Minha experiência com as fraldas ecológicas ou fraldas de pano modernas

12
5589

fraldas-de-pano-modernas-fralda-ecologica-11
Antes mesmo de engravidar, minha amiga Raquel (beijo, Raquel!) me convidou pro chá de fraldas da filha dela, a Elis. Seria diferente, nada de pacotes e mais pacotes de fraldas descartáveis. No lugar delas, as fraldas de pano modernas, também chamadas e fraldas ecológicas.

fraldas-de-pano-modernas-fralda-ecologica-1

Elas nada mais são do que versões modernizadas das antigas calças enxutas, aquela fralda meio de plástico que as mães da gente recheavam com fraldinhas de pano Cremer dobradas e eram as preferidas para dias de consulta no pediatra. Nos anos 80, fraldas descartáveis eram artigo de luxo, ninguém usava se não fosse uma ocasião muito especial.

fraldas-de-pano-modernas-fralda-ecologica-9

As décadas passaram, e as descartáveis viraram o padrão. Mas em algum momento, no meio dessa onda do renascimento do parto normal, das papinhas orgânicas, dos produtos naturais para higiene do bebê, eis que a calça enxuta volta repaginada: por dentro, um tecido fresco, macio e confortável pro bebê, que deixa a pele respirar; por fora, estampas lindas e cores incríveis que deixam o lookinho ainda mais fofinho.

penelope-fraldas-de-pano

Recheando tudo, absorventes atoalhados com várias espessuras, formatos e materiais, cada um com um momento ideal para usar. Tem o que pode ficar em contato com a pele do bebê, tem o que não pode e deve ser usado dentro da fralda, tem o noturno, que segura mais xixi, tem o com a aba mais larga, preenchendo toda a fralda, não só o centro…

fraldas-de-pano-modernas-fralda-ecologica-10

Achei incrível a ideia de usar fraldas ecológicas. Além de todos os benefícios pro bebê (Penélope nunca fica assada) e a fofura, tem o lado de preservar o meio ambiente, evitando mais de 3 mil fraldas sujas sejam jogadas por mim na natureza nos 2 anos em que vamos usar fraldas por aqui, e a economia.

fraldas-de-pano-modernas-fralda-ecologica-7

Gente, 3 mil fraldas em 2 anos é dinheiro demais! As 20 fraldas ecológicas que comprei têm um conjunto de botões que vai se combinando e crescendo junto com o bebê. E se forem bem cuidadas, podem ser usadas por um segundo bebê tranquilamente.

fraldas-de-pano-modernas-fralda-ecologica-5

O enxoval

penelope-3-meses

Existem várias marcas de fraldas de pano modernas, inclusive aqui de Fortaleza, mas escolhi comprar as da DiPano, pela internet, porque saía mais barato e era a mesma marca que a Raquel já usava e me recomendou. As fraldas são vendidas pela unidade ou em kits. Escolhi um que é unissex, com estampas e cores sem preconceito. 20 fraldas, 40 absorventes e outros itens naturebas de cuidados com o bebê saiu por cerca de R$ 1.300.

Parece caro, mas usamos fraldas descartáveis quando a Penélope nasceu, por causa do mecônio, que é bem feio e gosmento. Em 20 dias foram 80 fraldas, e é porque ela nunca sujou muitas. Tem recém-nascido que faz cocô 8, 10 vezes em um único dia, então faça as contas.

Dá muito trabalho?

fraldas-de-pano-modernas-fralda-ecologica-13

Sinceramente, não. As fraldas de xixi eu junto umas 10, 12 e jogo todas na máquina. Depois estendo, boto no sol e pronto. Roupa de bebê precisa ser sempre lavada. Caiu um paninho no chão? Tem que levar. Usou roupinha, foi pra rua, tem que lavar. Melou a roupa com qualquer coisa, tem que lavar. Lavar fraldas dia sim, dia não não é algo que muda muito a rotina.

Ainda estamos com amamentação exclusiva por aqui (ela tem 3 meses), e o cocô de leite é molinho, gruda e mancha. As fraldas de cocô precisam de atenção especial, então essas realmente eu lavo a mão com sabão de coco. Mas o material da parte interna da fralda é muito fácil e lavar e rapidinho fica branquinho de novo. Quando o cocô ficar durinho, vai ser só jogar o bichinho no sanitário e botar normalmente na máquina.

O veredicto

Usamos as fraldas ecológicas desde o primeiro mês e estamos muito habituados e felizes. Aproveito as estampas e cores delas pra compor os lookinhos da bebê. E a bundinha fica grandinha, então às vezes dá pra usar uma roupinha maior e dar uma mudada no guarda-roupa. Mas não é algo que fica gigante nem que faça o bebê perder as peças mais rápido, viu? Penélope ainda tem body RN que cabe nela mesmo com a fralda de pano.

fraldas-de-pano-modernas-fralda-ecologica-12

Aqui a gente não sabe o que é assadura, então não economiza só com a compra de fraldas descartáveis, mas também com pomada antiassaduras. Três meses, e agora que acabou a bisnaguinha de Bepantol que a gente ganhou no hospital.

