Dicas para decorar apartamentos compactos com baixo custo

1
2848

Olá! Meu nome é Natasha, sou arquiteta, tenho 32 anos, sou casada há 3 e mãe há pouco mais de um ano. Estou muito feliz em entrar para o time do Penteadeira e contribuir com uma coluna semanal sobre decoração, arquitetura, faça você mesmo e outros interesses nossos que giram em torno desses assuntos.

Vocês podem dar dicas do que querem conversar por aqui (eu encaro essa coluna como uma conversa tá? Uma troca) e ficar à vontade para perguntar qualquer coisa ou fazer críticas. No meu instagram eu perguntei o que gostariam de ler por aqui, e a mais pedida foi: dicas para decorar apartamentos compactos com baixo custo.

Decorar o primeiro apartamento não é fácil, principalmente se não dá pra contratar o trabalho de um/a arquiteto/a para ajudar. O Pinterest é ótima fonte de inspiração, mas na hora de colocar em prática é normal se sentir perdido, a euforia de alugar ou comprar o primeiro apartamento vira pânico de errar na hora de comprar os móveis e muita gente acaba ficando no básico ou pesando a mão. Espero que essas cinco dicas de arquiteta e moradora de um pequeno apartamento possam ser úteis:

Mini Studio Lisa Van Damme
Mini Studio Lisa Van Damme

1. Compre móveis PEQUENOS

Eu sei que essa dica parece óbvia, mas é impressionante a quantidade de apartamentos de que vejo com móveis maiores do que o espaço comporta. Não é porque um móvel cabe que o tamanho dele é ideal, móveis grandes em pequenos espaços dão a sensação de um ambiente apertado, entulhado e confinado. Algumas dicas por categoria:

  • Mesa de jantar: Geralmente apartamentos pequenos não comportam mesas para 6 ou mais pessoas, não adianta nada colocar aquela mesa enorme na sua sala e depois seus convidados não conseguirem nem se mover direito. Dica: O espaço de circulação mínimo em volta da sua mesa deve ser de 80cm, com uma circulação maior de no mínimo 1,00m.
  • Sofá: Evite sofá retrátil, esse modelo geralmente é mais profundo e vai apertar a sua circulação entre o sofá e o móvel da TV. Para quem quer o conforto de um apoio para os pés sugiro uma mesa de centro com pufe embutido ou um pufe durinho que tenhas as duas funções.
  • Cama de Casal: Apartamentos pequenos não comportam uma cama king size. Seguindo o mesmo raciocínio da mesa, do que adianta colocar sua cama king size e ter que andar “de ladinho” em volta da cama de tão apertado que ficou o quarto?! Se pergunte a real necessidade de uma cama tão grande e opte por uma versão queen ou casal comum.

O que se aplica a todos os móveis é: vale a pena medir antes de comprar e verificar se fica bem no seu ambiente. Você pode até marcar o espaço que o móvel vai ocupar com fita crepe no chão, sempre conferindo a circulação. Essa dica serve inclusive pra móveis herdados ou presentes, se não cabe bem no seu espaço, troque ou repasse.

2. Pintar e/ou adesivar as paredes

As pessoas geralmente subestimam o impacto que as paredes e o piso tem na decoração de um ambiente. Além disso existe um tabu enorme em torno de usar cores fortes em ambientes pequenos e os tornar ainda menores. Não é verdade, gente! A cor, se bem trabalhada, dá profundidade visual ao um ambiente, ao passo que um espaço completamente branco aparenta chapado (e sem vida). Pintar e/ou adesivar as paredes costuma sair mais em conta que aplicar papel parede, pode até rolar um faça você mesmo e vai ter um grande impacto visual.

Adesivos de ladrilhos já são vendidos em diversas lojas de material de construção, decoração etc. Dão supercerto aplicados em cozinha ou banheiros. Podem ser aplicados por cima da cerâmica existente.

penteadeira_amarela_dicasaptpeq_ladrilhos
Pinterest

Você também pode encomendar um adesivo com a arte que quiser em empresas especializadas, eles mesmo aplicam! Este da minha cozinha custou R$ 90.

penteadeira_amarela_dicasapt_cozinha

Já que estamos falando de pintura, por que não sair da caixinha?! A pintura pode ser o destaque de um quarto de casal se tiver um efeito ombré como esse da foto.

penteadeira_amarela_dicasaptpeq_ombre
Vogue Casa

3. Cabeceiras de cama mais econômicas

Uma cabeceira de cama dá outro ar ao quarto. Ela tem a função de demarcar e emoldurar a cama, destacando a mesma. Aqui vão algumas ideias de cabeceiras que são econômicas sem perder nada no quesito estilo:

penteadeira_amarela_dicasaptpeq_cabe
Pinterest

Adesivos de cabeceiras, feitos sob encomenda, dão um efeito superbacana e moderninho, não ocupam espaço e pode até rolar um faça você mesmo com fita preta na versão de skyline da foto abaixo.

penteadeira_amarela_dicasaptpeq_cabec
Casa Claudia

Uma prateleira estreita e arte, minimalista e lindo, não precisa mais nada e também não ocupa espaço. Aqui o bacana é perceber que a prateleira deve ter largura similar à da cama para dar o efeito de cabeceira.

penteadeira_amarela_dicasaptpeq_prat
Pinterest

4. Monte uma gallery wall

Uma gallery wall é uma maneira de dar personalidade e decorar um ambiente com a sua cara sem ocupar espaço. Bem feita, pode contar às pessoas a sua vida: seus gostos musicais ou de filmes, as viagens que você já fez ou sonha fazer, os artistas que te sensibilizam…

Enfim, eu considero a parte mais “pessoal” da decoração. Em breve vou escrever um guia de como montar sua gallery wall (foi outro pedido). Mas acho que o mais importante a levar em conta é adquirir arte variada, em tamanhos, temas e estilos, mas sempre algo que seja a sua cara e conte a história da sua pessoa.

penteadeira_amarela_dicasaptpeq_gallerywall
Gallery wall no meu mini apê.

5. Em vez de comprar cadeiras novas, pinte cadeiras que você já tem da mesma cor

Como arquiteta que trabalha principalmente com interiores, eu sei que se gasta bastante com cadeiras, porque o problema é que o custo de uma cadeira é multiplicado pelo número de lugares à mesa e facilmente extrapola o que você queria investir.

Pra quem não pode fazer esse investimento, adoro essa ideia de pegar cadeiras descasadas em feiras de usados, doações da família ou que você já tinha em casa mesmo esquecida num canto (porque era descasada) e criar uma harmonia entre elas pintando todas da mesma cor.

penteadeira_amarela_dicasaptpeq_cadeiras
A Beautiful Mess

Ok, espero que vocês tenham gostado das dicas. Estou à disposição para qualquer dúvida. Beijos e até próxima semana!

Últimos posts por Natasha Nogueira (exibir todos)

1 comentário

Deixe um comentário