Modolo: Que sabores a vida tem?

0
1100

Armazem do queijo
Armazém do queijo
Esta semana ao invés de uma receita, ou de uma dica de lugares para ter uma boa experiência gastronômica, vou trazer um exercício de reflexão: ousarei comparar a gastronomia com a nossa vida e propor um desafio.

É interessante como as pessoas passam pela nossa vida e deixam vestígios, marcas, cicatrizes, lembranças boas ou ruins que estarão sempre nos acompanhando durante a formação como ser humano.

Em 2015, quando passei por um processo de doença grave que quase me levou a assistir o “Nosso Lar” ao vivo, mudei radicalmente o visual, platinei os cabelos, recebi inúmeras críticas e publiquei o seguinte texto em resposta:


12241639_10208916491096276_4612001315289181434_n (960x960)“Quando a gente muda radicalmente o visual começam os julgamentos! Uns gostam outros desgostam. Dei-lhes essa oportunidade! Popularmente se diz que cabelos brancos simbolizam experiência, então me sinto no direito de compartilhar esta com meus seguidores. Acredita-se que quando se encara a morte nos olhos, vemos um filme da nossa vida passar diante deles.

Em partes não posso discordar, pois quando eu o fiz, precisei revisitar muita coisa da minha vida, algumas que gostei e outras que desgostei. Mas todos os dias quando eu percebo que ainda pertenço a este mundo, eu me pergunto: Qual filme eu quero ver quando realmente eu me for? Drama? Terror? Comédia ou Romance? Acho que um documentário com todos esses gêneros seria ideal! Entretanto não posso esquecer que o protagonista sou Eu! Então decidi que eu quero sim chorar ao ver minha última cena, mas jamais de tristeza, eu quero derramar lágrimas de pura emoção e orgulho de ter deixado bons rastros.

Portanto quando meu cabeleireiro me perguntou se eu queria ficar grisalho, eu não pensei em radicalizar causando choque, constrangimento, transgressões ou algo típico dos jovens dos anos 80. Eu simplesmente questionei: Será que terei a oportunidade de ver meus cabelos grisalhos?

E embarquei nesta onda, que há alguns meses atrás, quando morria num leito de hospital, soou algo improvável. Portanto, não se preocupem, eles podem voltar a ser negros em 40 minutos ou conhecerão uma versão bola de bilhar, sem problemas!!!

Meu objetivo é fazer o que sempre fiz como educador que sou… Ensinar algo! Diante disto, amigos, REpensem… Qual filme cada um de vocês vai assistir nos olhos da morte?! Bom final de semana e não se esqueçam que eu amo cada um de vocês!”

Bruno Modolo – 21/11/2015 via Instagram


Nestas últimas semanas, tenho convivido com um grupo de nove garotas especiais. Esta convivência tem temperado demais o meu dia-a-dia, com uma troca de experiências sem fim, a gente parte do simples bom dia ao dilema de um processo de desfralde.

Especificamente neste final de semana depois de uma deliciosa e longa troca de figurinhas com uma delas (que me fez revisitar o texto acima) e ouvir uma história linda de uma outra que com maestria está conseguindo vencer os medos da mãe de primeira viagem e manter vivo o seu lado profissional, me surgiu uma outra questão que gostaria de pensar junto com vocês:

Que sabores a vida tem?

Cientificamente, o sabor é uma composição dos gostos e dos aromas.  Gostos são as sensações gustativas captadas e percebidas pela nossa língua (doce, salgado, ácido e amargo). Aromas são os estímulos olfativos identificados pelo nosso nariz. A soma desses estímulos compõe o que definimos por sabor.

Por isso a abordagem é sobre o sabor e não somente sobre o gosto. Vou tomar por exemplo o nosso bom e diário cafezinho, tão corriqueiro, entre uma conversa e outra, entre reuniões ou depois de um cigarro (isso só para aqueles que ainda insistem no mau hábito).

Catraca Livre
Catraca Livre
Essencialmente é um produto conhecido por seu gosto amargo característico, contudo os aromas envolventes e agradáveis o torna um queridinho dos brasileiros, e a doçura emprestada do açúcar ou adoçante o deixa mais tragável aos menos ousados.

Outro exemplo é o suco de limão, ácido por natureza, mas com um aroma cítrico agradável que estimula nossa salivação, adoçado na medida certa e obrigatoriamente gelado torna as nossas tardes quentes de verão refrescantes e suportáveis.

Carol Magalhães
Carol Magalhães

“E o que isso tem a ver com a nossa vida?”

Tudo!

Existem situações em que o gosto é extremamente amargo, ou vem carregadas de uma acidez cruel. Contudo devemos perceber os aromas agradáveis que acompanham esses gostos, podemos emprestar doçura de outros elementos, ou então colocar pitadinhas de sal e impedir que ela seja uma situação insossa.

Fique certo que você é o cozinheir@ da sua própria vida, você tem um armazém de ingredientes para temperá-la. Os ingredientes que a vida te dá têm características próprias, nem sempre tem o melhor aspecto, mas você pode transformar em algo que te dê muito prazer. Pense nisso!

Foto: Fabiane de Paula
Foto: Fabiane de Paula
Então que sabor você quer dar à sua vida?

Você tem opção de pegar uma crítica extremamente azeda, adicionar açúcar e gelo e refrescar seu dia, se alimentar dela e crescer!

“Só não se esqueça de que todo dia o mesmo sabor também enjoa. Equilibre o sal, abuse do açúcar nas suas atitudes, e uma pimentinha de vez em quando pode tirar você de uma rotina que tem te perturbado o juízo”

Portanto o desafio é que você traduza um momento da sua vida em uma receita. Faça e compartilhe conosco. Teremos muito prazer em conhecer a sua história através de uma receita.

Deixe seu comentário aqui no site, nos envie fotos ou nos mande uma mensagem privada no Instagram ou Facebook contando sua experiência em transformar um momento de sua vida em uma receita.

Beijos e até o nosso próximo encontro com a gastronomia temperada com algumas especiarias.

Deixe um comentário