Recomendo demais! Usar fralda ecológica, pra mim, foi uma escolha. Optei por um bumbum mais saudável, por um mundo mais limpo, por um bolso menos vazio e um bebê mais estiloso!

Quer saber mais sobre as fraldas de pano modernas? Deixa um comentário, vamos conversar. =)

12 comentários

  1. Alinne,

    Eu conheci essas fraldas por meio do meu irmão, que queria uma alternativa mais ecológica para criar o filho.
    Achei muito lindas as fraldas, que geraram grande economia e que o pequeno trabalho a mais era muito bem recomendado pela falta de assadura e da menor geração de lixo.
    Agora que espero minha primeira filha, vou seguir esse padrão também.
    A família até se ofereceu para ajudar as fraldas, se ficar difícil algum dia!

  2. Tô na segunda gestação, meu filho tem 14 anos e usei nele fraldas de pano com calça plástica ( não sei o que é um bumbum assado), agora com a caçula vou usar essas novas versões e além da questão da assadura, tô pensando tb no meu bolso (pra mãe que cria sozinha dois filhos cada centavo conta) comprei 20 fraldas e 30 abs, comprei tb um pacote de liners. Ainda tô pensando em comprar umas 4 noturnas (aquelas All In One) pq aí posso lavar de dois em dois dias né? Bom, não comprei nenhuma marca nacional e tô bem feliz com os modelos escolhidos.

    • Que coisa linda, Ada! Essa quantidade de fraldas e absorventes vai dar muito bem pra você ter uma rotina de lavagem tranquila. Essas novas versões são lindas e confortáveis, não têm mais aquele toque plástico de antigamente, hehe. Você vai amar!

    • Oi, Jaqueline! Não levei as fraldas de pano pra maternidade porque todo mundo me falou que os primeiros cocôs manchavam muito. Daí levei uma pacote de fraldas descartáveis tamanho RN. Realmente o mecônio é esquisito, meio preto, meio verde, com uma consistência estranha, hehe. Mas assim que acabei o pacote de descartáveis passei pra de pano e foi show.

  3. Olá boa tarde td bem?
    Meu nome é Regina sou mãe de primeira viagem não vou fazer chá bebê e sem experiência alguma rsrs andei pesquisando a quantidades de fraldas que tenho que comprar ai bem várias dúvidas inclusive na quantidade e nos tamanhos e já tinha visto as fraldas de pano ecológicas minha dúvida é qual a quantidade compro a ecológicas e se serve o tamanho RN depois consigo usar normalmente e esse absorvente ele é descartado de vdd não preciso usar pomada moro em São Paulo onde posso ir comprar

    • Oi, Regina! As fraldas de pano que usei com minha filha serviram do primeiro mês e ainda cabem nela com 2 anos. Não usei a ecológica nas duas primeiras semanas, porque o mecônio, que é o primeiro cocô, é meio esquisito e pode manchar tecido, preferi não arriscar. Daí comprei um pacote de descartáveis tamanho RN e, quando ele acabou, passei pras de pano. O absorvente não é descartável, é uma toalha grossa que vai absorver o xixi. Pra comprar pessoalmente, você pode entrar em contato com as marcas e ver se elas têm showroom ou se vendem em alguma feirinha de pequenos empreendedores. Apesar de ser um produto muito bom e bem feito, as marcas ainda não têm um espaço físico próprio e vendem mais pela internet ou em pontos de vendas de terceiros. Aí é caso a caso mesmo. Beijo e boa hora pra você! <3

  4. Meu filho tinha assaduras com as fraldas descartáveis e acabei meio que sendo obrigada a migrar para as fraldas ecológicas de pano e foi uma grata surpresa! As fraldas são lindassss, dá pra usar como roupinha, fazendo looks maravilhosos! A economia também foi grande, depois do gasto inicial eu nunca mais me preocupei em comprar fraldas, só quando chega uma estampa linda e eu quero! Além é claro da preservação ao meio ambiente.

    Eu comprei de várias vendedoras aqui de Fortaleza e sem dúvidas a Anne do Meu Baby foi a melhor experiência. Ela tirou todas minhas dúvidas, inclusive gravou vídeos me mostrando como fazer certos ajustes de tamanho nas fraldas, além de dicas de lavagem que me ajudaram muito. O Instagram dela é https://www.instagram.com/meubabys2/ e também dá pra fazer o pedido pelo site https://www.meubabyshop.com.br/

    É isso gente, eu recomendo demais as fraldas ecológicas, foi uma das grandes surpresas da minha maternidade, eu nem sabia que isso existia e está sendo mara. Beijos!

Deixe um comentário