Midsommar: o verão chegou na Suécia!

3
2083

penteadeira-amarela-suecia-linkoping-midsommar-05Na última sexta-feira foi feriado aqui na Suécia. Comemoramos o Midsommar, a chegada do verão, momento tão esperado por essa galera que todo mundo para só pra saudar o sol.

penteadeira-amarela-suecia-linkoping-midsommar-04

A tradição, quase tão forte e importante quanto a do Natal (na verdade, parece que o Natal nem é tão grande aqui, grande mesmo é a Lucía, mas isso a gente vai descobrir no fim do ano, hehe), manda as pessoas colocarem coroas de flores, usar roupas e cantar músicas folclóricas enquanto dançam em uma grande roda em torno de um mastro.

Parece esquisito e é mesmo, hahaha! Em Linköping, onde a gente mora, a festa foi no Trädgårdsförening, o principal parque da cidade. É muuuuuito bonito lá. A gente nunca tinha ido e foi massa conhecer.

penteadeira-amarela-suecia-linkoping-midsommar-03

penteadeira-amarela-suecia-linkoping-midsommar-01

Então tá aí, começou o verão, hoje, segunda, já passou um caminhão de sorvete na minha rua, mas o detalhe é que tá frio. Frio, chuvoso, sem a menor condição de tomar sorvete na rua ou vestir um short. Tem gente que quer muito que seja verão e sai de bermuda e sandália mesmo assim e anda na rua fazendo carão, fingindo que não tá com frio. Mas é isso, cada um na sua.
penteadeira-amarela-suecia-linkoping-midsommar-02

Conversei com uma ucraniana outro dia, e ela me disse que ano passado também foi assim, verão de casaco. Eu tô feliz com esse verão mentiroso. Melhor que os 40 graus de Montreal e os 35 de Fortaleza, hehe.

Alinne Rodrigues

3 comentários

  1. Muito legal essa saudacao ao verao! Acho que, se eu passasse por um inverno sueco, no verao seguinte eu estaria dancando e cantarolando tb. A proposito, vc nao achou a melodia da primeira musica parecida com “Cai, cai, balao”? Mostrei pro meu marido e ele tb achou. Curioso, ne?
    Em relacao a isso parecer estranho para nós, eu estive na semana passada na Dinamarca em ferias com a familia, e tive uma impressao semelhante à sua: fiquei admirada de como os dinamarqueses ( adultos e criancas) se divertem em atividades que para nós parecem ingenuas!

    • Menina, é uma vontade imensa de verão mesmo! hahaha! Achei e acho que é Cai, cai, balão mesmo. Eles cantam e dançam também a música do sapo na beira da lagoa (não tem rabinho nem orelha). As músicas de roda não são só pra criança aqui, são folclóricas e tradicionais. Também adoro essa simplicidade das pessoas aqui. E que bom que mesmo com pouco tempo, você também percebeu isso na Dinamarca! Depois quero dicas suas, porque devo ir pra lá em breve =) Beiijo

Deixe um comentário