Le Creuset promove Arte para Degustar!

1
1808

A loja Le Creuset de Fortaleza promoveu uma experiência única para convidados na última quinta-feira (21): uma aula de gastronomia diferente em que o chef Élcio Nagano, ícone da gastronomia do Ceará, pesquisador e fomentador dos ingredientes regionais, junto de seus alunos da Fanor DeVry, uniu artes plásticas e gastronomia.

A colunista de arquitetura Natasha Nogueira e eu, enquanto colunista de gastronomia, fomos conferir o evento que nos encantou tanto quanto os demais convivas. Além de poder assistir ao espetáculo dado pelos meninos, pude reencontrar queridos amigos como o próprio chef Élcio, Samuel Facó, Circe Jane e chef Gabriela Carvalho que estavam presentes.

Imagem 40

Utilizando técnicas de “plating” ou empratamento, eles usaram ingredientes previamente preparados – utilizando varias técnicas e saborosos –, para montar um enorme prato sobre uma mesa preparada para ser uma tela!

Foram usados molhos, purês, frutas, legumes, folhas, frutos do mar, cogumelos e até flores comestíveis.

Ao som de As Quatro Estações, de Vivaldi, os artistas da noite foram montando cuidadosamente aquele grande prato que se transformou numa belíssima obra de arte ante as coloridas panelas da loja, que por si só já é um ambiente lindo.

O ingrediente surpresa da noite tinha o aspecto de pedaços de atum marinados, até que o chef Élcio incita perguntas, e o bocão aqui (dando um super spoiler) logo manda:

– E essa melancia, como foi feita?

Causando na geral um:

IMG_9387 - Cópia

“OHHHH, melancia!”

A fruta foi submetida a um processo de desidratação e marinada com um leve toque de curry, estava deliciosa! Uma textura que me lembrou vieras frescas, nos surpreendeu muito.

Tudo estava muito bom, e o composê de cores, texturas, aromas, sabores e temperos, todos muito bem harmonizados, nos deixou extasiados, não só pela beleza quanto pelo carinho gastronômico que conseguiram proporcionar.

A loja das melhores e mais fofas panelas do mundo, sonho de consumo de todos os cozinheiros, não poderia trazer uma experiência tão incrível!

1 comentário

Deixe um comentário