Maternidade: A dor e a delícia de amamentar

0
1409

IMG_7702

Começa hoje a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Até o dia 7 de agosto, o mundo inteiro se une para reafirmar a importância da amamentação para a saúde da mãe e do bebê. Parece bem óbvio pra quem está de fora: toda mulher que tem filho tem leite e é só colocar o neném no peito que magicamente tudo dá certo.

Eu pensava assim também. É natural, não pode ser desafiador. Mas, gente, é. São tantas variáveis envolvidas no processo que a gente nem imagina antes de ter filhos. Aliás, sempre que eu falava que estava grávida, aparecia alguém pra dizer que “nossa, que horrível, agora vai ter de trocar fraldas cheias de cocô”. Sério, o cocô é a parte mais fácil.

Amigas já tinham me falado, eu já tinha lido relatos. Fissuras, sangue brotando. E o bebê precisando mamar. Leite materno em livre demanda é poético na teoria, mas a prática é dolorosa. Sim, amamentar é um ato de amor, é doação, é fazer careta e sorrir ao mesmo tempo vendo o rostinho relaxado do seu amorzinho ali, agarrado no seu seio. Tudo passa, é pequeno.

No começo é difícil – Penélope tem 12 dias e ainda é, mas a cada mamada fica menos –, vai dar errado, mas mãe e filho estão aprendendo. Você nunca fez isso antes e, até bem pouco tempo, seu bebê recebia o alimento passivamente através do cordão umbilical. É preciso paciência. Amor e paciência, como em tudo o que envolve bebês, crianças, criação, educação.

E é mágico, sim, é bonito, sim, e dá orgulho, sim, poder ser alimento e saciar a fome do seu filho em qualquer lugar. Amamentar nem é só alimentar. Dar o peito é dar colo, proteção, é ser o lugar mais quentinho e aconchegante do mundo. É ir criando um vínculo único, olhando aqueles olhinhos, aquela boquinha, aquela mãozinha que aperta o peito… Tudo vale a pena.

smam 2016

Pra quem tem dúvida sobre amamentação, pra quem quer melhorar a pega, pra quem quer se informar mais ou simplesmente quer ter um mais um momento especial nessa caminhada que é a maternidade, a Semana Mundial de Aleitamento Materno acontece com várias ações.

A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac) tem programação o dia inteiro. Tem tudo aqui no link. Lá é um local de atendimento permanente e gratuito a lactantes e gestantes, com especialistas em aleitamento.

O shopping Del Paseo também preparou uma programação especial com palestras e oficinas das 16h30 às 19h. A realização é do Enlace Dourado, com todas as atividades descritas na página do Facebook.

Informação é tudo!

Alinne Rodrigues

Deixe um comentário