Minha experiência com as fraldas ecológicas ou fraldas de pano modernas

12
6474

fraldas-de-pano-modernas-fralda-ecologica-11
Antes mesmo de engravidar, minha amiga Raquel (beijo, Raquel!) me convidou pro chá de fraldas da filha dela, a Elis. Seria diferente, nada de pacotes e mais pacotes de fraldas descartáveis. No lugar delas, as fraldas de pano modernas, também chamadas e fraldas ecológicas.

fraldas-de-pano-modernas-fralda-ecologica-1

Elas nada mais são do que versões modernizadas das antigas calças enxutas, aquela fralda meio de plástico que as mães da gente recheavam com fraldinhas de pano Cremer dobradas e eram as preferidas para dias de consulta no pediatra. Nos anos 80, fraldas descartáveis eram artigo de luxo, ninguém usava se não fosse uma ocasião muito especial.

fraldas-de-pano-modernas-fralda-ecologica-9

As décadas passaram, e as descartáveis viraram o padrão. Mas em algum momento, no meio dessa onda do renascimento do parto normal, das papinhas orgânicas, dos produtos naturais para higiene do bebê, eis que a calça enxuta volta repaginada: por dentro, um tecido fresco, macio e confortável pro bebê, que deixa a pele respirar; por fora, estampas lindas e cores incríveis que deixam o lookinho ainda mais fofinho.

penelope-fraldas-de-pano

Recheando tudo, absorventes atoalhados com várias espessuras, formatos e materiais, cada um com um momento ideal para usar. Tem o que pode ficar em contato com a pele do bebê, tem o que não pode e deve ser usado dentro da fralda, tem o noturno, que segura mais xixi, tem o com a aba mais larga, preenchendo toda a fralda, não só o centro…

fraldas-de-pano-modernas-fralda-ecologica-10

Achei incrível a ideia de usar fraldas ecológicas. Além de todos os benefícios pro bebê (Penélope nunca fica assada) e a fofura, tem o lado de preservar o meio ambiente, evitando mais de 3 mil fraldas sujas sejam jogadas por mim na natureza nos 2 anos em que vamos usar fraldas por aqui, e a economia.

fraldas-de-pano-modernas-fralda-ecologica-7

Gente, 3 mil fraldas em 2 anos é dinheiro demais! As 20 fraldas ecológicas que comprei têm um conjunto de botões que vai se combinando e crescendo junto com o bebê. E se forem bem cuidadas, podem ser usadas por um segundo bebê tranquilamente.

fraldas-de-pano-modernas-fralda-ecologica-5

O enxoval

penelope-3-meses

Existem várias marcas de fraldas de pano modernas, inclusive aqui de Fortaleza, mas escolhi comprar as da DiPano, pela internet, porque saía mais barato e era a mesma marca que a Raquel já usava e me recomendou. As fraldas são vendidas pela unidade ou em kits. Escolhi um que é unissex, com estampas e cores sem preconceito. 20 fraldas, 40 absorventes e outros itens naturebas de cuidados com o bebê saiu por cerca de R$ 1.300.

Parece caro, mas usamos fraldas descartáveis quando a Penélope nasceu, por causa do mecônio, que é bem feio e gosmento. Em 20 dias foram 80 fraldas, e é porque ela nunca sujou muitas. Tem recém-nascido que faz cocô 8, 10 vezes em um único dia, então faça as contas.

Dá muito trabalho?

fraldas-de-pano-modernas-fralda-ecologica-13

Sinceramente, não. As fraldas de xixi eu junto umas 10, 12 e jogo todas na máquina. Depois estendo, boto no sol e pronto. Roupa de bebê precisa ser sempre lavada. Caiu um paninho no chão? Tem que levar. Usou roupinha, foi pra rua, tem que lavar. Melou a roupa com qualquer coisa, tem que lavar. Lavar fraldas dia sim, dia não não é algo que muda muito a rotina.

Ainda estamos com amamentação exclusiva por aqui (ela tem 3 meses), e o cocô de leite é molinho, gruda e mancha. As fraldas de cocô precisam de atenção especial, então essas realmente eu lavo a mão com sabão de coco. Mas o material da parte interna da fralda é muito fácil e lavar e rapidinho fica branquinho de novo. Quando o cocô ficar durinho, vai ser só jogar o bichinho no sanitário e botar normalmente na máquina.

O veredicto

Usamos as fraldas ecológicas desde o primeiro mês e estamos muito habituados e felizes. Aproveito as estampas e cores delas pra compor os lookinhos da bebê. E a bundinha fica grandinha, então às vezes dá pra usar uma roupinha maior e dar uma mudada no guarda-roupa. Mas não é algo que fica gigante nem que faça o bebê perder as peças mais rápido, viu? Penélope ainda tem body RN que cabe nela mesmo com a fralda de pano.

fraldas-de-pano-modernas-fralda-ecologica-12

Aqui a gente não sabe o que é assadura, então não economiza só com a compra de fraldas descartáveis, mas também com pomada antiassaduras. Três meses, e agora que acabou a bisnaguinha de Bepantol que a gente ganhou no hospital.

Recomendo demais! Usar fralda ecológica, pra mim, foi uma escolha. Optei por um bumbum mais saudável, por um mundo mais limpo, por um bolso menos vazio e um bebê mais estiloso!

Quer saber mais sobre as fraldas de pano modernas? Deixa um comentário, vamos conversar. =)