Modolo: Fast food em casa sem delivery!

0
2182
McDonald’s Big Mac
McDonald’s Big Mac

Haaaaaa…. Pegadinha do Malandro!

Você achou que ia encontrar aqui as receitas do BigMac, do milk-shake de Ovomaltine do Bob’s, do BK Costela ou da esfiha de queijo do Habib’s?

Caiu do cavalo!

Eiiii, mas não precisa ficar furios@ e deixar de ler a coluna ou seguir o Penteadeira Amarela por causa disso.

Foi só uma brincadeirinha!

S2 vocês!

Apesar de eu não estar abrindo aqui a caixa de pandora das grandes redes, acho que você vai gostar da proposta dessa semana.

Preciso revelar um segredo para vocês!

Banquetequetequete (1000x433)
Grupo Legiplag

Ao contrário do que todos pensam, as refeições lá em casa não são suntuosas, não há sempre um banquete posto como imaginam. Não tenho croque monsieur todos os dias pela manhã, não almoço massa fresca feita na hora com manteiga noisette e sálvia, e nem janto faisão laqueado ao molho de frutas vermelhas acompanhado de risoto de cogumelos paris com queijo brie.

Nós cozinheiros morremos de preguiça (pelo menos eu morro) de cozinhar em casa! Até porque chegamos sempre muito cansados do dia a dia e a última coisa que queremos ver é mais uma panela pela frente!

Então rapidez e praticidade são as palavras de ordem quando eu vou para cozinha. Vou compartilhar com vocês receitinhas rápidas e aproveitando ingredientes que talvez fossem para o lixo.

Saladinha Deli

Sabe aquele pão francês (carioquinha no Ceará) que você não comeu e ficou esquecido e durinho… pois bem, ele será a estrela aqui e agora!

Corte fatias, faça cubos, regue com azeite, uma pitada (muito sutil) de orégano e leve ao forno até ficarem dourados (famosos croutons). Enquanto isso, corte cubos de tomate, cubos de um queijo branco (ricota, minas frescal ou mussarela de búfala que é menos comum de se ter na geladeira). Misture o tomate com o queijo, tempere com sal e pimenta do reino, regue com azeite extra virgem. Junte os croutons e finalize com folhas de manjericão. E você tem uma saladinha deli! Se quiser dar um ar mais fitness faça os croutons com pão integral.

Bruschettas

Com os mesmos ingredientes, podemos fazer uma variação.

blog Quintal
blog Quintal

Pegue as fatias de pão, regue com azeite, coloque os cubos de tomate e queijo sobre (use um queijo que derreta, mozzarella ou prato), leve ao forno e, ao sair, coloque folhinhas de manjericão por cima. E habemus bruschettas.

Outra receita de que gosto muito e toda vez que faço me lembro demais da minha tia Isaura e minhas férias em sua casa em São Paulo (e lá se vão lágrimas de saudade): é a salada de sardinha com tomates.

Um tomate em rodelas, uma lata de sardinhas sem as espinhas e cortadas, um ovo cozido em rodelas, cebola em tiras fininhas, sal, azeite e salsinha.

Grau de dificuldade = – 8.

Só misturar todos esses ingredientes e você tem uma salada deliciosa. Você pode comer com pão acompanhando ou incrementar com os croutons.

Lembra da nossa coluna sobre congelados? Caso não lembre procure um Neuro que pode ser Alzheimer ou dá uma olhadinha no link (Modolo: congelando comida e descongelando o seu tempo!).

“GAIAAAAATOOOOO”

Como prometido, eis alguns complementos e desdobramentos (congelamento é muito assunto para uma coluna só).

Além das porções de arroz e feijão, existe outro ingrediente ótimo de se ter congelado em porções (100g por pessoa): carne de sol cozida e desfiada (super coringa).

Como moro só, existe também um ingrediente que eu adoro, e se eu não congelar acabo perdendo (porque não dá sempre para comprar somente uma fração): abóbora (jerimum no Ceará).

Japanese_pumpkin_a_1426045965041_1

Então geralmente eu acabo comprando uma toda, descasco, corto em cubos, cozinho no vapor, passo pela peneira com ajuda de uma colher, porciono e congelo esse purê.

E, assim, partindo desses 4 ingredientes, podemos derivar várias comidinhas rápidas e super deli usando os nossos refogadinhos como carta na manga.

Refogadinho Base: refogue na manteiga da terra (2 colheres de sopa), alho (2 dentes), cebola roxa (1/2 em cubinhos) e junte uma porção de carne de sol.

Daqui vamos derivar alguns pratos:

1) Escondidinho de Carne de Sol = Refogadinho + 2 porções de purê de abóbora + queijo ralado 

Leve a as proções do purê ao fogo com 1 colher de sopa de manteiga e mexa até ficar consistente (pastoso). Acerte o sal. Monte num refratário uma camada de purê, uma camada de refogado, cubra com o restante do purê, queijo ralado e forno para gratinar!

2) Creme de abóbora com carne de sol ao perfume de coco = Refogadinho + 1 porção de purê de abóbora + 200ml de leite de coco

Só juntar tudo na panela e levar ao fogo para aquecer mexendo. Pode acompanhar com os croutons.

3) Arroz cremoso de Carne de Sol com abóbora = Refogadinho + 1 porção de purê de abóbora + 1 porção de arroz

Junte o refogadinho com o arroz e o purê. Leve ao fogo baixo, mexendo. Pode finalizar com uma colher de nata (para acabar com qualquer dieta) e queijo coalho ralado grosso ou em cubos.

4) Baiãozinho vapt vupt = Refogadinho + 1 porção de arroz + 1 porção de feijão + queijo coalho e nata

Junte o refogadinho com o arroz e o feijão. Leve ao fogo baixo mexendo. Finalize com uma colher de nata e o queijo coalho ralado grosso ou em cubos.

5) Arroz cremoso de Carne de sol = Refogadinho + 1 porção de arroz + queijo ralado e nata

Junte o refogadinho com o arroz. Leve ao fogo baixo mexendo. Finalize com 2 colheres de nata e o queijo coalho ralado grosso ou em cubos.

Dicas:

  • não se esqueça de corrigir o sal sempre ao final;
  • se quiser, pode finalizar com cheiro verde;
  • se gostar, pode incluir pimentões a esse refogadinho.

 baiao (1000x483)

Espero que tenha valido a pena a leitura de hoje e as dicas de como fazer comidas rápidas em casa, sem muita complicação!

Beijos e até o nosso próximo encontro com a gastronomia temperada com algumas especiarias.

Deixe um comentário