XI Encontro Mestres do Mundo começa hoje em Limoeiro do Norte

0
1299

Começa hoje, em Limoeiro do Norte, o XI Encontro Mestres do Mundo, evento promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, que reúne os Tesouros Vivos da cultura cearense, em extensa e rica programação, que contempla desde apresentações artísticas a rodas de saberes e seminários.

Mestre Bigode
Mestre Bigode

O evento deste ano vai até o dia 02 de dezembro e conta com mais de 50 Mestres da Cultura do Ceará, além de convidados de outros estados do Nordeste, como a Mestra Lia de Itamaracá, e de todo o país, mas também do Uruguai e de Cabo Verde. Seu maior intuito é proporcionar a convivência e o repasse de saberes entre os Mestres e Mestras, a divulgação da cultura e, é claro, fazer com que o povo desfrute desses ensinamentos e brincadeiras.

Comunidade Negra dos Arturos, Moçambique, de Minas Gerais
Comunidade Negra dos Arturos, Moçambique, de Minas Gerais

Em parceria com o Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, essa edição ocupa novos locais na cidade sede, como a Praça Maestro Odílio Silva, destinada ao “Território de Delicadezas”, espaço que é novidade no encontro e é formado pela Arena dos Mestres, que terá apresentações artísticas à noite; a Escola Normal e Faculdade de Filosofio Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE), que abrigam, respectivamente, a Feira e Mostra Gastronômica de Artesania Familiar, e o Espaço de Saberes Múltiplos, onde serão realizadas rodas de saberes e de conversas, oficinas e seminário.

Camdombe, do Uruguai
Camdombe, do Uruguai

A programação não é restrita a Limoeiro do Norte, também haverá aulas espetáculos e oficinas itinerantes nas cidades de Tabuleiro, Quixeré, Russas, Alto Santo e Morada Nova.

Mestra Lia de Itamaracá
Mestra Lia de Itamaracá

Estive no lançamento do encontro, na última sexta-feira, onde tivemos uma pequena – muito pequena – amostra do que será apresentado ao longo dos quatro dias de evento, como o Pastoril Nossa Senhora de Fátima, em que se apresentam 5 gerações da fundadora do grupo, a Mestra Rita Costa.

Porém só estando presente no XI Encontro Mestres do Mundo será possível aproveitar de toda a bela programação e estar realmente em contato com nossa cultura. Quem puder ir aproveita bem muito e se fizer registros manda pra gente, por favor!

 

Deixe um comentário