Uma tour por Curitiba

Passei uma semana em Curitiba e deu pra ter uma visão geral de tudo. Conheci pontos históricos, restaurantes, parques e animais. Vem ver minha viagem!

1
1339

Nesse mês de setembro eu conheci Curitiba, uma cidade linda e ecológica. Fui apresentar um trabalho no congresso nacional da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e aproveitei para turistar, hehe.

Fiquei hospedada em um hotel bem no centro da cidade, de onde eu podia ver a Praça Osório – ela tem um relógio, bem menor que o da nossa Praça do Ferreira, e leva a várias ruas do resto do centro de Curitiba. Foi andando por ali que encontrei a loja Penteadeira, que tem uma decoração amarela muito fofa e lembrou demais um certo blog que nós conhecemos.

Penteadeira loja

Perto do hotel, na Rua XV de Novembro, fica o Bondinho da Leitura. É uma iniciativa da prefeitura e da fundação cultural de Curitiba e tem como missão levar a leitura para todas as pessoas. Entrando lá, você pode escolher um livro, sentar, ler e aproveitar o ambiente. Mediante cadastro, também é possível pegar livros emprestados. Muito legal, né?

Bondinho da leitura

A cidade dispõe de um serviço maravilhoso para o turista: o passeio no ônibus de dois andares. A passagem custa 45 reais e, com ela, você pode percorrer a maioria dos pontos turísticos de Curitiba em um dia só, além de poder descer em cinco lugares para aproveitar e pegar o ônibus novamente no horário que desejar (sem pagar outra passagem!). Nesse passeio, conheci o Jardim Botânico, o Bosque Alemão e o Polonês (conhecido como Bosque do Papa, em homenagem ao João Paulo II), o Parque Tanguá, a Ópera de Arame, o bairro Santa Felicidade (famoso pela gastronomia italiana), o Museu Oscar Niemeyer e outros lugares.

Vista maravilhosa do Parque Tanguá, foto de Iago Filipi
Vista maravilhosa do Parque Tanguá, foto de Iago Filipi

A Serra do Mar e a Mata Atlântica estão por toda Curitiba. Andando por ela, você vê muitos parques, placas indicando animais selvagens na pista e muitas árvores lindas, principalmente ipês. O Parque Barigui, um dos maiores de lá, foi eleito como um dos meus lugares favoritos do Brasil.

capivara1

Gente, vocês não tão entendendo. TEM CAPIVARAS NO PARQUE! ELAS MORAM LÁ! Uma delas eu dei o nome de Jorge, que é esse daqui, que fica sozinho nessa ilha. As outras são da família dele, mas não consegui pensar nos nomes. Também tem gansos e muitos passarinhos. Nos fins de semana e feriados os curitibanos costumam levar seus cachorrinhos pra passear, e eles sempre deixam você passar a mão e brincar com eles (minha parte favorita). Na minha segunda ida ao Parque, conheci o Baruk, esse golden maravilhoso.

cachorro

Meu povo, Curitiba tem todos os países dentro dela. Até um Museu Egípcio com múmias de verdade!!!!! Fui visitar no feriado de 7 de setembro, então não cosnegui ver a sede da Rosa Cruz no Brasil, que também faz parte do museu, mas o que vi já valeu muito! Do lado de dentro, amuletos, jóias, papiros e estátuas. Do lado de fora, réplicas de monumentos, esfinges, um jardim lindo e muitas paredes com desenhos. Lugar ótimo para tirar fotos. A entrada custa R$6 (inteira).

museu egipcio
Participação especial da minha amiga Isabelle Lima, hehe

Eu e meus amigos encontramos uma loja chamada Casa da Bruxa que, aparentemente, é uma franquia de lá e que faz muito sucesso. Na loja você encontra: produtos oficiais da Turma da Mônica, Disney, chocolates importados como o Milka e aqueles feijõezinhos de todos os sabores, de Harry Potter. A Casa da Bruxa também tem sua própria linha, com copos, canecas, bolos, doces e trufas maravilhosas <3 As vendedoras usam roupas de bruxa e, enquanto passeia por lá, você ouve músicas dos filmes da Disney e musicais em geral. Uma maravilha para adultos e crianças! Fantasias, pelúcias e pantufas também estão na lista do que vende lá. Você pode ver mais acessando o Instagram!

montagem

Observação: ninguém perguntou, mas o trabalho que eu apresentei no congresso foi sobre o anime Yuri!!! On Ice, que é sobre patinadores no gelo (e um casal gay) e, como eu sou muito otaku, vou divulgar aqui porque VAI QUE ENCONTRO ALGUÉM QUE TAMBÉM CURTE??????????

1 comentário

Deixe um comentário