Música para Elis – parte II

0
1810

Se você leu o post anterior, deve esperar que, agora, vamos falar de outra fase das músicas da minha filhinha Elis! E percebeu que, todos os momentos que estávamos com ela, embalávamos ao som de música. Então, olha só essa fofura pra gente começar a falar dessa nova fase.

Aos 5 para 6 meses, Elis teve o primeiro contato com um senhor bonachão de bigode laranja que nos fez mudar completamente a perspectiva de dizer um “Bom Dia”. Explico, a primeira música desse personagem, chamado Bita, que a pequena conheceu foi a Fazendinha. Começa com a frase “Bom Dia!”. Se você conhece, entende bem o que estou falando e, se não conhece, acessa o  vídeo.

Depois disso, toda a família, inclusive a Elis, se apaixonaram pelo Mundo Bita, um projeto musical que nasceu no Recife e já é um sucesso absurdo no Brasil e com planos para conquistar o mundo! O Mundo Bita, assim como o RockabyeBaby, também não é só música. Hoje, sua lojinha conta com vários brinquedos, livros, itens para festa, pelúcias e, até, roupas! Além disso, ainda tem alguns aplicativos para tablets e smartfones, fazem shows e peças teatrais, tudo claro, seguindo uma veia educativa! Você pode encontrá-los facilmente no Youtube e no Soptify

Penteadeira Amarela Musica para Elis6Durante muito tempo, isso era apenas o que a Elis escutava. Ela não aceitava nada que não fosse o Mundo Bita, mas a Tia começou a introduzir outras coisas e, como a Elis ainda não assistia tv, o Youtube reinava com Bita, Leaozinho Voador e Bob Zoom.

Paralelamente, livros sempre fizeram parte de algum momento do dia dela e foram eles que também me deram a oportunidade de introduzir outras músicas, como Fly me to the Moon. Numa parte do livro “Maya e Selou”, recebido do projeto Itaú Criança, Maya diz querer dar muitas voltas no carrossel do Central Park e a música que aparece de fundo escrita é esta, que acabei apresentando para ela interpretada por Frank Sinatra.

Depois, numas férias para Brasília, Elis teve seu primeiro contato com o Cocoricó, uma série da antiga TV Cultura sobre o Julio e seus amigos, animais da fazenda dos seus avós onde vai passar suas férias escolares. Todo o seriado é recheado de músicas, em sua maioria de autoria de Hélio Ziskind, conhecido por conta da música do Ratinho Tomando Banho, do Castelo Ratibum. O Cocoricó também tem dvds musicais, com músicas do seriado e populares também! Elis até hoje é viciada! E, por causa das músicas Iara e Dente por Dente, músicas do DVD Show no Paiol, que saiu o tema da Festa de 2 anos dela, que ainda vou contar em um post.

Definitivamente, de todas as músicas infantis da Elis, as musicas do Cocoricó são para encantar a todos que apreciam música, pois são muito bem compostas e interpretadas, agitam as crianças e explicam muito sobre o mundo e a natureza do mundo e das coisas. Como ensinar sobre nossa língua tupi-guarani, sobre contrários, sobre sentimentos, este último tão importante para essa fase do desenvolvimento dela (2 anos).

É claro que muita música “de adulto” ainda faz parte do mundo dela, num gosto eclético e estranho pra uma menina de 2 anos, como a Canção para a Partida de Dorival Caymmi, interpretada por Moraes Moreira. Isso porque ela adora o mar e ver as jagadas e navios (que ela insiste serem de piratas). Músicas como Passarinhos, do Emicidae o Jazz Tema de Linus e Lucy do desenho do Snoopy (Peanuts) e, claro, muito Beatles.

O que fazemos é sempre criar uma relação da música com algo que ela viva ou já viu. Iisso funciona tanto que a última música que nos deu a chance de apresentar a ela Led Zepplin foi mostrando uma passagem do filme do Shrek com a Branca de Neve e mostrar a música original.

Músicas de desenhos animados como o Show da Luna, como a Doutora Brinquedo, tudo se tornam motivos para aumentar sua playlist do Spotify que ela chama de “Radinho”, pois, como ela assiste TV em casa ao meu lado, sempre vou explicando as coisas, ela acaba gostando muito das músicas dos desenhos.

Penteadeira Amarela Musica para Elis7

As músicas infantis de roda também estão presentes, como o Sapo não lava o pé, Linda Rosa Juvenil, Cravo brigou com a Rosa, entre muitas outras que apresentei pra ela num projeto fofinho chamado MPBaby, recentemente alterado para Bia e Nino, que também vale muito a dica! Tem aplicativos no Spotify  e no Youtube e são realmente lindos de ver e apresentar além das músicas os bichos e insetos. E hoje sua playlist também é recheada de outros projetos musicais, como Palavra Cantada e Tiqueque.

Muita gente elogia o desenvolvimento da Elis e tenho certeza que é porque aqui em casa introduzimos a música cedo. Todo e qualquer momento lúdico e imaginativo dela é motivo para introduzirmos uma música que embala os cochilos, que a faça se entender e entender o mundo, que a faça aprender sobre bichos, plantas, natureza, corpo humano, amizade e respeito, ser, sim, um rock and roll misturado com bossa!

Últimos posts por Raquel Araújo (exibir todos)

Deixe um comentário