O Dia dos Pais é uma data convencionada ao segundo domingo do mês de agosto. Neste ano, o próximo dia 13 é o dia de celebrar nosso maior herói, que deixa o Superman e o Batman a léguas do heroísmo. Ele é o dono da bola, da rua, o que tudo sabe e é o espelho do que a gente quer ser um dia (pelo menos até as trevas da adolescência chegarem). Mas não se preocupe papai, na fase adulta do seu filho você reassume seu reinado!


Editora Cleofas

Na contra mão dos restaurantes lotados (se você considera essa opção, reserve com antecedência para evitar aborrecimentos), dificuldade para estacionar, barulho, demora no serviço, que tal uma programação marcante com o paizão?
Comece pela escolha do presente. Não se vingue das vezes que você ganhou roupa esperando aquele carrinho de controle remoto! Não seja clichê e fuja do kit de meia e cueca ou da gravata. Escolha algo útil ou que ele goste muito. No caso do meu Velho, um equipamento de pesca e uma garrafa de boa cachaça é um tiro certo!
Se teu pai é como o meu e aprecia cachaças de qualidade, pode apostar nas envelhecidas, que passam por barricas de madeiras nobres e sempre tazem aromas surpreendentes. Há no mercado boas opções como a Weber Haus Extra Pemium, a Sagatiba Preciosa, a Ypioca 160 ou a menina dos olhos do Modolo Pai (nada bobo), a cearense Ypioca Cinco Chaves, item obrigatório na minha bagagem quando vou visita-lo.



Se você não está podendo investir muito no presente do paizão, uma outra opção é montar um kit com cervejas artesanais, que podem sair mais em conta dependendo dos rótulos escolhidos! Há em Fortaleza várias lojas especializadas nessas cervejas, com profissionais que o ajudarão a escolher algo mais no estilo do seu pai. Muitos desses empórios cervejeiros também dispõem de um espaço pra vocês tomarem um bom rótulo jogando conversa fora! Mas se você já domina o assunto, pode se aventurar nos super mercados que já dispõem de um grande número de opções com preços bem mais interessantes!


A proposta é que você passe mais tempo com seu pai e não só o almoço de domingo! No final da tarde do sábado o convide para ver o por do sol mais bonito da cidade. Leve-o para o Mercado do Peixe, onde além do sunset, vocês poderão fazer um happy hour com um tradicional camarão ao alho e óleo e uma cervejinha gelada. Ainda aproveitam para comprar juntos um bom peixe para fazerem juntos o almoço do domingão.


O Redescobrimento das Américas

Compre postas de um peixe de carne branca: arabaiana, beijupirá ou cação. O peixe deve estar com a carne firme, sem odor forte, e se estiver inteiro observe se os olhos estão brilhantes e as guelras vermelho vivo. Evite peixes com aspectos contrários. Depois desse programa bacana com o papai, pode planejar uma caminhada na praia, um passeio de bicicleta pela Aldeota ou pela Praia de Iracema, para o domingo de manhã. Pois a receita de moqueca a seguir é muito prática para que o  seu tempo seja dedicado a ele. Vocês podem fazê-la juntos, pois não requer tantas habilidades culinárias, e pode ser bem divertido!


Moqueca – 4 porções

Ingredientes:
1 kg de peixe em posta
2 pimentões
2 tomates
2 cebolas
Pimenta de cheiro
50ml de azeite de dendê
200ml de leite de coco
Coentro
Sal e pimenta do reino

Modo de preparo:

  1. higienize os vegetais e corte os em rodelas
  2. tempere o peixe com sal e pimenta do reino
  3. em uma panela faça uma camada de: cebola, pimentões e tomates
  4. sobreponha uma camada das postas de peixe
  5. faça mais uma camada com os vegetais e repita as camadas de peixe e vegetais
  6. regue com o azeite de dendê e o leite de coco
  7. coloque mais um pouco de sal e pimenta
  8. tampe a panela e leve ao fogo baixo por cerca de 30 minutos
  9. retire do fogo e finalize com as folhas de coentro
  10. sirva com arroz branco, farofa e pirão!

Dica:

para fazer o pirão, retire o caldo com uma concha e coloque em uma outra panela. leve ao fogo, deixe levantar fervura e polvilhe farinha de mandioca, sempre mexendo para não formar “bolões” e engrossar.

Prato da Moqueca

Espero que você e seu pai possam ter momentos como esse, juntos! Garanto que é o melhor presente que você poderia dar a ele: momentos memoráveis!


 

“Falar de comida é quase sempre falar de saudade, é sentir o nostálgico afago de uma lembrança, próxima ou distante, ida, mas vivida. Comida também cabe no futuro como esperança de um momento bom; comida tem sabor de tempo.”


José Carlos Garcia – Sabores Inconscientes

Eu, quando posso, também realizo com meu velho Modolo momentos que ficarão nas nossas lembranças! É o que faz a vida valer a pena!

Beijos e até o nosso próximo encontro com a gastronomia temperada com algumas especiarias.

1 comentário

Deixe um comentário