Livros (feministas) para crianças

1
9456

Quando eu era criança lembro de ter um livro de histórias na casa da minha tia, que me parecia mágico. Era dourado, de capa dura, grande para minhas pequenas mãos, com figuras tão lindas e histórias de princesas que esperavam por príncipes para salvá-las, casarem e serem felizes para sempre.

Mini Júlia aos três anos, crente que tava lendo alguma coisa
Mini Júlia aos três anos, crente que tava lendo alguma coisa

Não vou mentir, eu amava esse livro, e amava quando me contavam histórias – até hoje gosto, de vez em quando nos meus dias não tão bons peço pra minha mãe ou minha irmã “me conta uma história bem legal, por favor”.

Eu gostava tanto de ler que ganhei até um livro feito especialmente pra mim!
Eu gostava tanto de ler que ganhei até um livro feito especialmente pra mim!

Minha mãe diz que lia para mim desde a barriga, e costumava ler sempre, não só ela, como várias pessoas da família dela. E tenho consciência do quanto esse hábito fez nascer e crescer em mim o gosto pela leitura, que alimento até hoje – com dificuldade atualmente porque é mais fácil colocar um filme ou série na netflix.
Fato é que: eu fui feliz escutando histórias machistas onde só o príncipe fazia tudo, enquanto a princesa limpava a casa e cantava.

Hoje percebo o quanto essas histórias só me prepararam para ser esposa e dona de casa, e uma mulher pode ser muito, mas muuuuito mais do que isso!

Pensando nisso, decidi criar essa modesta, porém maravilhosa, lista de livros para as pequenas – e os pequenos também! Para que conheçam mulheres incríveis e saibam que elas podem ser as verdadeiras protagonistas das suas histórias! <3

  1. As cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo – de  Rachel Ignotofsky

penteadeira amarela_cientistas_livros feministas

Da Grécia antiga aos dias atuais o livro conta as histórias de 50 mulheres que fizeram a diferença, com linguagem adaptada ao público infantil e ilustrações belíssimas da própria autora!

2. Histórias de ninar para garotas rebeldes – de Elena Favilli

penteadeira amarela_historias de ninar_livros feministas

São 100 histórias de fábulas reinventadas a histórias verdadeiras como a de Elizabeth I e Malala. Com ilustrações de 60 artistas do mundo inteiro e advindo de um financiamento coletivo, esse livro é para todas as idades!

3. Coleção antiprincesas – de Nádia Fink

penteadeira amarela_anti princesas_livros feministas

A coleção é para meninas e meninos, e conta histórias de diferentes personagens reais da história latina, como Frida Kahlo, Clarice Lispector e Violeta Parra. A mesma autora também escreveu a coleção anti heróis, onde os personagens são Eduardo Galeano, Che Guevara e outros.

4. O Mundo no Black Power de Tayó – de Kiusam de Oliveira

penteadeira amarela_o mundo no bp de tayo_livros feministas

Neste livro conhecemos Tayó, uma menina de 6 anos, com o cabelo crespo tão lindo, mas que é alvo de brincadeiras bobas dos coleguinhas de escola. Tayó, no entanto, nos mostra todo o seu Black Power e dribla tudo com a imaginação e muita auto estima. Ideal para crianças com cabelos crespos se espelharem e se fortalecerem.

5. Malala, a menina que queria ir para a escola – de Adriana Carranca Corrêa e

Eu sou Malala – de Malala Yousafzai e contribuição de Christina Lamb

penteadeira amarela_malala_livros feministas

penteadeira amarela_malala1_livros feministas

Os dois livros são mais voltados para os pequenos que já sabem ler. O primeiro com ilustrações e linguagem mais infantil, e o segundo contado em primeira pessoa, pela própria protagonista. Outra história que a família toda deve ler!

6. Wonder Women. 25 mulheres inovadoras, inventoras e pioneiras que fizeram a diferença – de Sam Maggs

penteadeira amarela_wonder women_livros feministas

São mulheres de várias eras que fizeram parte das mudanças do Mundo, deixando seu legado de estudos, mas principalmente de força e coragem para serem as protagonistas de suas histórias. Voltado para o público infanto juvenil (na minha época de infanto juvenil eu estava lendo Bridget Jones, AVALIE! kkk)

7. O Livros das garotas audaciosas – de Miriam Peskowitz

penteadeira amarela_garotas audaciosas_livros feministas

Para as pré-adolescentes que estão em busca de histórias de mulheres aventureiras, espertas e corajosas. Com o plus de alguns golpes de karatê, truques e sugestões de brincadeiras, o livro é completo e muito divertido!

8. Mulheres incríveis – de Kate SchatzMiriam Klein Stahl e Jules de Faria

penteadeira amarela_mulheres incriveis_livros feministas

Esse livro, que teve a participação de uma brasileira na autoria – ou seja, temos histórias de brasileiras, traz perfis de 44 mulheres incríveis, desde a Mesopotâmia até a Antártica!

9. Persépolis – de Marjane Satrapi

penteadeira amarela_persepolis_livros feministas

Além de contar a história de uma menina no Irã, nos trazendo mais um recorte da vida no oriente médio, o livro ainda é em quadrinhos – ilustrados pela autora, facilitando a leitura e compreensão! É mais um da lista que vale para a família toda 😉

9. PLUS para mamães e papais: Para educar crianças feministas – Chimamanda Ngozi Adichie

penteadeira amarela_para educar_livros feministas

A autora já é conhecida por aqui e pelo mundo, com tantos outros livros maravilhosos. Mas esse, escrito em forma de carta, é praticamente um tutorial de como educar seus filhos – meninas e meninos – para praticarem a igualdade de gênero. Leitura obrigatória para marinheiros de todas as viagens.

É isso, gente. Espero que vocês possam aderir a essas leituras com as crianças, que elas gostem e se divirtam bastante. Espero que um dia não precisemos fazer uma lista dessas, porque todos os livros trarão igualdade de gênero!

Ah, contem pra gente se comprarem algum dos livros, aqui também temos mamães adeptas deles! De repente rola uma troca de figurinhas, ou clube do livro?!?!!

 

 

 

 

 

1 comentário

Deixe um comentário