Tour gastronômico do Festival Serra e onde ficar em Guaramiranga

1
4051

Durante o Festival Serra, tivemos o privilégio conhecer os mais variados sabores. Entre eles, estavam as receitas de cinco principais restaurantes de Guaramiranga: Hofbrauhaus, Studio 70, Basílico, Chocoberry e Sabor Natural. Todas as receitas incluíam matéria-prima produzida na serra e foram assinadas por chefs premiados. Vamos conhecer algumas delas?

Studio 70

Studio70-Penteadeira-Amarela-2A primeira parada foi no Studio 70, onde a chef Fernanda Alan nos apresentou uma noite árabe com direito a dança do ventre. Entre o menu apresentado pela chef e artista plástica Fernanda Alan, estavam o quibe frito, as esfirras de carne, pão árabe e pastinha de homus e o prato mais comentado da noite: a picanha suína com molho de café, acompanhada de batatas inglesas.

Studio70-Penteadeira-Amarela
Picanha suína com molho de café, acompanhada de batatas inglesas

Hofbrauhaus

HofBrauhaus-Penteadeira-Amarela

Descendo um pouco mais pela cidade, chegamos à pracinha. Logo que entramos no Hofbrauhaus, vimos uma produção de sorvete artesanal. Uma larga panela de metal continha um creme inglês. Embaixo, uma bacia de gelo. E um dos chefs rodava pacientemente o metal. Segundo o chef Charton Nogueira, o processo – que demora horas – transforma o creme inglês na consistência do sorvete. Depois, é só acrescentar as frutas. A escolha da noite era a manga, e o sorvete foi servido como parte do menu especial do festival.

HofBrauhaus-Penteadeira-Amarela-2

Basílico

Mas vamos ao que provamos? Para acompanhar um bom vinho merlot, provamos de entrada a receita do restaurante Basílico: um crepe francês com sabor cearense. Recheado de carne de sol desfiada e acebolada, acompanhado de um delicioso creme de queijo coalho. Crepe fininho, casquinha crocante, molho suave e carne regada à manteiga da terra. Simplesmente delicioso – e o melhor é que tem receita dele no fim do post, ensinado pelos renomados chefs Charton Nogueira e Marie Ann bauer.

Medalhao-Basilico-Penteadeira-Amarela
Medalhão suíno ao molho de redução de café

Passando para o prato principal, duas combinações diferentonas: picanha suína com chutney de jaca (isso mesmo, jaca!) e medalhão suíno ao molho de redução de café. Diferente do primeiro restaurante, esse molho de café revelava um pouco mais de amargor e o café era mais presente. Já o chutney de jaca não foi dos meus favoritos, mas harmonizava bem o sabor doce da compota com o suíno bem passado.

Chocoberry

Chocoberry-Penteadeira-Amarela

De sobremesa, provamos a deliciosa pizza de brownie, que foi um dos pratos ensinados pela chef Rozi Nóbrega no workshop de gastronomia da Chocoberry. Devido ao pouco tempo, não podemos ficar pra ver. Mas te garanto que o fudge estava delicioso, nem doce demais e nem amargo, e representou muito bem o principal chocolate da viagem. <3

Sabor Natural

Tapas-SaborNatural-Penteadeira-Amarela
Tapas de jámon, creme de vegetais, geleias e queijo brie

Achavam que estávamos satisfeitos? Não o suficiente para deixar de dar um pulinho no Sabor Natural, assinado pelo chef espanhol Juan Leon. Chegamos tarde (era quase 1h da manhã) e perdemos as estrelas da noite, as paellas em três sabores: frutos do mar, frango e carne e somente frango. Mas pudemos provar um festival de tapas feitas com jámon, creme de vegetais, geleias e queijo brie.

SaborNatural-Penteadeira-Amarela

Tudo acompanhado da mais típica sangria. O Sabor Natural também apresentou uma dança típica da região espanhola: a dança flamenca. E a noite se encerrou com um crème pâtissière banhado na calda de açúcar.

Receita do Crepe de Carne de Sol ao Molho de Queijo Coalho

Processed with VSCO with f2 preset
Processed with VSCO with f2 preset

Massa

Bata no liquidificador: 4 ovos, 300ml de água, 300ml de leite. 100ml de cerveja pilsen, 300g de farinha de trigo e 4 colheres de azeite. Tempere com sal e pimenta à gosto.

Espalhe bem a mistura na panela morna para que a massa fique fininha.

Creme de queijo
Faça um roux usando 1 colher de chá de manteiga e 1 colher de farinha de trigo. Quando formar uma massinha ainda clara, junte 1 litro de leite e deixe reduzir. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada à gosto. Enquanto cozinha, adicione o queijo coalho à gosto.

Para rechear o crepe, refogue a quantidade desejada da carne de sol já assada na manteiga da terra com cebola roxa. Sirva com o creme de queijo e uma saladinha.

+ Onde se hospedar em Guaramiranga

Hotel Escola IFCE Guaramiranga

Uma dica para quem quiser curtir a próxima edição do Festival Serra (e todas as suas guloseimas e atrações culturais) é ficar hospedado dentro da cidade. Facilita demais a locomoção, o que ajuda na hora de aproveitar ao máximo todas as opções que o festival tem a oferecer.

Hall-IFCE-Escola-Penteadeira-Amarela

Nesta viagem, ficamos hospedados no IFCE Hotel Escola Guaramiranga, que fica bem próximo da cidade, ao lado do Parque das Trilhas. Dá para ir ao centro andando tranquilamente, e a estrutura tem qualidade dos grandes hotéis da serra: conta com quartos grandes, camas boxes, chuveiro elétrico, nova estrutura, além de um hall espaçoso e confortável, piscina, área de lazer e uma vista maravilhosa da serra.

Cafe-IFCE-Escola-Penteadeira-Amarela

O melhor vem agora: o custo-benefício é o primordial. Toda essa estrutura por R$ 270 reais para um casal, sendo duas diárias.

Quarto-IFCE-Escola-Penteadeira-Amarela

O hotel ainda oferece café da manhã neste valor, que é bem farto e cheio de opções.

Cafe-IFCE-Escola-Penteadeira-Amarela-2

Para quem quiser apenas curtir o dia, o espaço é aberto ao público, que pode usar a piscina, a área de lazer e também o restaurante ao longo do dia. É uma ótima opção para quem quer curtir um dia longe da agitação da cidade.

Serviço:

IFCE Hotel Escola Guaramiranga
R. Cel. Francisco Matos Brito, 203, Guaramiranga
Telefone: (85) 3401-2224

Restaurante HofBrauhaus
R. Joaquim Alves Nogueira, 538, Guaramiranga
Horário: 10:00–22:00 (sexta a segunda)
Telefone: (85) 3321-1160

Chocoberry
R. Joaquim Alves Nogueira, 657, Guaramiranga
Horário: 10:00–22:00 (quinta a domingo)
Telefone: (85) 98899-4498

Sabor Natural
R. Joaquim Alves Nogueira, 544, Guaramiranga
Horário: 11:3- às 00:00 (sexta a domingo)
Telefone: (85) 99987-6668

Studio 70
R. Aderaldo Francisco Sampaio, 72, Guaramiranga
Horário: 10:00 às 22:00 (quinta a domingo)
Telefone: (85) 99909-9840

1 comentário

Deixe um comentário