Iracema dos Lábios de Mel – O Musical estreia no Theatro José de Alencar

0
3937
Iracema e Martin - Foto de Jarbas Oliveira
Iracema e Martin – Foto de Jarbas Oliveira

A dramaturgia de Iracema dos lábios de mel: o musical, escrita por Ilclemar Nunes em 1991 para o teatro já havia sido encenada antes, transformada pelo autor em roteiro carnavalesco para o desfile da Escola de Samba Beija-flor de Nilópolis nesse ano. Nesta versão musical, o roteiro adaptado do romance original (muito fiel à história) chega aos palcos de uma das estruturas teatrais mais lindas de Fortaleza, o Theatro José de Alencar, tendo a personagem-título interpretada pela jovem Larissa Goes, enquanto André Ximenes faz o papel de Martim.

Diretor Ilclemar Nunes - Foto de Jarbas Oliveira
Diretor Ilclemar Nunes – Foto de Jarbas Oliveira

Ontem eu pude conferir um dos últimos ensaios antes da estreia e posso adiantar que a montagem está primorosa. Em tempos onde as questões indígenas estão tão ameaçadas, reviver esse romance que marca o nascimento da história do Ceará nos recorda a atenção que devemos a esse povo tão importante na nossa formação cultural.

Onde o espetáculo encanta?! Na aposta pelo simples, a voga principal do menos é mais. Cenário basicamente de palha de carnaúba e bambu, elementos móveis que os próprios atores movimentam em cena modificando o cenário, que eu achei uma dinâmica fantástica para movimentação de palco.

Com um elenco composto por cerca de 23 jovens atores cearenses, somos hipnotizados pelos movimentos, passos marcados, gritos da floresta que nos levam a respirar os ares da inspiração alencarina.

Elenco e Equipe de produção - Foto de Jarbas Oliveira
Elenco e Equipe de produção – Foto de Jarbas Oliveira

O figurino de Dami Cruz, que também assina a maquiagem, trabalhou elementos muito simples como cordões de algodão e penas. Ela caracterizou as tribos pelos cortes de cabelo e as cores dos detalhes do figurino. A maquiagem tem elementos genuinamente indígenas, ensinados por uma índia à equipe – achei esse cuidado no detalhe incrível.

Figurino e Maquiagem por Dami Cruz - Foto de Jarbas Oliveira
Figurino e Maquiagem por Dami Cruz – Foto de Jarbas Oliveira

Creio que a a cena teatral cearense merece cada vez mais de projetos dessa magnitude com comprometimento, dedicação e ousadia, pois com uma preparação de um pouco mais de 2 meses, segundo Ilclemar, conseguiram montar um verdadeiro espetáculo que vale a pena se prestigiado.

Em curtíssima temporada de estreia, que vai de 05 a 08 de outubro no teatro que leva o nome do autor da obra, o espetáculo promete voltar aos palcos em 2018 e já tem apresentações programadas para outros estados e até outro país.

thumbnail_Ensaio Musical Iracema ... - foto de Jarbas Oliveira
Cena do Ritual com Martin e Iracema – Foto de Jarbas Oliveira

Fico muito feliz em ver o teatro local tão aquecido e produzindo obras de extrema qualidade e que precisamos incentivar com bilheterias esgotadas.

Estou ansioso para assistir na íntegra, pois só o ensaio já me emocionou muito. O espetáculo acontece no palco principal do Theatro José de Alencar (Praça José de Alencar s/n – Centro), de 05 a 08/10/17 (quinta-feira a domingo) as 19h, com classificação indicativa de 14 anos, os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Vamos?

Compartilhar
Artigo anteriorHá cactos por todos os lados!
Próximo artigoQue tal virar um personagem da Turma da Mônica?
paulista/cearense, consultor de Gastronomia, alucinado por novas experiências, descobrir ingredientes e provocar reações! Amante do vinho, das boas maneiras, da moda e da arte. Bon vivant por natureza, o mundo é sua horta!

Deixe um comentário