que o parto normal deve ser perseguido pelas mulheres. Eu já acredito nisso e não tenho estrutura pra entrar ainda mais nesse mundo das cirurgias desnecessárias. Como o meu parto ainda é uma incógnita (não contratei equipe, minha médica não faz parto normal e não tenho doula, então vou com a cara e a coragem pro plantão da maternidade), é um assunto que me deixa muito sensível. Vou parir sem esse mesmo, hehe.

Alinne Rodrigues

Deixe um comentário