É bem difícil ter um cabelo frágil e fazer descoloração. A Laris já fez isso antes, vocês lembram? Passei um bom tempo cuidando do meu cabelo (praticamente um ano) antes de decidir descolorir. Usei linhas especiais, parei de alisar e cortei toda a parte que ainda tinha alguma química para, enfim, fazer o procedimento.

No fim de julho, finalmente, descolori meu cabelo e pintei de rosa, vocês podem ver o antes e o depois.

mariliacerta

 

Foi uma mudança beeeem drástica, fiquei com o cabelinho bem seco e machucado, mas teve jeito, viu? Vou apresentar pra vocês o meu salvador: o cronograma capilar.

Esse “tratamento” é uma sequência de cuidados (hidratação + nutrição + reconstrução), que se feito direitinho, recupera cerca de 90% dos cabelos danificados. Com a duração de um mês, o cronograma intercala o uso de produtos três vezes por semana, repondo água e nutrientes nos seus fios. Faço assim: uso o shampoo, depois a máscara (nela está a etapa do cronograma) e, para selar os fios, o condicionador.

CRONOGRAMA

Segunda

Quarta

Sábado

1ª semana

hidratação

hidratação

nutrição

2ª semana

hidratação

nutrição

hidratação

3ª semana

hidratação

nutrição

hidratação

4ª semana

hidratação

nutrição

reconstrução

Etapas:
Uma dica é usar sempre o mesmo creme de hidratação e só adicionar ingredientes a ele.

Hidratação: devolve a umidade e o líquido que o cabelo perdeu. Os produtos usados para a hidratação, geralmente, são os que tem plantas e frutas na composição. O mais comum e mais usado por mim é o velho (e barato) Yamasterol, que tem babosa (aloe vera) em seu composto.

Nutrição*: devolve as vitaminas ao cabelo e também a oleosidade necessária para o fio. Os produtos usados têm, por exemplo, castanhas e óleos naturais na composição. Eu sempre usei óleo de coco e azeite extravirgem misturado ao meu creme de base.
Óleo de coco
* Na nutrição, você também pode fazer a umectação, que é, basicamente, um banho de óleo nos cabelos. Eu gosto de fazer à noite, melo o cabelo todo, amarro um lenço e vou dormir. No outro dia lavo o cabelo normalmente.

Reconstrução: como o nome já diz, ela busca devolver vida ao fio, repor a massa do cabelo. O ingrediente mais usado é a queratina, que pode ser usada pura, ou misturada ao creme de base. A queratina é vendida em supermercados 😉

O cronograma capilar dura um mês e pode ser repetido, mas tudo demais é veneno! Nutrição demais deixa o cabelo pesado e oleoso demais e reconstrução demais deixa o cabelo duro e quebradiço. É preciso conhecer o seu fio e saber suas necessidades.
Meu cabelo ainda não está 100%, mas algumas nutrições já deixaram ele mais comportado e bonito <3

Deixe um comentário