Restaurante Decanter: respeito à legítima receita italiana

0
13066
Bruscheta de Tomate com Pesto
Bruscheta de Tomate com Pesto

No 31 de outubro, fomos convidados para a inauguração do Decanter Restaurante, aqui em Fortaleza. Foi a minha primeira vez em uma inauguração assim, para convidados, e vou mostrar pra vocês a delicinha que foi estar em um ambiente criado com carinho.

Carbonara feita com bochecha de porco, como na Itália
Carbonara feita com bochecha de porco, como na Itália

A promessa era de encontrar a legítima culinária italiana e isso me foi confirmado diversas vezes pelo Chef Fabrizio Castaldi, que assina o cardápio do Decanter. “A ideia do restaurante casou com meu estilo, já que costumo respeitar a legítima receita italiana.” Nascido na região de Nápole, Castaldi contou que os pratos são feitos com massa caseira e, em sua fala, não fazia o menor esforço para esconder o orgulho.

Chef Fabrizio Castaldi
Chef Fabrizio Castaldi

Provei a lasanha do restaurante e, sim, a massa caseira faz toda a diferença. Entendi porque o chef fez questão de citar tantas vezes esse feito.

Para a inauguração, o cardápio tinha duas entradas, carpaccio e bruschetas, uma série de pratos principais, como a carbonara que todo mundo ama e acompanhamentos no estilo menu degustação. A sobremesa foi um Tiramisu. Tudo uma delícia, garanto! Nas entradinhas, o pão vinha quentinho e o chef nos explicou que tudo era feito ali, a poucos passos do cliente.

Tiramisu Decanter
Tiramisu Decanter

Mas, por que um restaurante italiano?
Um amor de pessoa me recebeu logo na entrada. Gardênia Rodrigues, dona do Decanter, também é jornalista e estava recebendo todos usando um vestido longo que fazia referência à série Twin Peaks (não sei se era proposital, mas adorei). Ele me contou que mora em Milão e, quando foi ao sul da Itália e provou a comida local, ficou completamente apaixonada. “Minha ideia de abrir esse restaurante veio pelo fato de não haver nada parecido em Fortaleza”, explicou. “Abrimos há seis meses para ver como funciona o mercado, já que essa é a primeira casa que abro. (…) Agora que estamos realmente apresentando [o restaurante] para a cidade”.

decanter

Os ingredientes
Fortaleza fica a mais de 7 mil quilômetros de distância da Itália. Pensando assim, não é difícil entender que as receitas “italianas” que conhecemos aqui levem ingredientes talvez nunca imaginados na Itália. Quando conversei com o chef, ele explicou que, junto de Gardênia, decidiram importar todos os ingredientes italianos, como o presunto de parma e o parmesão, ambos originalmente criados na região de Parma. A importação de produtos adiciona mais dificuldade a um novo negócio, mas garante a qualidade que seus criadores sempre quiseram oferecer.

Foto: Luiz Alves
Foto: Luiz Alves

E aí, que tal conhecer o Decanter?

Serviço:
Decanter Restaurante
Endereço: Avenida Santos Dumont, 2143;
Contato: (85) 2181-9547;
Funcionamento: terça a sábado, 11h30 às 15h / 18h30 às 23h e domingo, 11h30 às 15h;
Site: decanterestaurante.com.br

Deixe um comentário