Que surpresa: o Abba nasceu na cidade onde moro!

1
1994
Gamla Linkoping Inverno
Gamla Linköping no inverno

Quando soubemos que poderíamos vir morar em Linköping, na Suécia, começamos a pesquisar tudo sobre a cidade. O país a gente já amava e conhecia, Estocolmo já tinha estado no nosso roteiro anos antes, mas sua quinta maior cidade ainda nos era um mistério.

Na Wikipédia, descobrimos que Linköping tem 155.219 habitantes (2016), é o centro da província de Östergötland e comemorou 700 anos em 1987. Também lá vimos que ela é uma cidade gêmea de Palo Alto e São Bernardo do Campo, um polo importante de tecnologia e engenharia, seja de software ou aviação.

museu da forca aerea da suecia

Mas foi só aqui, depois de 7 meses de LKPG, que ouvimos uma história que mais parecia conversa de bêbado: nosso amigo David, entre cervejas e pizza, contou que o Abba, tesouro nacional absoluto da Suécia, tinha as raízes nesta pequena e charmosa cidade, e que o evento estaria marcado com um banco onde se poderia ouvir músicas da banda.

Abba

Googlei e vi que não é lenda. O Abba nasceu mesmo em Linköping! Benny e Björn, as letras b no nome do quarteto (os as são as mulheres, Agnetha e Anni-Frid), se conheceram em um hotel no centro, enquanto viajavam com suas respectivas bandas, The Hep Stars e The Hootenanny Singers.

Foram pro Slottsparken, parque pequenininho na frente do que hoje é uma franquia do hotel Best Western, e tocaram juntos pela primeira vez. Era 5 de junho de 1966, e o resultado foram mais de 400 milhões de discos, três musicais de sucesso e um capítulo à parte na história da música.

(Eu a Penélope no Slottsparken)

Passeinho no sábado

A post shared by Alinne & Penélope (@pequenoshipsters) on

O encontro de Benny e Björn completou 50 anos e, para comemorar, foi realmente colocado um banco de madeira na calçada do hotel, de frente pro parque, com o logo do Abba, spots de luz para que ele nunca passe despercebido e caixas de som que se ativam automaticamente quando alguém senta no banco. O repertório, claro, é Abba. Simplesmente sensacional!

Abba LinkopingAbba Linkoping banco

Em julho do ano passado, Björn visitou o banco e até tocou um violãozinho. Como eu perdi isso?

bjorn abba banco linkoping

Aproveitando a deixa, queria dizer que AMO Abba, AMO Mamma Mia e que o filme musical vai ganhar continuação este ano! Quem também é fã da banda e já está esperando ansiosamente esse reencontro?

Alinne Rodrigues

1 comentário

Deixe um comentário