Organização e “terapia” com Bullet Journal

2
9584

bullet journal

Eu sou uma pessoa de extremos, ora muuuuuito organizada, ora muuuuuuito desorganizada. Meu quarto é de cabeça pra baixo. Já para assuntos profissionais e até pessoais, não vivo sem agenda, faço listas constantemente e estou sempre anotando algo. Tudo isso, claro, com muuuitos itens de papelaria. Daí que no início do ano conheci o método do bullet journal e decidi fazer um para 2017.

imagem: Ellie Sunakawa / BuzzFeed
imagem: Ellie Sunakawa / BuzzFeed

Em resumo, ele é um diário, um espaço para listas e uma agenda. Assim, tudo junto e misturado, mas, ao mesmo tempo, organizado. O objetivo, conforme o criador Ryder Carroll afirma, é “acompanhar o passado, organizar o presente e planejar o futuro”. Não há segredos. Uma caneta e um caderno são os únicos itens “obrigatórios”. Os demais artigos são apenas para enfeitar.

bullet journal penteadeira amarela2 copy

Também não há regras, apenas dicas de como montá-lo. Entre elas estão fazer um índice logo na primeira página e atualizá-lo de acordo com o que você for acrescentando e montar, em seguida, um calendário do ano para registrar os principais acontecimentos, como contas a pagar, viagens, aniversários…

bullet journal
temas para o seu bullet journal

Eles também sugerem fazer um planejamento anual, com coisas que você quer realizar, alcançar, produzir, conquistar etc. A ideia é fazer em formato de pizza e ir preenchendo com o percentual do que foi realizado.

bullet journal

Outra ideia é a de hábitos, principalmente voltados para a saúde, como dormir mais cedo, beber água, relatar a alimentação, praticar atividades físicas…

bullet journal

… E a de mantras, frases motivacionais, desejos e ações que fazem você feliz!

bullet journal

Outras dicas legais que eu executei foram registar os livros que eu tenho e ainda não li e anotar os já lidos. Listei também os restaurantes que eu quero visitar, com uma caixinha pro “check” e criei uma lista para preencher com o nome dos filmes vistos. Estabeleci um objetivo: assistir 80 filmes esse ano. Será que eu consigo? Ah, também organizei as minhas séries e listei as pendências do casamento! ehueheueuh

bullet journal penteadeira

Após as listas anuais, dou início a agenda. Pesquisando sobre o assunto, juntei ideias e estabeleci o meu padrão: começar cada mês os objetivos que eu quero alcançar naquele período. Escolhi fazer por “setores” da minha vida:

bullet journal penteadeira amarela copy

Logo depois, faço duas semanas por página. O espaço está sendo suficiente porque não a uso no trabalho!

bullet journal penteadeira amarela3

Separei também algumas inspirações para vocês, mas tem mais no nosso Pinterest:

3f1d249443e3666f3161df01bd1a4529

7457aa783808e2f3bf67824b6835fba6

bullet journal

bullet journal

bullet journal

bullet journal

Deu para perceber que eu não sou nenhuma artista, mas to achando uma delícia fazer o bullet journal. Me sinto ainda mais organizada e, vamos combinar, não tem nada melhor que riscar itens das listas, né?! 😀

Larissa Viegas

2 comentários

Deixe um comentário