Sapatos artesanais: buscando uma nova paixão

0
1775

Penteadeira Amarela Oficina de Sapatos2Sapatos, em suas diversas formas, são sim, uma paixão das mulheres. E eu, que pasmem, já cheguei a ter 100 pares de sapatos, mas hoje tenho um guarda-roupa minúsculo e consumo mais consciente, sempre tive uma paixão exacerbada por essas peças. Mas não somente por calçá-los, também por amar alguns designs e procurar entender como eles são fabricados.

Como mãe em tempo integral, tentando retornar às atividades e me reencontrar com minhas paixões, me deparei no Instagram com uma oficina de sapatos da marca Borandá, que é uma marca de sapatos veganos da nossa terrinha. A Olga Moara, proprietária da marca e uma fofa, estará ministrando a oficina.

Penteadeira Amarela Oficina de Sapatos1Depois de me inscrever na oficina, fui até o ateliê da Olga para batermos um papo sobre como tudo acontecerá e para ela tirar as medidas dos meus pés, pois os alunos, além de aprenderem o básico da sapataria, estarão confeccionando um par de sapatos para si mesmos. Ou seja, a oficina vai ser praticamente toda prática.

Penteadeira Amarela Oficina de Sapatos4A ideia da oficina é também o desenvolvimento da peça, através do processo deupcycling transformando materiais já existentes ou que seriam descartados em produtos novos, sem que estes precisem passar por um processo de reciclagem, ou seja, uma forma de otimizar o fluxo dos materiais e manter o estoque dos recursos naturais.

“Participar de um processo de feitio manual é, também, uma maneira de tomarmos consciência dos impactos envolvidos na criação do que vestimos e criar novos caminhos, somando ao movimento de “moda slow” que incentiva uma abordagem lenta e distante das produções em massa afim de produzir produtos de qualidade”

Olga também me contou um pouco sobre o mercado daqui e suas dificuldades, especialmente de matérias-primas legais e de equipamentos para a confecção mais artesanais dos sapatos, e que, por conta disso, chegou a fabricar junto com seu pai alguns equipamentos.

Penteadeira Amarela Oficina de Sapatos5A oficina vai acontecer durante dois fins de semana, dias 9 e 10 de dezembro e dias 16 e 17, e eu vou contar tudo aqui para vocês, pois realmente estou ansiosa pra me descobrir nesse mundo que leva nossos pés por aí!

Enquanto estava escrevendo a coluna, as vagas já se encerraram, mas ela garantiu que se houver interesse de mais pessoas, haverá outra turma emjaneiro, então fiquem de olho aqui na nossa plataforma que venho contar pra vocês.

Penteadeira Amarela Oficina de Sapatos3Sobre a Borandá e Olga Moara

Olga aprendeu a fazer sapatos no final de 2014, participou de cursos de sapataria manual em Dunedin na Nova Zelândia, quando iniciou a Borandá, marca de sapatos artesanais veganos feitos no Ceará.

Produziu diversos modelos de sapatos feitos em tecido ou couro vegetal, sandálias de diferentes materiais, punho de rede, botas em couro sintético e sapato de couro animal, mas agora se dedica exclusivamente aos sapatos veganos.

Penteadeira Amarela Oficina de Sapatos

Últimos posts por Raquel Araújo (exibir todos)

Deixe um comentário